.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

“VÓS OUVISTES O QUE FOI DITO PELOS OS ANTIGOS: “NÃO MATARÁS!” – Olivia Coutinho

 

Dia 09 Junho de 2016

 

Evangelho de Mt 5,20-26

 
Distanciamos de Deus, quando não praticamos a sua justiça, e distantes de Deus, ficamos vulneráveis, sujeitos a cairmos  nas ciladas preparadas pelo o inimigo que tenta a todo momento, nos tirar do caminho de Deus, nos distanciando da nossa verdadeira origem!  
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, é a continuação do evangelho de ontem.  
No texto, Jesus continua  nos alertando  sobre  o perigo que corremos, quando   abandonamos a justiça de Deus para vivermos  a “justiça” dos homens!
 “Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei  e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.”
A justiça dos homens não é igual para todos, disso, todos nós sabemos, basta acompanharmos os noticiários. Já a justiça de Deus é abrangente,  a lei de Deus é a lei do amor, a lei da inclusão!
Em momento algum,  Jesus incitou  os discípulos a descumprirem as leis civis, Jesus tinha consciência da importância da lei, que Ele condenava,  era o rigor dos fariseus e mestres da lei, o legalismo, isto é, o respeito  minucioso da lei e o desrespeito deles  para com o povo.
O  legalismo, é um instrumento de alienação e opressão, que tem como pano de fundo cegar o povo diante dos seus direitos.
Fariseus e mestres da lei  colocavam  as leis acima da vida, como não poder ajudar uma pessoa em dia de sábado.Eles se apresentavam como pessoas puras, limpas, mas o seu interior não correspondia às aparências, por dentro, eles eram cheios de maldades, rigorosos nas leis e  distantes do mandamento maior: o mandamento do amor!
Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: “Não Matarás.”
É no pensamento, que está a raiz de todo o mal, e Jesus  vem nos ensinar como cortar o mal pela raiz, eliminando tudo o que pode nos levar a tirar a vida do outro!
Tirar a vida de alguém, não significa somente assassiná-la, começamos a tirar a vida de uma pessoa, quando matamos o seu sonho, quando lhe dirigimos palavras ofensivas, desaguando a nossa ira sobre ela!
A palavra, que sai da nossa boca,  tem força, tanto para o bem, como  para o mal, uma palavra  bem dita, eleva uma pessoa, enquanto que uma palavra mal dita, pode destruí-la! Difamar uma pessoa, é sem dúvida, um ato destrutivo.
O antigo Testamento diz:  “não matarás”, Jesus vem nos dizer  o mesmo, nos propondo algo de concreto, uma vida no amor!
O amor  é a arma mas poderosa  que o ser humano pode carregar  em si, uma arma que desarma qualquer adversário, que interrompe o circulo vicioso da vingança!
Precisamos reaprender a amar, pois o amor recria vida, abre caminhos, nos faz esvaziarmos de nós mesmo, para irmos ao encontro do outro!
Se  somos filhos do amor, amor devemos ser!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário