.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

DEUS CONVIDA TODOS PARA A FESTA DA VIDA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 15 de outubro de 2017.
Evangelho de Mt 22, 1-14.
        
Jesus continua nos falando por meio de parábolas. Sempre insistindo para participarmos do Reino aceitando sua mensagem de libertação. Ele nos convida ao compromisso missionário, o compromisso de continuadores da sua missão, de continuar construindo o Reino de Deus, Reino de amor, de justiça, de paz para que o mundo seja melhor, mais justo e fraterno. Reino que Jesus veio instalar. Jesus convida todos para participar desse Reino por meio da Nova Aliança.
Jesus nos fala de uma festa de casamento que o rei fez e enviou seus servidores para convidar os convidados. Essa parábola tem muitos significados simbólicos. Festa é sinônimo de alegria e de vida plena e em se tratando de casamento envolve aliança, compromisso. É a festa que Deus quer fazer de seu Filho com a humanidade, com a Igreja.
O rei da parábola é Deus, Ele prepara tudo, faz a sua parte. Os primeiros convidados não quiseram ir, estavam ocupados com seus compromissos particulares. São eles as autoridades, não porque são os mais importantes, mas os que tem o poder de transformar o mundo. Jesus se refere aos sumos sacerdotes que detinham o poder político e religioso e os anciãos do povo, que representavam o poder econômico, eram ricos proprietários de terras e de escravos. Eles tinham autoridade e poderiam agir com justiça e fraternidade e assim transformar o mundo.
Como os primeiros convidados não aceitaram o convite, o rei mandou que convidassem outros, abriu-se a porta para todos que quisessem participar.
Os servos que vão procurar convidados para a festa são os profetas que Deus enviou ao longo dos anos da história da Salvação. Também os Apóstolos e todos os outros pregadores do Evangelho que não se cansam de chamar e convidar, mas não são ouvidos e muitas vezes maltratados e até mortos.
“Todos os que encontrardes...” O convite é geral, Deus quer que todos os homens se salvem e dá a todos os meios necessários para isso. Ninguém está excluído deste banquete, por isso manda convidar todos. Saindo para as ruas seus servidores reuniram todos que encontraram. A sala ficou repleta de bons e maus. Quando o rei chegou notou uma pessoa sem a veste nupcial, o rei então mandou que o retirasse da festa.
Qual o significado da veste nupcial? Ela representa a graça santificante que recebemos no batismo e conservamos pela prática das virtudes, a vivência dos ensinamentos de Jesus. São as disposições morais requeridas para participar do reino. Se praticarmos todos os atos externos da religião, apenas os ritos, sem estar revestidos dessa graça e dessas virtudes, a mensagem de Jesus não entra na nossa alma, continuamos os mesmos, sem mudança, sem conversão, sem compromisso com Jesus e nos tornamos merecedores do inferno. Quando Jesus se refere ao lugar de trevas e ranger de dentes designa, tradicionalmente, o inferno. O fogo e ranger de dentes é um jeito de explicar a ausência de Deus.
Conclusão: Jesus quer ensinar que os primeiros convidados foram os judeus, o antigo povo de Deus, escolhido, cuidado por Deus (a vinha), mas não aceitaram os contínuos convites que o Senhor lhes fez para que entrassem no Reino que Jesus veio instalar. Em seu lugar foram chamados aqueles que não faziam parte do povo eleito e que aceitaram o convite, mas há uma exigência praticar boas obras e hábitos puros. A fé exige compromisso e a prática do bem. “A fé sem obras é morta”.
A Igreja Católica que significa Universal é para todos os povos, raças e nações, como disse Jesus aos apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mt 28,19). Deus a fez para abrigar, acolher os homens de todos os tempos e todos os lugares. Sua doutrina é sempre a mesma. Ela está espalhada em todo o mundo. Não exclui ninguém de sua missão o convite é para todos os povos e nações, o Salvador Jesus morreu por todos, a sua Igreja foi instituída para acolher a todos que desejarem ser seus discípulos, que O amarem como seu Salvador e Senhor de sua vida.
Há muitos cristãos, materializados, que se ocupam somente dos bens desse mundo, desprezando o banquete eucarístico, os bens espirituais e eternos que a Igreja nos oferece. Muitos cristãos querem viver sua fé sem compromisso. Querem os benefícios da Igreja apenas nos momentos de necessidades.
O banquete que Jesus se referia é a Eucaristia e as graças espirituais que Ele nos oferece sempre. Para recebermos os sacramentos da Igreja é necessário nos revestirmos do “homem novo”, veste que recebemos no nosso batismo. Precisamos nos revestir de Jesus, de sua graça, ser como Ele: amoroso, justo, misericordioso, bondoso, solidário, fiel, puro, verdadeiro, modesto, humilde, perdoar. Para participarmos da festa, desse banquete devemos estar vestidos com essa veste. É o traje da justiça e quem não se vestir com esse traje não poderá participar da festa. Quando Jesus diz “muitos são os chamados, poucos os escolhidos” não quer dizer que Jesus exclui, somos nós que negamos o seu convite ou nos recusamos a nos comprometer com Ele, recusamos trabalhar na messe do Senhor para que todos escutem e acolham a mensagem de Salvação trazida por Jesus. 

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes
          
        


Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir