.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

-Es tu aquele que há de vir?-José Salviano

 

16 de Dezembro de 2020

 

Evangelho Lc 7,19-23



Evangelho

E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.
Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.
E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar.


Reflexão

 

Prezadas irmãs e irmãos. A resposta de Jesus deve ser a mesma que devemos dar aos nossos amigos e parentes, quando eles perguntarem se Jesus é Deus. Quando eles insinuarem que Jesus foi apenas  um homem comum.

Então, neste momento, nós devemos mostrar-lhes os muitos milagres que Jesus fez, e que o Pai realizou em toda a natureza. Pois a natureza é toda ela a presença de Deus, aquele que criou tudo o que existe!

João Batista queria ter certeza de que era realmente Jesus, O Messias de que o povo estava falando. João estava no cárcere, e como  esperava o Messias, eis por que sentiu a necessidade de mandar seus discípulos para interrogarem a Jesus sobre sua identidade.

A resposta de Jesus não podia ter sido outra. Foi o mesmo que dizer: Vejam os meus prodígios!   Vejam o que estou fazendo, se eu não fosse o Messias estaria fazendo tantos milagres?

Toda a ação de Jesus era baseada nas profecias messiânicas a sua demonstração de poder comprovava sua identidade. Porém, alguns ficavam em dúvida. Será que é Ele mesmo?

Jesus foi O Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da natureza divina: Pois esta é a razão pela qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus.

Jesus anunciou em sua pregação o Juízo do último Dia. Então será revelada a conduta de cada um e o segredo dos corações. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino Jesus dirá no último Dia: "Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).

Jesus Cristo é Senhor da Vida Eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence a Ele enquanto Redentor do mundo. Ele adquiriu este direito ao passar pela morte de Cruz. O Pai entregou "todo o julgamento ao Filho" (Jo 5,22). Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar e para dar a vida que está neleÉ pela recusa da graça nesta vida que cada um já se julga a si mesmo recebe de acordo com suas obras e pode até condenar-se para a eternidade ao recusar o Espírito de amor. Sendo assim, na verdade Jesus não condena. Nós é que nos condenamos.

É por isso que devemos tomar muito cuidado com a nossa atitude diante dos chamados de Deus. Recusar o Seu convite de adesão ao seu Plano de Amor é o mesmo que dizer: Eu não creio em Você!  E quem faz isso é porque está sob o domínio daquele que ficou conhecido pelo nome de príncipe das trevas.

Recusar o chamado de Jesus é o mesmo que se candidatar a condenação.

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir