.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Pastores a exemplo de Cristo-Helena Serpa


22 DE ABRIL DE 2018 - 4º DOMINGO DA  PÁSCOA  - 1ª Leitura - At 4,8-12  - "Jesus é a pedra que nos sustenta”

É pelo nome de Jesus Cristo que vivemos e crescemos. Somos os construtores do mundo de hoje e Jesus é a pedra que nos sustenta. Ele é a base firme na qual podemos nos apoiar para ter sucesso nos nossos empreendimentos. A felicidade não está à venda nos supermercados nem nas lojas nas quais nós buscamos ilusões. A felicidade consiste em se viver de acordo com a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que sejamos justos e santos. Para sermos justos e santos, porém, precisamos viver em consonância com os mandamentos de Deus. Nós nunca iremos salvar a nossa vida com o nosso próprio esforço nem esperando das pessoas que têm poder aqui na terra.  O homem quer ser senhor absoluto de todas as causas e tem a ilusão de que pode tudo, por isso, não procura seguir os ensinamentos d’Aquele que o criou e que sabe como as coisas funcionam. Na maioria das nossas ações nós entendemos que “Deus é um obstáculo para nós” e queremos fazer tudo à revelia do que Ele nos propõe. Não queremos realizar nada em Nome de Deus, precisamos de reverências e de ser reconhecidos, porque nos “achamos” donos do mundo e salvadores de nós mesmos. “Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram”. Em Nome de Jesus nós, como Pedro, poderemos fazer o bem e seguir curando e libertando os homens de boa vontade. - Você tem procurado salvar a sua vida através do muito que trabalha e faz no mundo? - O que significa para você estar salvo? – O que é para você a salvação de Cristo? – Você tem contribuído na construção de um mundo fraterno de acordo com os ensinamentos de Cristo?

Salmo - Sl 117 - A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.

Quando reconhecemos que a nossa felicidade está em Deus nós podemos, também, como o salmista, dar graças a Ele porque é Bom. Quando buscamos o refúgio e a proteção no Senhor nós nos desvencilhamos da escravidão aos poderosos desse mundo e conseguimos verdadeiramente ser livres. Jesus se torna para nós o centro dos nossos ideais e a fonte da nossa felicidade. Aí, então, é que podemos nos apossar da Sua Misericórdia que é Eterna  e nunca nos  abandonará. Somos também eternos (as) na Sua misericórdia quando a Ele entregamos a nossa miséria.

2ª Leitura - 1Jo 3,1-2  - “o Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho”


O grande presente de amor que o Pai nos dá é o de, verdadeiramente, sermos chamados de Seus filhos e Suas filhas, nos diz São João. O saber, que, como filhos (as) de Deus, nós também temos a mentalidade e a essência de Deus, fará toda a diferença na nossa vivência terrena! O mundo não nos reconhece, porque a sua mentalidade é diferente e ele segue outra orientação! Muitas vezes, raciocinamos que, pelo fato de estarmos em evidência no mundo, tendo sucesso e fazendo inveja a outras pessoas, estamos vivendo tudo o que o Pai quer nos dar como filhos! Quanto engano: o Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus. Ele é o Modelo do Filho de Deus e, na Sua vida terrena, não teve sucesso, segundo à mentalidade mundana. Enquanto aqui estamos vivendo, somos chamados a perseguir os passos de Jesus e procurar imitá-Lo. A Palavra, no entanto, nos afirma que “nem sequer se manifestou o que seremos” e “que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é”.  Enquanto isso, firmados nesta esperança nós podemos caminhar vivendo a Sua Palavra, irradiando a Sua Luz nas diversas situações da nossa vida. Fé, esperança e caridade! São estas as virtudes que nos fazem viver aqui na terra como Jesus viveu.  -  Quais são as características de Jesus, você sabe? – Há alguma característica em você que o identifica com o Filho de Deus? – Você sabe quais as características dos filhos do mundo? – Quais as características que o (a) identificam com o mundo? – Reflita!

 

Evangelho - Jo 10,11-18  – “Pastores a exemplo de Cristo”


Enquanto estivermos aqui na terra, todos nós também seremos chamados a pastorear as ovelhas do rebanho do Senhor. Durante a nossa vida, nas mais diversas situações, temos sempre alguém que Deus nos confia, para pastorear, zelar, cuidar, acompanhar. Como pais e mães, irmãos e irmãs, educadores, religiosos e governantes, todos recebemos de Deus a missão de zelar pelo Seu rebanho. Jesus Cristo é o Modelo do Bom Pastor! Ele mesmo nos diz isto e nos ensina que “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. Por isso, precisamos estar vigilantes e perceber se elas, realmente, estão reconhecendo a nossa voz de pastor e se nós, também, estamos dando a nossa vida por elas. Dar a vida é dispensar cuidado, zelo, atenção, amor, é exortar, direcionar, mas, principalmente, dar testemunho de coerência e de fé.    Com efeito, todos nós somos apenas os representantes e auxiliares do Pastor Maior. Quando nos propomos a pastorear o rebanho do aprisco de Jesus nós precisamos manter um espírito de unidade com ovelhas de outros rebanhos. O próprio Jesus nos diz que vai chegar a hora em que haverá um só rebanho e um só pastor. A Igreja de Jesus Cristo é uma só e mesmo que os Seus membros estejam temporariamente afastados, sabemos que um dia, todos   viveremos a Unidade do Espírito Santo. Diante das Palavras de Jesus precisamos, então, fazer alguns questionamentos: - Como posso dar a vida pelas minhas ovelhas?  - Quando o lobo chegar o que eu farei? – Para ser pastor Jesus me diz que preciso conhecer a voz das minhas ovelhas, e eu que não conheço nem a minha própria voz? –  A que conclusão eu chego? –  Sou realmente um pastor, (a)? – Como estão as minhas ovelhas?  O que preciso fazer? – Peço ajuda ao Bom Pastor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário