.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de junho de 2016

-SÃO PEDRO E SÃO PAULO-José Salviano

SÃO PEDRO E SÃO PAULO
SOLENIDADE

3 de Julho – c

1ª Leitura - At 12,1-11

Salmo 33

2ª Leitura - 2Tm 4,6-8.17-18


Evangelho - Mt 16,13-19


Hoje a Igreja celebra a festa de Pedro e Paulo, duas colunas básicas da nossa fé. Depois de Jesus, são eles que representam a força da nossa crença. Por que a fé que professamos hoje, é uma herança do trabalho missionário dos apóstolos, especialmente de Pedro e de Paulo.
Pedro foi o primeiro a divulgar os ensinamentos de Cristo, espalhando por muitos lugares a fé, e com isso ele fundou a Igreja primitiva.
Paulo, que de perseguidor dos cristãos passou a ser perseguido pelo fato de proclamar a fé.


PRIMEIRA LEITURA
Pedro estava dormindo do lado de dois fortes soldados. Havia mais soldados nas portas da prisão...
As correntes se soltaram...  o portão abriu-se sozinho...
Você quer mais? Quer mais demonstração do poder de Deus em ação?
O poder de Deus libertou Pedro naquela noite de forma espetacular.
É esse mesmo poder que acompanha a Igreja, libertando-a de todas as amarras e correntes do mundo. Esse mesmo poder que dá forças aos sacerdotes para resistirem a todos os convites e tentações, para largar a sua missão, e seguir as enganações, ou caminhos e estradas tortuosas do mundo.
É esse poder que nos liberta de nossas correntes.  Aquelas que nos prendem ao vício, ao desequilíbrio moral, ao egoísmo, a ambição, a corrupção, enfim, a uma vida sem Deus, voltada para os bem materiais, e ao prazer pelo prazer.
Só Deus por meio de Jesus pode fazer este milagre. Só o infinito poder que soltou as correntes e abriu o portão, e que não deixou os guardas daquela prisão impedir a fuga de Pedro, só esse poder infinito pode nos libertar de tudo o que nos impede de sermos cristãos autênticos!
Senhor!  Faça um milagre desses também na minha vida!  Liberta-me de todas as minhas prisões!
Senhor Jesus! Liberta os nossos jovens de todas as suas prisões. Eles estão hipnotizados pelo mal, eles não sabem o mal que estão fazendo para si mesmos e para todos os seus entes queridos!

SALMO

SEGUNDA LEITURA
Paulo incansável missionário, apóstolo enviado por Deus, apóstolo que se dedicou plenamente a Causa do Reino, com a orientação e proteção de Deus.
É interessante lembrar aqui, que Paulo não foi um dos discípulos que seguiu Jesus. Pelo contrário, Paulo a serviço do poder Romano que dominava aquela região, fazia uma perseguição feroz aos cristãos.
E naquele dia quando se dirigia a mais uma tarefa perseguidora, na estrada de Damasco, Jesus com sua mão forte o interpela, dizendo:
Paulo, por que me persegues, e o convida a mudar de lado. Convida-o a conversão, a mudar de direção, e passar a ser um agente, um missionário a serviço do Reino de Deus, para a salvação da humanidade.
Queridas e queridos irmãos. Hoje Jesus está também convidando a cada um de nós a mudar o rumo da nossa vida, a largar o pecado, o egoísmo, as ambições exageradas dessa vida passageira, e nos dedicar ao serviço do Evangelho, com a graça e com o poder da Santíssima Trindade.
Paulo na Estrada de Damasco aceitou a proposta de Cristo, e de perseguidor dos cristãos, passou a divulgar os ensinamentos de Jesus por todos os cantos com muita coragem e determinação, sem medir esforços e dificuldades as quais foram muitas, até o seu martírio final.
E quando esse momento estava próximo, Paulo em sua carta a Timóteo, uma demonstração de orgulho pelo prazer do dever cumprido, dizendo: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida e conservei a fé”. Paulo, depois da experiência dom Deus na estrada de Damasco, passou a ser um homem repleto do Espírito Santo, o que lhe dava aquela coragem capaz de enfrentar a todas as diversidades, principalmente os poderosos da época, contrários ao cristianismo e a Igreja que se iniciava.
Meus irmãos, e irmãs. É assim que devemos ser. Não importa as dificuldades que enfrentamos no nosso dia a dia, a fé deve ser guardada, preservada, como o fez Paulo. E ele sintetiza a sua coragem e dedicação ao serviço do Reino com essas frases que nos convida a repeti-las diariamente e praticá-las:
“Tenho por lixo tudo o que não for Cristo Jesus”. “Para mim, viver é Cristo”. “Tudo posso naquele que me conforta”.
Sigamos os passos de Paulo, pois esse mundo está se despencando! Esse mundo está precisando de muitos Paulos, e nós, o que estamos esperando?
Até quando vamos ficar aqui parados, presos nas correntes da nossa pouca fé, da nossa indiferença, da nossa falta de coragem, da nossa falta de confiança em Deus?
Vamos, minhas irmãs, e meus irmãos! O mundo precisa de nós. Do nosso empenho, da nossa CATEQUESE, a exemplo da catequese espetacular do corajoso Paulo!

EVANGELHO
Hoje celebramos também o dia do Papa, o sucessor de Pedro. O Papa é o representante maior de Jesus na Terra. O Papa é um homem como qualquer outro, porém, com uma diferença. Ele, assim como Pedro, é um escolhido para apascentar o rebanho de Cristo.
Todo o cristão tem o dever de respeitar e seguir as suas orientações, e principalmente o dever de rezar por ele.
O Papa é guiado pelo Espírito Santo. Por isso, ao se seguirmos o Papa, estamos também seguindo o Espírito de Deus.
Pedro foi considerado pedra por Jesus. Pedra que formou o alicerce, a base de construção da Igreja. A importância de Pedro e de Paulo é gigantesca. Foram eles que enfrentando muitas adversidades, iniciaram a construção da Igreja criada por Jesus. 
Jesus ao dizer a Pedro: Tu és pedra, quis dizer que ele seria a pedra do alicerce sobre o qual seria construída a Igreja. Quis expressar que ele, Pedro, aquele que o negou três vezes, seria o primeiro papa da sua Igreja.
Pedro que liderava o grupo dos discípulos, depois apóstolos, apesar das três negações naquela noite, foi um grande seguidor de Jesus.
Ele foi uma das primeiras testemunhas da ressurreição do Mestre;
Exerceu grande capacidade de liderança no grupo dos escolhidos por Jesus;
Não quis deixar que Jesus lavasse os seus pés. Porém, ao ouvir a explicação de Jesus sobre aquele ato, pediu para que lhe lavasse o corpo todo;
Em um ato de coragem e proteção ao Filho de Deus, Pedro puxa a espada e corta a orelha daquele soldado que veio para prender Jesus;
No dia da transfiguração, ele pede autorização a Jesus para construir tendas bem ali, para continuar a saborear aquele momento de espetacular experiência divina;
E entre outras demonstrações de fé e coragem, foi Pedro quem disse:
A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna
Prezadas irmãs, e irmãos. As vidas de Pedro e de Paulo, nos leva a refletir sobre o comodismo da nossa prática de fé. Estamos mesmo engajados no projeto de Deus? Seríamos capazes de dar a nossa vida pelo Evangelho? Até que ponto somos fiéis a Deus? Eles evangelizaram nas mais difíceis situações. Enquanto nós, fazemos o mesmo com todo conforto, temos microfones para poupar a nossa voz, temos transportes a toda hora, temos projetor de slides, temos energia, água encanada, entre outras infraestruturas que Pedro e Paulo não tinham.  Mesmo assim, alegamos cansaço e falta de apoio no nosso desempenho para servir a Deus pela catequese.
Que Deus faça de nós o que fez a Paulo na estrada de Damasco, e que nos transformemos em anunciadores corajosos do Evangelho, e sejamos imitadores e seguidores de Pedro e Paulo, para que continuemos na nossa missão de transformar o mundo!


Tenha um bom domingo, José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário