.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

os “fora do processo-Alexandre Soledade

 18/10/2017 Lc 10, 1-9  
 Bom dia! Esse evangelho parece estar fora da seqüência, visto que já estávamos no capítulo doze, mas como bem sabemos, isso quando ocorre significa algo diferente neste dia, uma festa, uma comemoração, (…). Hoje, 18 de Outubro, dia de São Lucas. Lucas, médico e pintor. Homem culto e profissionalmente preso aos detalhes. Se Marcos narra o evangelho sobre os olhos de Pedro, Lucas, narra sob a ótica do que aprendeu com seu mestre – Paulo. Não é por nada que a narrativa de Atos dos apóstolos tenha sua assinatura literária. Ele esta presente nas caminhadas de Paulo e é dele a narrativa do evangelho que inclui os “fora do processo”, ou seja, os menores. Mais que uma vontade ou ímpeto de Paulo, Lucas acredita também no reino de Deus para excluídos. Sua narrativa, em grego, demonstra o amar de Deus pelo que sofre, pelo pobre, por aquele que roga por misericórdia. É dele as narrativas não imaginadas pelos judeus como as citações do bom samaritano. Acompanhou Paulo quando preso e nas audiências; persistiu na caminhada, mesmo após o martírio do seu mestre. “(…) Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia. SÓ LUCAS ESTÁ COMIGO. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. Tíquico enviei-o para Éfeso”. (II Timóteo 4, 10-12) Lucas é um bom exemplo para aqueles que acreditam num ideal e ainda vem na fé uma forma de sair do cárcere que vivem. É uma pessoa que, como Mateus, encontra um tesouro maior e que vale a pena tudo abandonar. Lucas é um bom exemplo de amigo que não foge, não abandona seu ideal em meio às turbulências. É um bom exemplo daquele que empresta seu talento, o que aprendeu, para pintar a esperança nos corações dos que sofrem. Ele segue bem os passos daquele o batizou e converteu “(…) Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus”. (II Timóteo 1, 7-8) Hoje, somos muito mais que setenta e dois que vão de dois em dois ou mais pelo mundo, mas olhando sobre outra ótica, somos muito menos que os poucos que antes. Nossa fé parou nos milagres, a deles no encontro; nossa fé é presa ao extraordinário, a deles em manter-se caminhando em meio a tantas perseguições; Jesus os enviou, e a nós também… “(…) Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. (…) e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim”. (João 17, 18-19; 23) Ao patrono dos médicos nossos pedidos, para que interceda a Jesus por aqueles se sentem inválidos, afastados, descrentes, (…); pedimos que como Lucas, continuem a caminhar e ver a esperança mesmo quando tudo parecer acabado. São Lucas, rogai por nós, pois “(…) O Reino de Deus chegou até vocês”. Um imenso abraço fraterno.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário