.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

-João Batista o maior dos profetas-José Salviano

 

10 de Dezembro de 2020

 

Evangelho Mt 11,11-15



 

Evangelho

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.



Reflexão

 

João é muito mais do que um profeta. Foi ele o único profeta que não apenas anunciou o Messias como testemunhou a sua presença no meio dos homens. É ele o mensageiro que foi enviado à frente do Messias e preparou o seu caminho. Mas o maior dentre os nascidos de mulher é menor do que os que pertencem ao Reino de Deus. João, como todos os profetas do Antigo Testamento, anuncia a salvação que deverá acontecer com a vinda do Messias, mas quem pertence ao Reino de Deus não vive a promessa, mas a realidade da salvação messiânica, e testemunha esta salvação já realizada para todas as pessoas. (C.N.B.B.)

 

Neste Evangelho Jesus está elogiando a pessoa de João Batista, o grande precursor, aquele que preparou a vinda do Filho de Deus.

João foi um grande propagandista, um grande anunciador da pessoa de Jesus. E tem mais. Ele explicava o que Jesus iria fazer. Será que hoje a discussão já termi­nou? Quem é João hoje?  É preciso explicar aos nossos irmãos que João foi um servo de Jesus, alguém que serve a Jesus. Também devemos fazer o mesmo: levar as pessoas até Jesus, e depois nos afastarmos do nosso papel, dizendo como João disse: "é preciso que ele cresça eu diminua" (João3,30). 

João aparece no deserto, distante das cidades, princi­palmente de Jerusalém, nas bordas do deserto, melhor dizendo. E lá, ele anunciava que o Reino estava próximo, ou seja, que Jesus estava para chegar. Por isso é preciso estar preparado, deixando o caminho da injustiça que cria a desigualdade entre as pessoas. 

João foi um profeta que anunciava a volta dos exilados na Babilônia: agora vai acontecer essa volta, porque Jesus vai trazer a justiça que liberta da escravidão e da morte. Um pormenor importante: João se veste de maneira sumária (roupa artesanal de pêlos de camelo) e come o que tem à mão (gafanhotos e mel' silvestre). Isso mostra que ele é independente dos grandes centros, que produzem coisas muito melhores, mas sem­pre dependendo da injustiça.

E a sua pregação obteve sucesso. Embora esteja no deserto, de todos os lados o povo vem procurá-lo. Sinal de que as cidades já não estão lhe oferecendo uma alter­nativa nova de vida. E o povo quer vida. Ao ouvir João, confessam os próprios pecados, e João os batiza no rio Jordão. Que pecados são esses? Certamente o compromis­so com as estruturas injustas, contrárias ao reinado de Deus. Ao ouvir João, as pessoas começam a romper com o grande pecado da injustiça, tornando-se preparadas para o compromisso com a justiça que Jesus vai ensinar. 

Mas porque que Jesus afirma que o  menor discípulo do Reino pode-se considerar como maior do que João Batista? É porque João Batista, apesar de ter preparado o advento do Reino em Jesus, não chegou a ser um de seus discípulos. Que pena! E também pela humildade de João, aquele que batizava. Apesar de ser o maior dos profetas, ele era tão humilde que reconheceu ser menor que Jesus, indigno de desamarrar as correias de suas sandálias...

Prezados irmãos. Vamos nos esforçar na nossa missão de anunciar o Reino de Deus, para que semelhante ao  que aconteceu a João, sejamos também elogiados um dia por Jesus diante do Pai.

 

 

Seja você também, um João Batista a atual.

 

Fica com Deus.  José Salviano.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário