.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

-Cuidado com os falsos amigos-José Salviano.

20 de Outubro de 2017Cor: VerdeEvangelho - Lc 12,1-7

1Milhares de pessoas se reuniram,  a ponto de uns pisarem os outros.  Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos:  'Tomai cuidado com o fermento dos fariseus,  que é a hipocrisia.  2Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado,  e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.  3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão,  será ouvido à luz do dia;  e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto,  será proclamado sobre os telhados.  4Pois bem, meus amigos, eu vos digo:  não tenhais medo daqueles que matam o corpo,  não podendo fazer mais do que isto.  5Vou mostrar-vos a quem deveis temer:  temei aquele que, depois de tirar a vida,  tem o poder de lançar-vos no inferno.  Sim, eu vos digo, a este temei.  6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia?  No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus.  7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.  Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Palavra da Salvação.(CNBB).
 
Naqueles tempos, eram tantos os interessados em ver e ouvir Jesus que milhares de pessoas se reuniam, a ponto de uns pisarem os outros. Que maravilha! Que bom se fosse assim as nossas missas dominicais. Cheias de gente querendo ouvir os belos sermões, as profundas homilias dos padres.
Jesus recomendou para que todos tomassem muito cuidado com a má influência dos fariseus, com a sua hipocrisia!
Existem pessoas que têm o poder de influenciar os outros de tal forma que nos impressiona. Tais pessoas conseguem exercer um verdadeiro domínio transformador da personalidade dos seus seguidores, a ponto de levá-los a cometer barbaridades sem pensar nas consequências.
Tais pessoas são hipócritas, pois se mostram perfeitas, e conseguem enganar muitas gente.
A hipocrisia é a pretensão, ou um comportamento fingido, mostrando ser o que não é. É o ato de fingir ser honesto, ser religioso, possuir virtudes, bons sentimentos, quando na verdade a pessoa não possui nenhum desses predicados.  A origem da palavra hipocrisia, vem do ato de representar. Ou seja, o hipócrita nada mais é do que um ator. E alguns deles representam muito mal, pois todos percebem que não passam de uns falsos, e que só falam mentiras.
A característica principal do hipócrita, é acusar os defeitos, os pecados dos outros, quando na verdade, eles praticam os mesmos erros, as mesmas imoralidades.
A psicanálise freudiana denominou esse comportamento de PROJEÇÃO. Isto é, o hipócrita é aquele ou aquela que projeta nos outros os seus próprios defeitos. 
Diz o ditado popular, que o macaco se senta no próprio rabo para escondê-lo, e aponta o rabo do seu colega, fazendo chacota dele, por ele possuir um rabo.
Para muitos que vivem longe da fraternidade ensinada por Jesus Cristo, a hipocrisia é um comportamento necessário e muito útil para a sobrevivência. E tais pessoas criticam os honestos, os não-hipócritas, chamando-os de INJÊNUOS.
Não conseguimos nos esconder por muito tempo, pois não há nada de escondido, que um dia não venha a ser revelado, por todos, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. 
Jesus dá um exemplo muito pessoal e que acontece muito. Ele disse que tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. 
Os amantes, que vivem amores fulminantes e proibidos, pensam que ninguém os estão vendo. Enganam-se! Deus vê tudo, Deus sabe de tudo mesmo antes de acontecer.
Foi por isso que Jesus disse  a Pedro: ...ainda hoje, antes que o gale cante, você me negará três vezes...
Portanto, tomemos muito cuidado com os nossos atos. Pois quando mens esperamos, podemos ser surpreendidos por quem não esperávamos ser vistos, podemos aparecer na câmera de segurança, e o pior, até na internet.   Que coisa feia!
Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei”.  
Desse modo, seguindo os conselhos do Mestre, vamos ficar longe daqueles e daquelas que podem nos arrastar para o crime, para a embriaguez de vários tipos, para a cadeia, para a desgraça, e finalmente para o fogo eterno, o inferno.
 
 
Faça isso e  tenha um bom dia. José Salviano.

Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir