.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

SEGUINDO A VOZ DO BOM PASTOR – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 22 de abril de 2018.
Evangelho de Jo 10, 11-18.
         O quarto domingo do tempo da Páscoa é conhecido como o domingo do Bom pastor. Todos nós discípulos missionários de Jesus somos chamados a nos avaliarmos como estamos desenvolvendo nossa ação pastoral e verificarmos se estamos ou não sendo bons pastores, se somos comprometidos e fieis com o nosso trabalho de evangelização. Sabemos como é o Bom Pastor Jesus, ele dá a sua vida pelas ovelhas, nós precisamos ser como ele.
O ser humano criado à imagem e semelhança de Deus é a ovelha a qual o bom pastor cuida, protege, defende de todos os perigos, de todo mal. Ele conhece todas pelo nome, cuida, alimenta, mata a sede, protege, ama, carrega no colo se preciso for, vai em busca daquela que se perdeu, e dá sua vida por elas. Ele é bom porque é o dono, se sente responsável por elas.
 O mercenário, o mau pastor, não é o dono, não dá a vida pelas ovelhas, na dificuldade abandona o rebanho, porque não tem amor por elas. Ele só se preocupa consigo mesmo e não se preocupa e nem se interessa pela vida das ovelhas, que é o povo.
Essa comparação do Bom Pastor dá sentido a toda a missão da Igreja. Quando Cristo deu a São Pedro a autoridade na Igreja, usou da comparação do Bom Pastor: “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,17). A igreja fiel à ordem de Cristo tem a missão de ser o “Bom Pastor” da humanidade. Ela exerce sua função por meio de seus representantes visíveis: o Papa, os Bispos, os sacerdotes. Eles seguindo os passos de Jesus orientam seu rebanho, que somos todos nós. Protegem a humanidade contra os erros e perigos; mostram o caminho certo a seguir; socorrem todos que necessitam de ajuda; compreendem suas necessidades e fazem tudo para ajudá-las; não cansam de buscar as ovelhas que se perderam, que se desgarraram do rebanho de Cristo e dão suas vidas para ajudá-las, para reconduzi-las ao rebanho verdadeiro.
Nós a exemplo de Jesus também somos pastores, participamos das pastorais e precisamos pastorear nossas ovelhas. Temos família, temos nossas ovelhas para cuidar. Somos batizados com a missão ser missionários, levar Jesus a todos, zelar, cuidar, curar, carregar no colo os irmãos que mais precisam de cuidados.
Esse evangelho nos revela Jesus, o Bom Pastor cuidando das ovelhas com ternura, cuidando principalmente dos pobres e sofredores. Ele nos enche de alegria e nos convida a entregarmos nossas vidas em sua mãos, para que cuide de nós e nos ensine a cuidar dos nossos irmãos como bons pastores, seguindo seu exemplo de imenso e eterno amor.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

          


Nenhum comentário:

Postar um comentário