.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

“AI DE VÓS...” – Olivia Coutinho.

 

Dia 19 de Outubro  de 2017
 
Evangelho de L11, 47-54
 
Numa sociedade que não preza os verdadeiros valores, que estimula a valorização do visual, muitos, preocupados com a aparência, com o externo, deixam de cuidar do mais importante, que é o seu interior. E assim, muitos,  vão deixando de lado, os valores da ética, da moral, para viver na superficialidade, no  faz de conta...
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar por esta  mentalidade  do superficialismo, uma mentalidade, que pode nos levar a insensatez  de trocar os valores do Reino,  pelos os valores do mundo.
Quantos de nós, perdemos a oportunidade de viver uma vida intensa, alegre, por nos ocupar com coisas tão  insignificantes, sem profundidade, coisas fúteis,  que não acrescentam nada na  nossa vida, que nos impede de viver o que é fundamental: uma relação amorosa com Deus, no bom relacionamento com os irmãos!
No evangelho que a liturgia  de hoje nos convida a refletir, Jesus continua  fazendo  duras críticas aos mestres da lei e fariseus, que embora  tendo o conhecimento  das escrituras, viviam um contraste do que eles falavam.
Fariseus e mestres da lei, haviam vindos de Jerusalém, com um único objetivo: confrontar Jesus, descobrir que tipo de ensinamento  Ele estava passando  para o povo,  se Jesus  estava  incitando as pessoas,  a não-observância das Leis.  Para eles, os ensinamentos de Jesus, não enquadravam com os padrões religiosos já estabelecidos por eles. Esses “líderes” obrigavam o povo a cumprir leis, prescrições, que somavam mais de 600, que  eles mesmos criaram, com o objetivo de manipular  o povo.  
Escondidos atrás de uma falsa bondade, esses adversários de Jesus, construíam túmulos para os profetas que haviam sido mortos pelos os seus  antepassados, uma incoerência: exaltar os profetas, que haviam sido mortos pelos os seus, com belos túmulos, e rejeitar o profeta atual, que estava ali, diante deles,  o profeta maior,  de todos os tempos: Jesus.   Acolher Jesus, seria a melhor forma deles exaltarem  os profetas mortos, pois muitos deles, chegaram a   anunciar a vinda Messias.
 Para os fariseus, era conveniente  impressionar  o povo, demonstrar  uma falsa gratidão, construindo túmulos para os profetas, o que era fácil para eles, afinal  um  profeta morto, não os incomodava.  Já,  exaltar um profeta  que estava ali, cutucando  eles, denunciando suas falcatruas,  isto, eles não faziam, preferiam eliminá-lo.
“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.” Explicando as escrituras, de forma teórica, de  acordo com a conveniência deles, os  mestres da lei,  impediam o povo de entender a palavra de Deus, os  impossibilitando  de viver segundo a vontade de Deus, de uma aproximação de  filho com o Pai.
“Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal...” A reação desses opositores do projeto de Deus,  foi negativa, em vez de refletirem sobre as críticas de Jesus,  e passarem a corrigi-las,  eles  partiram  para o ataque, numa trama covarde: armar ciladas para pegar Jesus de surpresa.
A hipocrisia tão criticada por Jesus, é um mal terrível, que ainda  se faz presente, em  muitas  comunidades cristãs.  São muitos, os que estão dentro da Igreja, que se escondem no manto da bondade,  isto é,  que vivem numa adoração constante a Deus, mas uma adoração sem profundidade, que não   traduz em atos concretos, em compromisso de abraçar a causa de Jesus, no cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana!
O texto nos leva a um questionamento a respeito da nossa fé, e da nossa vivencia religiosa: existe coerência entre o que falamos e o que vivemos?
A prática religiosa não pode ser usada para enganar,  as pessoas, não pode ser feita de aparência, não podemos viver no faz de conta...
Somos chamados a sermos autênticos, a não ficarmos somente no conhecimento da palavra, mas a vivê-la, no nosso dia a dia.
Precisamos retirar a trave dos nossos olhos,  reconhecer as nossas imperfeições, e procurar corrigi-las para  que Jesus nunca vá nos dizer: ai de vós...
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. Olivia você é o máximo. gosto muito da sua postura diante da realidade atual, literalmente. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Que o SENHOR sempre a livre da tentação, da vanglória, pois suas meditações são mesmo unção do ESPIRITO SANTO,que o próprio ESPIRITO a livre das tentações do mundo.PAZ DE CRISTO.

    ResponderExcluir