.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

HOJE NA CIDADE DE DAVI, NASCEU PARA VÓS UM SALVADOR-Olivia Coutinho.

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DA MISSA DA NOITE DE NATAL - 24/12/20 - Lc2,1-14

“HOJE NA CIDADE DE DAVI, NASCEU PARA VÓS UM SALVADOR."

Reflexão de Olivia Coutinho.

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

 

Com muita alegria celebramos nesta noite, a Festa da vida, a segunda maior Festa do calendário cristão: o Natal do Senhor Jesus!

Somente os que prepararam para esta Festa, ao longo das quatro últimas semanas do tempo do Avento, irão viver o verdadeiro sentido do Natal, os demais, ficarão somente na ceia e na troca de presentes...

O Evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, relata com detalhes, o nascimento de Jesus, que aconteceu, numa situação inusitada, num contexto de peregrinação. A situação de pobreza em que Maria deu à luz a Jesus, é de doer o coração: como pode, um ser tão frágil, não ter um lugar digno para nascer... Infelizmente, esta cena, não ficou somente naquele tempo, pois ainda hoje, muitas mães, assim como Maria, continuam não tendo um lugar digno para dar a luz seus filhinhos. E assim, Jesus, continua nascendo sem ter o mínimo para sobreviver, em lugares desumanos, nas “grutas” frias das periferias, ou até mesmo  nos corredores dos hospitais.

Não houve lugar numa casa, para Jesus nascer, como não há lugar para Ele, nas muitas casas preparados para esta Noite de Natal. Muitos, sequer, tem consciência de que a razão desta festa: é Jesus.

Em todos os acontecimentos em que o amor se faz presente, está presente a pedagogia do alto...Jesus poderia ter nascido num palácio, mas Deus, já pensando nos pobres, quis nascer no meio deles, escolhendo uma mulher pobre para traze-lo ao mundo, surpreendendo os grandes! O objetivo de Deus é a nossa salvação, e para sermos salvos, precisamos de nos aproximar de Jesus, se Ele tivesse nascido num palácio, os pobres não teriam acesso a Ele, pois nos palácios, pobre não pode entrar. Na condição em que Jesus nasceu, todos poderiam chegar até Ele, até os ricos, se quisessem, pois os pobres não impedem os ricos se aproximem deles...

O Natal de Jesus é a festa da humildade, da simplicidade, luxo, ostentação, não condizem com o verdadeiro sentido do Natal, quem se prepara para esta Festa, pensando somente na ceia, nos presentes, podem festejar alguma coisa, menos o Natal do Senhor Jesus!

O evangelho fala-nos do contexto em que Jesus nasceu, para que não esqueçamos a importância da humildade e da simplicidade desta festa! A casa que deve estar preparada para Jesus entrar, é o nosso coração, os enfeites, os presentes, são detalhes...

Que possamos a partir desta Noite Santa, em que celebramos o nascimento de Jesus, nos curvar diante das muitas manjedouras espalhadas pelo o mundo afora, as calçadas, onde podemos visualizar o rosto desfigurado de Jesus em tantos irmãos condenados e abandonados por uma sociedade que os exclui do convívio social.
Ouçamos a voz do anjo: “Não tenham medo de aproximar deste irmão que está dormindo no chão, pois ele é Jesus, não o deixe de fora de sua festa, faça algo por ele, a doença dele, não é contagiosa é falta de amor, ofereça-lhe um sorriso, conheça a sua história, alimente-o não somente com o resto de sua ceia, mas principalmente com a sua atenção, com o seu calor humano...”

Não temos como medir o tamanho do amor de Deus por nós, manifestado no Natal, mas podemos responder este amor amando concretamente o nosso irmão...

 Temos tudo para sermos felizes, porque Deus nos abraçou e fez um eterno pacto de amor conosco. “De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único...” (Jo 3,16).

DESEJO A TODOS UM FELIZ E SANTO NATAL!

QUE DEUS OS ABENÇOE!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário