.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Evangelho - Jo 6,22-29 - o alimento que perdura-Helena Serpa












16 de Abril de 2018 - 2ª. FEIRA DA 3ª. SEMANA  DA PÁSCOA -  1ª Leitura - At 6,8-15 - “fiéis à Palavra de Deus”

Estevão, um dos sete homens escolhidos para serem os primeiros diáconos da Igreja, inaugurou um tempo de martírio em vista do anúncio da Palavra. Homem cheio de fé e da graça do Espírito Santo, ele realizava prodígios e grandes sinais entre o povo e chamava a atenção dos invejosos que não conseguiam resistir à sabedoria com que falava. Por isso, levantaram contra ele calúnias e o levaram a julgamento diante do Sinédrio. Ali foi armado um verdadeiro complô contra ele, mas mesmo assim Estevão continuou firme na sua missão e não se intimidou diante das falsas acusações. Podemos constatar que ainda hoje, onde a Palavra de Deus é anunciada, os milagres e os prodígios acontecem, no entanto, acontecem também, as perseguições e a injustiça. Às vezes, também, armam verdadeiras arapucas para que caiamos em contradição, quando nos arguem de coisas que o Evangelho nos direciona a fazer. Com efeito, nós só podemos provar que somos cheios da graça e do Espírito Santo, se, também, nos mantivermos fiéis à Palavra de Deus e não derivarmos diante das indagações levianas que as pessoas do “mundo” nos fazem. Confiantes no amparo e na proteção de Deus, nós também, como Estevão, poderemos enfrentar até a morte e trazer no nosso rosto a mesma expressão de anjo que ele tinha na face apesar de todo o sofrimento. Como você se sente na hora que é injustiçado (a)?    – As pessoas costumam questioná-lo (a) sobre assuntos da Bíblia torcendo os fatos para que você caia em armadilhas? – Como será que podemos conservar rosto de anjo no meio da perseguição?  - Medite sobre isso!

 

Salmo - Sl 118 -  Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.


O salmista nos ensina a permanecer fiéis à Lei do Senhor e assim progredir na sua vivência. Mesmo que os poderosos reunidos nos condenem, mesmo que armem contra nós tramas e armadilhas, nós só seremos felizes se nos mantivermos fiéis na Aliança com o Senhor. A perseverança é o caminho por excelência para que nós prosperemos no nosso intuito de fazer a vontade de Deus. O Senhor nos deu a Sua Lei como um presente, compete a cada um de nós seguir a trilha da verdade para que possamos caminhar em busca da felicidade.

 

Evangelho - Jo 6,22-29 - “o alimento que perdura”


Jesus recriminava a multidão que o procurava, porque não percebia nos milagres que Ele realizava o sinal de Deus que o enviara a terra para a remissão dos pecados.  A maioria se apegava somente ao que Jesus podia lhe proporcionar física e materialmente e corria de um lado e outro buscando saciar a sua fome. No entanto, Jesus tentava lhes mostrar que tudo o que lhes acontecia era apenas uma consequência do que era operado no interior dos seus corações.  A multidão hoje, também persegue os sinais de prosperidade, de poder, de ganhar alguma coisa. Quantas vezes nós vemos as pessoas se aproximarem da Igreja nos momentos de provação quando enfrentam alguma enfermidade ou quando precisam de um emprego, quando estão com a situação financeira precária e passam por dificuldades, porém, depois que encontram conforto e segurança elas se afastam e voltam à mesma vidinha de antes. Não perseveram na busca da salvação para suas almas, não buscam as coisas do alto. Desde aquele tempo Jesus já nos advertia: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará!”  O alimento que perdura até a vida eterna só será encontrado se permanecermos fiéis a Jesus. Jesus é o alimento que permanece até a vida eterna e só Ele pode saciar a nossa fome de verdade e de justiça.  A multidão que continua procurando Jesus, está no mundo, envolvida com as coisas materiais e passageiras, com felicidades efêmeras, com momentos de euforia e não percebe que para encontrar Jesus, nós precisamos apenas nos dirigir a Ele que habita no mais profundo do nosso coração, lá onde está o nosso espírito.  Basta para nós a graça de pararmos em nós mesmos, penetrando no nosso eu mais profundo para encontrar o autor das obras que nos fazem felizes.     Qual é o alimento que você tem buscado no mundo? – Em sua opinião, este alimento serve para o corpo ou para a alma? – O homem é corpo e alma, onde poderemos encontrar um alimento que traga a unidade entre as duas partes do nosso ser? – O que você entende sobre o selo que o Pai marcou em nós? – Aonde e quando você recebeu esta marca?



Nenhum comentário:

Postar um comentário