.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

-Hipócrita!-José Salviano

27 de Outubro de 2017Cor: VerdeEvangelho - Lc 12,54-59 
 Naquele tempo:  54Jesus dizia às multidões:  'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente,  logo dizeis que vem chuva.  E assim acontece.  55Quando sentis soprar o vento do sul,  logo dizeis que vai fazer calor.  E assim acontece.  56Hipócritas! Vós sabeis interpretar  o aspecto da terra e do céu.  Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?  57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?  58Quando, pois, tu vais com o teu adversário  apresentar-te diante do magistrado,  procura resolver o caso com ele  enquanto estais a caminho.  Senão ele te levará ao juiz,  o juiz te entregará ao guarda,  e o guarda te jogará na cadeia.  59Eu te digo: daí tu não sairás,  enquanto não pagares o último centavo.' Palavra da Salvação. (CNBB).




Jesus não tinha medo de dizer na cara dos líderes judaicos que eles eram HIPÓCRITAS. E por que eles eram assim? Acontece que para eles, religião e política não se diferenciavam. Era tudo uma coisa só. Ao longo dos tempos, o povo hebreu foi modificando os mandamentos que lhes fora dado por Moisés, chegando ao ponto de misturar seus interesses com a religiosidade. Eles confundiam as duas coisas, de modo que a religião resultou desfigurada, com muitos preceitos, porém sem caridade. Pelo contrário, exploravam os pobres em seus benefícios e o pior, faziam isso em nome de Deus.Os mesmos líderes religiosos, eram os donos do poder.
Imagine uma coisa dessa nos dias de hoje! Dê uma olhadinha lá em cima, como agem aqueles que detêm o poder! O que fazem? Caso você esteja alienado, ou seja, alheio ao que se passa, é só assistir os noticiários.HIPÓCRITA é todo aquele e aquela que vivem uma coisa e acredita em outra. São aqueles que falam bonito e fazem exatamente o contrário.
A hipocrisia é uma mentira! É viver uma mentira deslavada, que muitas vezes está sendo notada por muitos ou por quase todos.  É tentar tampar o Sol com uma peneira. É querer enganar os demais com discursos bonitos e palavras decoradas, argumentos deslizantes, inconsistentes, mentirosos, etc.O hipócrita tenta parecer verdadeiro, porém, não passa de um grande mentiroso, falso, que só defende os seus próprios interesses, e leva uma vida egoísta, sendo ALHEIO, INDIFERENTE AOS PLANOS DE DEUS.Jesus nos diz hoje que devemos interpretar os tempos presentes. Não podemos fazer uma catequese mostrando somente os tempos passados, mesmo que sejam dos tempos de Jesus, e ignorar o que acontece hoje aqui na nossa sociedade, no nosso país. Precisamos pisar no chão. Precisamos estar ligados nos acontecimentos de hoje, como o fez o Mestre. Seus ensinamentos foram todos baseados na realidade daquele povo sofrido. E podemos ver claramente isso através das suas parábolas.
O semeador saiu a semear.  O bom pastor. O bom samaritano, todas elas foras reflexões tiradas do dia a dia daquele povo.
Então, meus irmãos, por que nós, catequistas de hoje ficamos ignorando o nosso dia a dia?  Jesus não fez isso!  E aí? Somos seus seguidores ou o que?Antigamente se dizia que o catequista deveria ter o jornal numa das mãos e a Bíblia na outra mão.  Hoje, como ler jornal é uma realidade quase extinta, poderíamos dizer que o catequista é aquele que se prepara estando de olho nos noticiários da T.V. usando o computador, e tudo o mais, que lhe forneça informação do mundo em seu redor, e, é claro, a Bíblia, que não sai do seu lado, da sua mente.O catequista, além de buscar a sua própria salvação, busca a salvação dos irmãos e irmãs. É aquele que assimila, e pratica a palavra, e as notícias, a luz do espírito de Deus, e em seguida procura levar esta experiência de vida e de Deus, para a irmã, para o irmão.Você é uma, um desses, então parabéns! Este é o caminho certo.  Tenha um bom dia. José Salviano   

Nenhum comentário:

Postar um comentário