.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Em dia de sábado-Helena Serpa

3 de Novembro de 2017 - 6ª-feira da 30ª Semana do Tempo Comum
Romanos 9,1-5 - “ pelos infelizes que ainda não creem”

Motivado pelo Espírito Santo São Paulo exprime a sua grande tristeza em vista da recusa do povo judeu ao seguimento de Jesus. Sabedor de que Jesus viera para salvar primeiramente o povo de Israel e que eles tinham a prioridade na filiação divina, pois o próprio Cristo pertencia à sua raça, ele lamenta profundamente a incompreensão dos seus conterrâneos e desabafa a sua angústia. Da mesma forma nós, hoje também nos sentimos tristes e amargurados quando percebemos que dentro da nossa família ou do nosso círculo de amizade existem aqueles (as) que não compreendem quão grande graça estão desperdiçando porque ainda não aceitaram o convite de seguir a Cristo. Temos em nossas mãos o maior tesouro do mundo, fomos inseridos no grande mistério de amor de um Deus que morreu por TODOS, no entanto, muitos ainda estão na ignorância e incompreensão. O mesmo Espírito Santo que motivou São Paulo nos inspira também hoje para que intercedamos pelos infelizes que ainda não creem. Não podemos perder a esperança, pois o Senhor não deixará que se perca nenhum daqueles (as) por quem nós advogamos! – Você também se entristece pela recusa de pessoas da sua família em seguir a Jesus? – Você intercede por elas? – Você mantém acesa a chama da esperança ou você já desistiu de esperar?

Salmo - Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Jerusalém é a cidade santa na qual Deus habita e tem a Sua proteção. Todos os que acolhem o Senhor e aceitam o Seu chamado são também como uma cidade para a qual Ele tem preparado segurança, paz e alimento! Quando nos deixamos ser morada do Senhor nós sentimos o Seu carinho e caminhamos seguros dentro dos Seus preceitos. Por isso, podemos glorificá-Lo com cânticos de louvores.

Evangelho - Lucas 14,1-6 - “ em dia de sábado”

Jesus nos ensina a ser coerentes nas nossas ações e não deixar para fazer depois o bem que podemos fazer hoje. Desse modo, Ele nos dá exemplo de como permanecer firme nas horas em que precisamos enfrentar todos os olhares e críticas a fim de tirar alguém da adversidade. Quantas vezes deixamos de realizar alguma boa obra porque o dia não nos é conveniente ou porque as regras do mundo não nos permitem fazê-lo e temos receio de que nos critiquem! Quanto medo nós temos hoje de ajudar a alguém porque podemos estar caindo em alguma emboscada! Nem sequer paramos para escutar as pessoas, quando estamos na Igreja, ou muito ocupados (as) na nossa oração! Mesmo já tendo descoberto o reino de Deus e de querer servir ao Senhor, nós ainda damos muito crédito às normas dos homens e aos comentários das pessoas que observam as nossas ações.  Jesus não escolhia dia, hora nem lugar para envolver-se com aqueles que Dele se aproximavam, pelo contrário, Ele até os procurava com o olhar e mesmo sem que o pedissem Ele os tocava e curava-os, ainda que fosse “dia de sábado”.  O dia de sábado pode significar também algo que o mundo recrimina e proíbe. – E você tem tido medo de ajudar as pessoas para não se envolver em alguma trama? – Qual será o dia ideal para se fazer o bem? – Você tem medo de comentários maldosos quando faz o bem “em dia de sábado”?   - O que será para você o dia de sábado?


3 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento3 de novembro de 2017 às 07:39

    O Evangelho de hoje nos mostra que não devemos ter apego à letra fria da Lei, em detrimento do maior mandamento, o do amor ao próximo, mas, ao contrário, devemos submeter todas as demais regras, civis ou religiosas, ao mandamento do amor, inclusive e principalmente ao “inimigo”, àqueles que é mais difícil amar.
    Obrigado Senhor, obrigado Helena pelas belas reflexões que muito auxiliam o entendimento da Palavra e a atualizam.

    ResponderExcluir