.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VOS PRECEDEM NO REINO DE DEUS-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 15/12/20- Mt21,28-32 


“OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VOS PRECEDEM NO REINO DE DEUS.”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, nos alerta sobre o risco que corremos, quando ficamos somente no conhecimento da palavra de Deus e não a colocamos em prática. 

Conhecer a palavra de Deus e não vive-la, é conhecer a verdade e fazer opção pela mentira. Era o que acontecia com os líderes religiosos do tempo de Jesus. Estes, conheciam bem as escrituras, mas não viviam a palavra que conheciam, colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas e eles mesmos, ficavam somente no discurso.

Jesus desmascara essas autoridades dizendo: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no reino dos céus.” Isto é, o povo excluído por estes líderes, ouviu as pregações de João e se converteram endireitando suas vidas, enquanto que estes líderes, não deram crédito ao testemunho de João, não aceitaram o Messias anunciado por Ele, não se abriram a conversão...

Para despertar nestes líderes e hoje em nós, a importância de uma revisão de vida, Jesus conta-lhes a parábola dos dois filhos convocados pelo o pai para trabalhar na vinha. O pai desta parábola, representa Deus e os dois filhos, representam duas posturas diferentes diante o chamado de Deus, o que serve de advertência para muitos de nós, que dizemos “sim” a Deus, mas não assumimos este “sim”.

Na parábola, o “não” do primeiro filho, representa os cobradores de impostos e as prostitutas, estes, a princípio, disseram não a Deus, optando por caminhos contrários, mas depois se converteram. Já o “sim” do segundo filho, representa a postura dos líderes religiosos que a princípio, disseram “sim” a Deus, mas o sim deles, ficou somente na palavra, não os levou à conversão.

Com qual filho nos identificamos? Com aquele que disse não, mas que depois se arrependeu e foi trabalhar na vinha? Ou com aquele que disse “sim”, mas que o seu sim, ficou somente na palavra?

Quem comprometido com a palavra de Deus, não fica somente no discurso ditando o que o outro deve ou não deve fazer, pelo o contrário, ele coloca a mão na maça, ensina fazendo como Jesus fazia...

O nosso sim a Deus, deve ser sincero, autentico, deve nos colocar à serviço do Reino como foi o “sim” de Maria...

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir