.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

A necessidade de nos identificar-Helena Serpa

 

2 DE JANEIRO 2021

 

SÁBADO - TEMPO DE NATAL

Cor - Branco

 

1ª. Leitura - João 2,22-28

 

Leitura da Primeira Carta de São João 2,22-28

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho.
23Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai.
Quem confessa o Filho, possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.
27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou,
permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele.
Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar,
e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda. Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão – “Ungidos pelo Espírito Santo”

O Pai promete a vida eterna a todo aquele (a) que permanece com o Filho. Permanecer com o Filho é estar com o Pai. Quem nega que o Filho e o Pai se tornam Um no poder do Espírito Santo é cúmplice do demônio que deseja derrubar todo o plano que o Pai tem para nos dar a vida eterna prometida por Ele. O Espírito Santo é quem nos unge e nos faz compreender e esperar pelas promessas de Deus.  Esta unção nós a recebemos no nosso Batismo e age em nós como decorrência da fé que mantemos em Jesus Cristo que permanece no Pai e em nós pelo poder do Espírito Santo.      Ungidos pelo Espírito Santo somos instruídos e não mais será necessário que ninguém nos ensine doutrinas vãs. É o Espírito quem nos convence de todas as coisas visíveis e invisíveis.   A unidade está dentro de nós.  Quem permanece firme na verdade, não terá por que envergonhar-se mais tarde quando Jesus voltar. – Você crê que quem tem o Pai tem também o Filho? – Qual é a ação do Espírito Santo em você? – O Espírito Santo o tem convencido das coisas que você não compreende? – Você sofre alguma influência das pessoas que não acreditam em Jesus?

 

Salmo - Sl 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4 (R.3a)

 

R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel. R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

 

Reflexão - A salvação vem de Deus e todo o universo poderá contemplá-la na pessoa de Jesus Cristo. Por isso o salmo nos motiva a cantar um canto novo: o próprio Deus veio ao mundo para fazer-se conhecer e revelar a todos o Seu Amor sempre fiel.  O começo do ano é um tempo propício para que também nós entoemos um cântico novo de esperança e de louvor. O nosso canto de regozijo, com certeza, será ouvido até os confins da terra, como nos diz o salmista.

 

Evangelho – Jo 1, 19-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,19-28
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: 'Quem és tu?'
20João confessou e não negou. Confessou: 'Eu não sou o Messias'.
21Eles perguntaram: 'Quem és, então? És tu Elias?' João respondeu: 'Não sou'. Eles perguntaram: 'És o Profeta?'
Ele respondeu: 'Não'. 22Perguntaram então: 'Quem és, afinal?
Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram.
O que dizes de ti mesmo?' 23João declarou: 'Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor`' - conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: 'Por que então andas batizando,
se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?' 26João respondeu: 'Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.' 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a necessidade de nos identificar”

João Batista tentava esclarecer aos sacerdotes e levitas que lhe procuravam a verdade sobre si mesmo e acerca de Jesus a quem Ele anunciava afirmando não ser digno de lhe desatar a correia. Ele entendia perfeitamente qual era a sua missão e tinha consciência de que era apenas uma voz que gritava no deserto preparando os caminhos para Jesus.  Nós também, como João Batista, temos a necessidade de nos identificar e conhecer quem somos e quem não somos.  Precisamos aprender a descobrir a verdade a nosso respeito! O saber que existe alguém maior do que nós, nos dá a consciência firme do propósito de Deus para nossa vida e da nossa missão!   Que possamos também procurar conhecer a nossa missão e o lugar que nos foi destinado para encontrar o caminho certo e nos ajustar ao Plano de Deus. O grande desejo de Deus para nós é que saibamos comunicar o Seu Amor ao mundo por meio dos nos nossos relacionamentos para que aconteça em nós a vida nova que Jesus veio nos presentear.   Faça a si mesmo (a) essas perguntas: - Quem sou eu? – O que eu busco? – O que Deus quer de mim neste novo ano? – Estou disposto (a) a lutar, amar, sofrer, alegrar-me, de uma maneira nova? – Sei reconhecer nas outras pessoas os seus dons, virtudes, talentos? – Reconheço que não posso tudo?

  

 

 

 

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento2 de janeiro de 2021 às 07:48

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir