.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de outubro de 2017

"E AQUI ESTÁ QUEM É MAIOR DO QUE JONAS." – Olivia Coutinho

 
Dia 16 de Outubro de 2017
 
Evangelho de Lc11,29-32

No passado, o pecado nos afastou de Deus, desfigurou a nossa imagem e semelhança Dele, ofuscou os nossos olhos diante os sinais evidentes do seu amor!
Mas Deus, no seu infinito amor, não desistiu de nós, Ele investiu alto, para nos trazer de volta a seu convívio, enviando o seu Filho, para nos resgatar do cativeiro.Jesus pagou com o seu sangue, o preço da nossa liberdade, nos devolvendo a vida!
E mesmo diante de tão grande  prova de amor, ainda existe, quem  fica esperando por sinais extraordinários  de Jesus, como condição para  confiar Nele!
A espera de grandes sinais, muitos, perdem  a oportunidade de vivenciar a manifestação do amor de Deus, presente nas ações misericordiosas de Jesus!
Jesus se manifesta, dentro da nossa realidade, Ele nos fala nas mais variadas formas, através das pessoas, dos acontecimentos, da natureza, nas passagens tristes ou alegres da nossa vida... Quem tem os ouvidos e o coração aberto para acolhê-lo, reconhece de imediato, a manifestação de Jesus, no cotidiano da sua vida! Enquanto que, os que ficam dependendo de  sinais extraordinários, para crer Nele, passam por Ele, a todo momento e não o reconhece! Estes, ainda não se deram conta, de que a sua liberdade, é o sinal maior da manifestação de Jesus na sua vida.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos convida à conversão, a uma mudança radical de vida.
Ao citar o exemplo dos Ninivitas que responderam a pregação de Jonas, chamando-os à conversão, nos mostra claramente quão é grande a alegria de Jesus, diante de um povo que se abre à conversão!
A narrativa nos mostra, uma atitude severa de Jesus, diante de um povo fechado na sua incredulidade, os doutores da Lei e os fariseus, que pediram a Ele, um sinal, que provasse que Ele era realmente o Messias! Mas Jesus afirmou: “Nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal de Jonas.” Com essas palavras, Jesus prenuncia a sua morte e a sua ressurreição. Assim como Jonas, que permaneceu três dias no ventre de uma baleia, Ele também, permaneceria três dias, no seio da terra, para depois ressuscitar! Este sinal, eles não teriam como contestar...
O texto cita ainda, o exemplo da Rainha de Sabá, que ao ficar  sabendo da sabedoria de Salomão,  veio de longe para ouvi-lo (Cf 1Rs 10,1-10). E Jesus, maior que Salomão, estava ali, no meio daquelas autoridades, e eles não quiseram crer Nele.
Ao longo de sua vida pública, Jesus realizou muitos milagres que serviam de sinais, para que o povo cresse  Nele, mas muitos, mesmo presenciando tais sinais, não quiseram acreditar, que Jesus era o Messias, o enviado de Deus, não, por falta de evidencias da sua Divindade, e sim, pelo o fechamento do coração. Quem tem o coração fechado, nenhum sinal, é suficiente para fazê-lo crer em Jesus.  
E assim, muitos, ainda hoje,  recusam  a graça de Deus, ao contrário dos Ninivitas, que bastou, somente uma fala de Jonas, para que eles se convertessem.
Quem está comprometido com o projeto de Deus, não fica esperando por milagres para afirmar a sua fé, não precisa de sinais extraordinários para reconhecer a presença e a intervenção de Deus na sua vida...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

4 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, que Deus os abençoa, obrigado por estas reflexões que nos faz aprofundar na Palavra de Deus e a nos tocar e nos fazer renascer para uma vida de santidade.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DO COMENTÁRIO. OBJETIVO. TEOLÓGICO,

    ResponderExcluir