.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

-Busquemos o alimento da alma-Jo 6,22-29-José Salviano.


16 de abril – Ano B

Evangelho Jo 6,22-29



Jesus não está dizendo que não devemos nos importar com o alimento do corpo. Este é indispensável para manter a nossa vida, e a nossa saúde. O que Jesus nos fala neste Evangelho, é que o alimento da alma é o mais importante. Em outra ocasião, Ele disse: “Busquem em primeiro lugar o Reino dos Céus, e tudo mais lhes será dado de acréscimo”.
Devemos correr atrás da nossa sobrevivência, e ao lado disso, 24 horas por dia, devemos também nos esforçar pela sobrevivência da nossa fé, pela sobrevivência da nossa alma, pela nossa santidade.
O alimento que desceu do Céu, é que sacia a fome da nossa alma. Isto porque a nossa alma tem fome e sede de Deus. O ideal é que comunguemos diariamente, do mesmo modo que comemos comida diariamente três vezes ao dia, pelo menos uma vez, deveríamos nos alimentar do Pão consagrado, o corpo e o sangue de Cristo.
Aquela multidão estava atrás de Jesus em busca de mais pão, em busca de mais alimento para o corpo. Acontece que Jesus não é um assistencialista. Todos devem trabalhar pelo sustento do seu corpo.
E foi por isso que Jesus lhes deu aquela explicação. Ele disse que devemos buscar o alimento que não perece. O alimento que nos guarda para a vida eterna. Pois quem come minha carne viverá em mim e eu nele. Quem come a minha carne, viverá eternamente.  
Nós os catequistas, precisamos explicar muito bem o verdadeiro sentido da Eucaristia para os que nos escutam.
Em primeiro lugar, é necessário deixar bem claro, que a Hóstia consagrada não é um biscoito, um pedaço de bolo que qualquer um pode entrar na fila e comer. Precisamos explicar muito bem claro que se recebermos a Hóstia em estado de pecado, estaremos comendo a nossa própria condenação. A nossa alma precisa estar pura, nós necessitamos estar em estado de graça para poder comungar o corpo e o sangue de Cristo.
Veja esse exemplo: Então na missa de sétimo dia pela alma da avó que havia falecido, aquela sua linda neta, que levava uma vida sem limites, resolveu se levantar e receber a hóstia, voltando com uma carinha de deboche para o seu lugar.
Não estamos aqui julgando ninguém. Mesmo porque, diante de Deus, provavelmente, aquela linda garota não cometeu um pecado grave, pelo fato de desconhecer o verdadeiro sentido da comunhão.
Ela nunca esteve no catecismo, nunca ninguém lhe informou sobre a vivência cristã, sobre a prática da fé.
O que queremos ilustrar com esse fato lamentável, é que temos a necessidade de explicar para todos o quanto podemos atingir, sobre a verdadeira importância e o significado da Eucaristia. Principalmente os catequistas.
A bem da verdade, por mais puros que nos julguemos estar, nunca estaremos dignos de receber Jesus em comunhão. Por isso, antes de entrar na fila da comunhão, precisamos rezar em silêncio, e pedir a Deus por Jesus, o perdão dos nossos pecados, para que nos tornemos menos indignos de recebê-lo naquele banquete da nossa alma.

Amém?  Então tenha um bom dia. José Salvianao.
 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir