.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

O sonho de José-Helena Serpa

 

18 DE DEZEMBRO DE 2020

 

6ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

 

ADVENTO

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura ´Jr 23, 5-8

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 23,5-8

5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão:
'Senhor, nossa Justiça.'
7Eis que virão dias, diz o Senhor,
em que já não se usará jurar 'Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito'
8- mas sim: 'Pela vida do Senhor
que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países`, para onde os expulsará;
eles então irão habitar em sua terra'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a esperança de dias melhores”

Todas as leituras do Advento nos falam de um tempo forte de esperança e nos sugerem a chegada de um tempo novo de libertação. A obra de Deus em nós sempre nos abre perspectivas para uma vida melhor, digna de justiça e de liberdade. O Senhor é a nossa justiça e é Nele que confiamos; o Senhor é o Rei da nossa história e da nossa existência. Jesus já veio para nos reconduzir à casa do Pai e mais uma vez este é o tempo que Ele vem renovar em nós a certeza de que dias melhores virão. Precisamos viver este momento com muita consciência de que tudo o que nos acontece contribui para o nosso crescimento espiritual na caminhada para Deus. A tranquilidade, a justiça e a retidão habitam no coração todas as pessoas que pela fé esperam e se apoiam no cumprimento das promessas do Senhor. A cada dia o Senhor faz uma obra nova nos nossos corações que se reflete na nossa vivência cotidiana. As Suas promessas se cumprem a cada momento em que abraçamos as graças e bênçãos que são derramadas do céu e nos motivam a caminhar na fé. – Você tem cultivado no seu coração a esperança que o período do Advento sugere? – Para você o que seria “dias melhores”? – Como você tem reagido diante dos seus sucessos e fracassos?

 

Salmo 71, 1-2. 12-13. 18-19 (R. Cf. 7)

 

R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo, *
com equidade ele julgue os vossos pobres.R.

12Libertará o indigente que suplica, *
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz, *
e a vida dos humildes salvará.R.

18Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque só ele realiza maravilhas!
19Bendito seja o seu nome glorioso! *
Bendito seja eternamente! Amém, amém!R.

 

Reflexão - Bendito seja o Senhor Deus de Israel porque só Ele realiza maravilhas em nossa vida! É lícito e necessário que assim nos expressemos como o salmista porque deste modo estamos fazendo justiça a Deus que é reto no nosso julgamento. O indigente, o pobre e o infeliz, assim como, o humilde, serão libertados e terão a vida salva, se confiarem no Senhor. Com a justiça de Deus, nós alcançamos a paz que é o seu fruto, portanto, tem paz no coração quem pratica a justiça segundo a vontade do Senhor. A justiça florirá pela paz que cultivarmos no nosso coração.

 

Evangelho – Mt 1, 18-24

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos,
ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi,
não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho,
e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23'Eis que a virgem conceberá
e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel,
que significa: Deus está conosco.'
24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação.

 

 

 

Reflexão – “o sonho de José”

São José é considerado um homem justo porque mesmo contrariando os seus planos pessoais e mudando o rumo de sua vida, ele contribuiu com o Pai no Seu Projeto de salvação. Ainda que a princípio tenha tentado se livrar da situação, José, porque era um homem justo, acolheu o chamado de Deus e ajustou-se ao plano do Senhor deixando de lado os seus próprios projetos. Porque era um homem que tinha íntima comunhão com Deus ao despertar do sonho acatou as ordens do anjo mensageiro quando lhe disse: “Não tenhas medo”.   Seremos justos também se, acolhendo as ordens de Deus, colaborarmos com o Seu plano de amor.  As ordens de Deus nos chegam por meio de pessoas que nos orientam, da Palavra que nos instrui, dos pensamentos, das moções e até dos sonhos, por isso, não podemos nos justificar afirmando que não temos conhecimento do Plano de Deus para nossa vida. Deus fala conosco a cada momento, por isso precisamos, com muita atenção, estar atentos aos Seus sinais e sondar os pensamentos que o Espírito Santo nos revela. Só assim poderemos pôr em prática a vontade do Pai para a nossa vida nos tornando homens e mulheres, justos como São José.    - Será que têm acontecido na sua vida situações como esta? Para você é difícil ajustar-se a mudanças de plano? - Você acha que o sacrifício de José valeu à pena? Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus. – O que você tem feito para perceber os sinais que Deus tenta dar por meio das pessoas e dos acontecimentos da sua vida?

 

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir