.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

"FICA CONOSCO, POIS JÁ É TARDE..." Olivia Coutinho

  

DIA 04 De Abril de 2018

Evangelho de Lc24,13-35

Quantas vezes, caminhamos um tanto desiludido, sem esperança, sem nenhuma motivação e no declinar do dia, sentimos cansados, abatidos, sem nenhuma perspectiva de dias melhores.  
Quando a nossa vida começa a perder o sentido, quando nossos passos já não nos levam a lugar nenhum, é sinal de que não estamos reconhecendo a presença de Jesus em nossa vida, que está nos faltando algo imprescindível para o nosso bem viver, que é a fé.
É a fé que nos fortalece, que mantém viva a nossa esperança,  que nos aponta  horizontes! A fé  movimenta a nossa vida, nos segura nos momentos de desolações, nos matem de pé nos vendavais da vida!
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, nos convida a refletir sobre a importância  de confiarmos nas promessas  de Jesus. Foi o que faltou para os dois discípulos de Jesus, que não vendo mais razões para permanecerem em Jerusalém, após a morte do seu Mestre e  Senhor, voltam  para  Emaús, um povoado um pouco distante  de Jerusalém. Tristes e  porque não dizer, decepcionados  com tudo que acontecera com Jesus, a quem eles haviam depositado o destino de suas vidas, esses dois discípulos deram como encerrada, aquela tão bela história de amor entre eles e Jesus.
Enquanto  eles  comentavam entre si, o acontecera com Jesus, o próprio Jesus  se ajuntou a eles no caminho para Emaús e logo entrou na conversa deles que não o reconheceu  de imediato, estando como que cegos, carregando dentro de si, um Jesus morto.  
Como podemos perceber,  esses dois discípulos, intitulados com Discípulo de Emaús, haviam perdido a esperança muito rápido, um sinal de que eles ainda, não haviam confiado no que Jesus lhes dissera pouco antes de sua morte: “O filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.” Mt 17,22-23.
A falta de fé ofuscou os olhos dos discípulos diante o Jesus vivo que caminhava com eles, levando-os a confundi-lo com um forasteiro.  Jesus  só foi reconhecido por eles,  no momento em que Ele partiu o pão. Foi a partir deste instante, que  seus olhos se abriram e eles  puderam vivenciar a alegria de estarem diante do Cristo Ressuscitado! 
Movidas pela alegria do reencontro com Jesus , eles tomam o caminho de volta para Jerusalém , indo falar com os outros discípulos, sobre a experiencia que tiveram com o Cristo Ressuscitado. 
Estes dois discípulos, que demoraram tanto para reconhecer Jesus, representam todos os que ainda hoje, não tem uma fé consistente,  os que perdem a esperança facilmente, que se dão como vencidos, diante aos suposto fracasso. 
Que esta lentidão dos discípulos de Emaús, não se repita conosco, que nós não sejamos cegos, lentos, para reconhecer  a presença de Jesus em nossa vida!
A narrativa nos desperta  também, sobre  a importância de buscarmos sempre um jeito atencioso de viver a fé, chama a nossa atenção para algo que quase não praticamos nas nossas relações humanas: o ouvir o outro, o caminhar com ele, o conhecer a sua história, seus sonhos, Foi isto que Jesus fez ao caminhar com os discípulos de Emaús, Ele falou, ouviu, inteirou-se... Muitos de nós, somos indiferentes ao outro, não percebemos nele,  a presença do Cristo Ressuscitado.
A nossa missão nasce a partir do nosso encontro pessoal com o Cristo Vivo e cresce à medida do nosso envolvimento com Ele...
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir