.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

MARIA NOS TROUXE O SALVADOR – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

Sexta-feira, 1 de janeiro de 2020.

Evangelho de São Lucas 2, 16-21.

 

 

A liturgia de hoje dedica à Maria, Mãe de Deus, o primeiro dia do ano civil. Vamos apresentar a Deus e a nossa mãe Maria nossos propósitos para 2021. Vamos pedir que este ano que inicia nos traga paz, confiança, esperança. Vivemos um ano muito difícil, com medo, com dificuldades, mas confiantes em Deus e na interseção de Maria, iniciemos este novo ano com fé e esperança.

Os primeiros a receber a Boa notícia do nascimento do Salvador foram os pastores, por isso eles vão “às pressas à Belém”. O anjo tinha dado a eles um sinal para que reconhecessem o Messias: “Vocês encontrarão um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Sem duvidar, sem pedir melhores explicações, põem-se a caminho de Belém e vão se encontrar com o Messias.

Os pastores eram pessoas que ocupavam um dos lugares mais baixos na sociedade judaica. Eram analfabetos, motivo pelo qual não conheciam as Sagradas Escrituras, não conheciam a vontade de Deus expressa nas Leis. Não eram assíduos à sinagoga por causa de seu trabalho, o que os impedia de ouvir a Palavra de Deus. Eram considerados pecadores e desprezados por todos. Enfim, era gente simples, que vivia à margem da civilização.

Os pastores acreditaram nas palavras do anjo, caminharam e assim encontraram Jesus. Jesus é o Salvador do mundo. Os pastores, na presença do recém-nascido, fazem um ato de fé, creem que é o Messias prometido, o Filho de Deus. Voltaram alegres glorificando e louvando a Deus. Contaram o que fora dito do menino. Aqueles que não conheciam a Palavra de Deus passaram a ser anunciadores da Boa–Nova. Os pecadores são os primeiros a receber a notícia, com isso Deus mostra a sua misericórdia para com os pobres, fracos, excluídos, pecadores...

Os pastores voltaram da visita anunciando o Evangelho com alegria, a visita à Belém provocou neles uma transformação, voltaram agora como missionários da Boa-Nova, celebrando o encontro com o Deus menino, celebrando a vida. Jesus mostrou-se primeiro aos pastores porque neles resplandece, de um modo especial, a imagem de sua caridade e uma figura de seu reino espiritual. Jesus é o pastor por excelência, é o pastor que veio a procura da ovelha desgarrada, aquele que veio para dar a própria vida pela salvação do rebanho.

Quem tem um encontro pessoal com Jesus muda a sua vida. Como os pastores recebemos a missão de comunicar aos outros as graças que o Senhor nos dá. Como os pastores podemos comunicar aos irmãos a graça de Deus, exercendo assim a nossa missão de anunciar Jesus a todos.

Maria tira proveito de tudo o que acontece em sua presença. Guarda tudo silenciosamente em seu coração para meditar e comparar, adorando em tudo os planos de Deus. Assim como Maria, somos convidados a aproveitar os acontecimentos de nossa vida. O Senhor nos fala de muitas maneiras. Temos de ouvir sua voz. São meios de santificação.

Conforme a Lei judaica, prescrita por Deus, para pertencer ao povo de Israel, à descendência de Abraão, ao povo de Deus, era necessária a circuncisão. Normalmente era feita em casa, no oitavo dia depois do nascimento. Era uma figura do batismo, um sinal sensível da aliança que Deus fizera com o povo de Israel, um símbolo da consagração a Deus. O circuncidado passava a pertencer ao povo eleito, como o batizado se torna membro da Igreja. Jesus não precisava da circuncisão, mas quis se submeter a ela para servir-nos de exemplo.

O profeta Isaías profetizara que Maria teria um filho, cujo nome seria designado por Deus... Este nome foi revelado a José. “Jesus” é palavra hebraica e significa: Deus Salva, ou Deus é Salvação, Deus é Redentor. Jesus é o portador da salvação, ele salvará o povo de seus pecados, todos que nele acreditarem, serão redimidos e alcançarão a felicidade eterna. Jesus assumiu nossa natureza humana para que ela fosse nele imortalizada, isto é, por meio de Jesus o ser humano se tornasse imortal. Para mostrar a humanidade o caminho da salvação, para nos livrar do pecado por meio de sua Paixão e morte, para nos religar novamente a Deus por meio da graça, que é a vida de Deus em nós. Por Adão entrou o mal e o pecado no mundo, por Jesus entrou a Salvação.

Maria trouxe Jesus ao mundo, nossa Paz, cooperou no plano da nossa salvação, para que nos tornássemos verdadeiros filhos de Deus e pudéssemos ter uma vida feliz, na paz e eterna.

Feliz Ano Novo para todos os irmãos em Cristo, que gostam de ler nossas simples reflexões.

 

Abraços em Cristo!!!

Maria de Lourdes

 

 

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
    FELIZ 2021

    ResponderExcluir
  2. Um feliz ano Novo pra senhora como sempre sábias palavras. Cheia de instrução para o meu conhecimento.

    ResponderExcluir