Dia 10 de Outubro de 2017
Evangelho de Lc10,38-42
A nossa correria do dia a dia, nos rouba de Deus, da família, dos amigos, e até de nós mesmos! Nossa preocupação, em fazer, fazer e fazer, nos impede de “ser”: de ser amigo, de ser pai, mãe, esposo, esposa, de ser presença de amor no meio em que vivemos!
O evangelho que a liturgia de hoje, nos convida a refletir, chama a nossa atenção, sobre a importância de desacelerarmos um pouco, para reavermos os valores que estamos deixando de lado, principalmente, tempo para a escuta da palavra de Deus!
É a partir da escuta da palavra de Deus, que vamos nos inteirando do seu querer, aprendendo a viver do jeito que Jesus viveu!
A narrativa nos coloca em Betânia, na casa de duas amigas de Jesus: Marta e Maria, duas irmãs, que se alegram ao receber o grande amigo em sua casa! As duas, querem acolher bem Jesus, cada uma, a seu modo, Maria, opta pela a escuta atenta da sua palavra, enquanto que Marta, se ocupa com os afazeres, talvez, querendo oferecer ao amigo, uma alimentação bem gostosa, uma boa estalagem, o que na verdade, requer trabalho!
O texto diz que Maria, sentou-se para ouvir Jesus, o que caracteriza, uma postura de discípulo, de alguém que quer aprender com o Mestre! Aquele momento para ela, certamente, era um momento único, por isto, ela queria vive-lo intensamente, afinal, não era todo dia, que ela teria uma visita tão importante como a de Jesus!
Em Maria, temos o exemplo de como deve ser a nossa postura, diante de Jesus, que é a postura da escuta!
Marta, embora muito agitada com os afazeres, nos dá também, um exemplo, exemplo de dedicação ao serviço, que é também muito importante. Ela, certamente, desejava ouvir Jesus, só que a sua preocupação exagerada com os afazeres, foi maior, privando-a, de desfrutar das maravilhas que a visita de Jesus poderia lhe proporcionar.
Talvez, a falha de Marta, não tenha sido na sua dedicação ao serviço, mas em querer desempenhá-lo, sem antes ouvir Jesus!
Quando ela reclama da irmã com Jesus, Ele, com uma suave repreensão, acalma Marta dizendo: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”!
Com estas palavras, Jesus não só corrige Marta, como também nos alerta sobre a importância de fazermos bem as nossas escolhas, de priorizarmos as coisas de Deus!
A intenção de Marta, era boa, afinal, ela queria servir bem a Jesus, mas o próprio Jesus já havia dito: ”Eu não vim para ser servido, mas para servir.” Mc 10,45.
Deixemo-nos, pois, de nos preocupar com tantos afazeres, paremos um pouco, para ouvir Jesus, o tempo que paramos para ouvi-lo, nós ganharemos lá na frente.
A todo instante, Jesus fala conosco, seja através das escrituras, dos acontecimentos, das pessoas... Se não tirarmos tempo para ouvi-Lo, não absorvemos a sua mensagem, portanto, ficamos na superficialidade da fé, não adentramos na dinâmica do Reino.
Hoje, Jesus continua a nos dizer: "Só uma coisa é necessária..."
Para o mundo, pode ser difícil definir o que é necessário, mas para nós, seguidores de Jesus, deve estar bem claro: o necessário para nós, com certeza, é ouvir e seguir Jesus! Se assim fizermos, tudo fluirá bem em nossa vida! "E tudo mais nos será acrescentado."
O nosso envolvimento com Jesus, começa pela a escuta da sua palavra, é a partir desta escuta, que vamos aprendendo a servir melhor a Deus, servindo o irmão!
Não esqueçamos: A eficácia de todos os nossos feitos, está em nos deixar orientar pelas as palavras de Jesus, palavras de vida eterna!
O amor, a busca pela santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder de vista em meio as nossas ocupações diárias.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário