.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Evangelho - Jo 3,16-21 – “Jesus foi enviado para salvar o mundo e não para condená-lo-Helena Serpa



11 DE ABRIL DE  2018 - 4ª-FEIRA  DA 2ª SEMANA DA PÁSCOA - 1ª Leitura - At 5,17-26– “persistir sem nunca desistir!”

O Senhor também, hoje, nos liberta das nossas prisões para que possamos livremente anuncia-Lo no meio em que vivemos e atuamos. E, da mesma forma como os discípulos, que cheios do poder do Espírito Santo obedeceram ao anjo e fizeram do jeito que lhes foi ordenado: “Ide falar ao povo, no templo, sobre tudo que se refere a este modo de viver”, nós também somos chamados fazer.  Hoje em dia, no entanto, não somos postos literalmente na prisão, mas somos aprisionados (as) pelo modo de viver interesseiro, cada qual tentando salvar a sua vida, brigando com a sorte para conquistar um lugar ao sol. As nossas prisões hoje são as barreiras colocadas pela mentalidade do mundo que nos motiva a viver egoisticamente no “salve-se quem puder” e “quem for podre que se quebre”, etc. Quando estivermos presos nas diversas situações da nossa vida precisamos persistir, sem nunca desistir, confiante de que os anjos hoje também abrem para nós as portas do diálogo, da compreensão, do perdão e do entendimento.   Jesus Cristo veio para nos abrir uma nova perspectiva de vida e é por isso, que, quando nós, humanamente falando, não enxergamos nenhuma saída, a Palavra de Deus nos orienta e nos instrui, direciona e   abre novos horizontes. O modo de viver a que o anjo se refere é a vida em comum unidade no Espírito Santo, formando Comunidades onde, a paz e o amor dão o tom, apesar das diferenças. Por isso, Ele nos acena com um novo projeto de vida: tudo fazer por amor vencendo as barreiras do individualismo e do egoísmo. Mesmo que continuem as prisões da mentalidade do mundo, os que formam comunidade, não serão encontrados (as) encerrados dentro dos seus muros, porque o anjo do Senhor já lhes abriu as portas a fim de obedecerem às ordens de Jesus. Aquele que tem a experiência com a Palavra Sagrada vai continuar persistindo em testemunhar as maravilhas que acontecem na sua vida. – Você ainda continua preso (a) ao modo de pensar que o mundo prega? – Você, que foi libertado (a) do poder das trevas tem levado a Luz de Cristo ao mundo? – Você tem ido falar ao povo? - O que movia os discípulos a perseverarem no anúncio da palavra? – Por que eles não desistiam? - Você ainda se sente aprisionado? – O que ainda o (a) está prendendo? – O que é para você hoje o “Ide”? – Aonde você precisa ir anunciar?

 

Salmo - Sl 33 - R. Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.


O anjo do Senhor acampa perto daqueles que gritam o Seu nome e Nele procuram refúgio e proteção. Há momentos na nossa vida em que nos sentimos os últimos dos miseráveis, infelizes e necessitados. Na nossa humilhação e mendicância só nos restar gritar a Deus e o Senhor manda o Seu anjo para acampar perto de nós. Por isso, nunca devemos desistir nem desanimar na nossa oração de súplica, porque o Senhor na hora exata ouve a nossa voz e nos retira do abismo. É nestas horas que nós contemplamos a face de Deus e o nosso coração se enche de alegria.

 

Evangelho - Jo 3,16-21 – “Jesus foi enviado para salvar o mundo e não para condená-lo!”


A luz esclarece, a luz tira da ignorância, a luz dá o Norte, dá a direção e a fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para que nos aproximemos da luz de Deus. Por isso, São João neste Evangelho dá testemunho de Jesus Cristo esclarecendo que diferentemente do que o mundo nos determina, Jesus Cristo veio com a Sua Luz para nos fazer enxergar que, justo para Deus Pai é que todos nós encontremos o caminho da salvação e da conversão. Diante dos erros humanos o mundo prega a condenação e a exclusão das pessoas e, muitas vezes, até a morte. No entanto, o nosso Pai quer que todos nós alcancemos a vida eterna, que nos foi conquistada pelo Seu Filho Jesus Cristo. Jesus é a Luz do mundo e quem nele crer não ficará nas trevas.  Jesus não veio ao mundo para condenar as nossas más ações, mas justamente para nos ajudar a não mais cometê-las, pois Ele foi enviado para salvar o mundo e não para condená-lo.   Quem rejeita a Luz vive nas trevas e é condenado pelas suas próprias obras.  Portanto, quem não crê em Jesus pratica o mal porque não se aproxima da Sua Luz, vive nas trevas porque não adere ao Seu projeto de Salvação. Quem não crê em Jesus e dele não se aproxima, rejeita a luz e tem medo de que a verdade seja revelada porque as suas ações são más. Contudo, se confiamos em Jesus, as nossas boas ações serão evidenciadas porque serão realizadas pelo poder do Seu Espírito Santo.  A Palavra de Deus nos assegura tudo isso. Ainda há tempo para que o mundo seja salvo. Ajudemos, portanto, a iluminá-lo com a luz de Deus que recebemos no nosso Batismo. – O que você entende por “irradiar a luz de Deus”? – Como é que nós podemos iluminar o mundo com a Luz de Cristo? – Qual a virtude que mais revela ao mundo a luz de Jesus em você? – Você crê em Jesus como Luz para a sua vida? – Você tem tido a coragem de ficar debaixo da Luz, embora que a sua verdade seja descoberta? – Qual seria o primeiro passo para você fazer isto?


2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir