30/06/2016
Tempo Comum - Anos Pares
XIII Semana - Quinta-feira
Lectio
XIII Semana - Quinta-feira
Lectio
Primeira leitura: Amós 7, 10-17
Naqueles dias, 10Amacias, sacerdote de Betel,
mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: «Amós conspira contra ti, no meio da
casa de Israel. A terra não pode suportar mais os seus oráculos. 11Pois Amós
disse o seguinte: ‘Jeroboão morrerá pela espada e Israel será deportado para
longe da sua terra.’» 12Amacias disse, então, a Amós: «Sai daqui, vidente, foge
para a terra de Judá e come lá o teu pão, profetizando. 13Mas não continues a
profetizar em Betel, porque aqui é o santuário do rei e o templo do reino.»
14Amós respondeu a Amacias: «Eu não era profeta, nem filho de profeta. Era
pastor e cultivava frutos de sicómoros. 15O Senhor pegou em mim, quando eu
andava atrás do meu rebanho, e disse-me: ‘Vai, e profetiza ao meu povo de
Israel’. 16Ouve, pois, agora, a palavra do Senhor: Tu dizes-me: ‘Não profetizes
contra Israel, nem profiras oráculos contra a casa de Isaac.’ 17Por isso, diz o
Senhor: ‘A tua mulher será desonrada na cidade, os teus filhos e as tuas filhas
cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel; tu morrerás numa terra
impura, e Israel será levado cativo para longe da sua terra!’»
A pregação de Amós tinha despertado as
consciências adormecidas das classes dirigentes de Israel. Amasias, cansado das
denúncias e ameaças do profeta, tenta liquidá-lo apresentando-o ao rei como
simples conspirador da casa real e do estabelecimento do povo na terra prometida.
Nada diz sobre os verdadeiros fundamentos das ameaças do homem de Deus, isto é,
sobre o pecado e a necessidade de conversão. E, sem esperar pela palavra do
rei, Amasias dá ordem de expulsão a Amós: «Sai daqui, vidente, foge para a
terra de Judá e come lá o teu pão, profetizando» (v. 12). As palavras do
sacerdotal de Betel são insultuosas, como se Amós andasse a servir-se da sua
missão profética para sobreviver, como outros faziam em Israel. Por isso,
responde com o testemunho de uma identidade legitimada e querida por Deus: «Eu
não era profeta, nem filho de profeta… O Senhor pegou em mim, quando eu andava
atrás do meu rebanho, e disse-me: ‘Vai, e profetiza ao meu povo de Israel’»
(vv. 14-15). Amós não é, pois, um qualquer ganha-pão profissional. Podia viver
folgadamente do seu trabalho. Foi o Senhor que o tirou detrás do seu rebanho e
o enviou a profetizar.
Evangelho: Mateus 9, 1-8
Naquele tempo, 1Jesus subiu para um barco,
atravessou o mar e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe um paralítico,
deitado num catre. Vendo Jesus a fé deles, disse ao paralítico: «Filho, tem
confiança, os teus pecados estão perdoados.» 3Alguns doutores da Lei disseram
consigo: «Este homem blasfema.» 4Jesus, conhecendo os seus pensamentos,
disse-lhes: «Porque alimentais esses maus pensamentos nos vossos corações? 5Que
é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados te são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e
anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder
para perdoar pecados - disse Ele ao paralítico: ‘Levanta-te, toma o teu catre e
vai para tua casa.» 7E ele, levantando-se, foi para sua casa. 8Ao ver isto, a
multidão ficou dominada pelo temor e glorificou a Deus, por ter dado tal poder
aos homens.
A cura do paralítico é-nos contada pelos três
Sinópticos. Como em outros casos, também aqui Marcos está por detrás dos
relatos de Mateus e de Lucas. Mateus, mais uma vez, estiliza a cena,
reduzindo-a ao essencial. A chave para descobrirmos a intenção do evangelista
está nas palavras: «Vendo Jesus a fé deles, disse ao paralítico: «Filho, tem
confiança, os teus pecados estão perdoados» (v. 2). Jesus tem poder para
perdoar os pecados. A cura do paralítico prova-o. Mas Jesus dá outra prova
desse poder: sabe o que os escribas estavam a pensar, sem que ninguém lho
tivesse dito. Por conseguinte, Jesus tem um poder sobre-humano, sobrenatural,
concedido pelo Espírito. E assim se revela a sua dignidade única e se justifica
o seu poder único, que Lhe permite perdoar pecados. A multidão compreende e dá
glória a Deus «por ter dado tal poder aos homens» (v. 8).
O poder Jesus para perdoar pecados foi comunicado à Igreja e, dentro da Igreja, aos homens escolhidos por Ele para desempenharem directamente a missão do perdão. O poder de perdoar os pecados é inseparável da pessoa de Jesus e da sua Igreja.
O poder Jesus para perdoar pecados foi comunicado à Igreja e, dentro da Igreja, aos homens escolhidos por Ele para desempenharem directamente a missão do perdão. O poder de perdoar os pecados é inseparável da pessoa de Jesus e da sua Igreja.
Meditatio
Amós anunciava catástrofes terríveis. As suas
palavras não eram agradáveis de ouvir. Predizia a ruína de Israel, a morte de
Jeroboão, o exílio do povo. Por isso, foi considerado um adversário político da
casa de Jeroboão e, por conseguinte, “aconselhado” a ir-se embora. O sacerdote
de Betel disse-lhe: «Sai daqui, vidente, foge para a terra de Judá e come lá o
teu pão, profetizando. Mas não continues a profetizar em Betel, porque aqui é o
santuário do rei e o templo do reino» (vv. 12-13). Ao anunciar os castigos de
Deus, o profeta Amós é considerado um homem politicamente perigoso. Por isso, é
mandado para o exílio. O mesmo acontece com Jeremias: quando anuncia a queda de
Jerusalém, a destruição do templo, é considerado um derrotista, um homem
politicamente suspeito, sendo preso e ameaçado de condenação à morte. E assim
se calam os profetas, na ilusão de que, uma vez silenciados, não se concretizem
as ameaças anunciadas. Mas, quem assim pensa e faz, só acrescenta pecado ao
pecado, atraindo um castigo maior. Por isso, a melhor atitude é tomar a sério
as palavras dos enviados de Deus, convertendo-se. Foi a atitude do rei e da
povoação de Nínive, quando Jonas lá foi pregar: «Os habitantes de Nínive
acreditaram em Deus, ordenaram um jejum e vestiram-se de saco, do maior ao
menor» (Jn 3, 5). Os ninivitas procuraram remédio eficaz contra os perigos
anunciados pelo profeta. Assim, «Deus viu as suas obras, como se convertiam do
seu mau caminho, e, arrependendo-se do mal que tinha resolvido fazer-lhes, não
lho fez» (Jn 3, 10). Também nós podemos tomar uma das duas atitudes, quando
escutamos qualquer aviso da parte de Deus, através de um homem de Deus, de uma
leitura ou de um acontecimento. Ignorar a mensagem pode ser uma atitude fácil.
Mais fácil ainda pode ser criticar os pastores da Igreja ou os superiores que
no-las comunicam. Mas a melhor e mais útil atitude será acolher a graça da
conversão. Quando o Senhor nos quer purificar, faz-nos chegar diferentes formas
de aviso. Nesses casos, convém tomar a sério o salmo: «Hoje, se escutardes a
sua voz, não endureçais os vossos corações» (Sl 95, 7-8). Os avisos de Deus são
inspirados pelo seu amor para connosco. Quer que nos convertamos para nos conduzir
à vida em plenitude.
O perdão do pecado, plasticamente realizado na cura do paralítico, significa o poder do Filho do homem na terra, que inaugura uma nova criatura, um novo povo, novos céus e nova terra. Mas tudo passa pelo acolhimento do convite à conversão: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho» (Mc 1, 15).
Também na vida do religioso há sempre a necessidade da renovada conversão, proposta na catequese apostólica. Os Apóstolos falam de conversão a cristãos que já têm experiência de uma prolongada permanência na Igreja... Pode ser o nosso caso. Há muito que somos cristãos. Há muito que somos consagrados. Mas «primado do amor exige uma conversão permanente» (Cst 95). Jamais estaremos completamente mortos para o «homem velho» e revestidos do «homem novo» (cf. Ef 4, 22-23). Quantas vezes, temos de fazer nossa a súplica que se inspira na oração do velho Tobias: «Converte-me, Senhor, e converter-me-ei a Ti» (cf. Tb 13, 6). Se lermos as sete cartas aos sete bispos das igrejas da Ásia Menor (cf. Apoc 2-3) recolhemos esta preocupação de fundo: acordar o primitivo fervor, porque chegou um período do cansaço, da má doença da habituação; pende sobre nós o risco da tibieza. É o Espírito de Jesus que fala. Há que escutá-lo!
O perdão do pecado, plasticamente realizado na cura do paralítico, significa o poder do Filho do homem na terra, que inaugura uma nova criatura, um novo povo, novos céus e nova terra. Mas tudo passa pelo acolhimento do convite à conversão: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho» (Mc 1, 15).
Também na vida do religioso há sempre a necessidade da renovada conversão, proposta na catequese apostólica. Os Apóstolos falam de conversão a cristãos que já têm experiência de uma prolongada permanência na Igreja... Pode ser o nosso caso. Há muito que somos cristãos. Há muito que somos consagrados. Mas «primado do amor exige uma conversão permanente» (Cst 95). Jamais estaremos completamente mortos para o «homem velho» e revestidos do «homem novo» (cf. Ef 4, 22-23). Quantas vezes, temos de fazer nossa a súplica que se inspira na oração do velho Tobias: «Converte-me, Senhor, e converter-me-ei a Ti» (cf. Tb 13, 6). Se lermos as sete cartas aos sete bispos das igrejas da Ásia Menor (cf. Apoc 2-3) recolhemos esta preocupação de fundo: acordar o primitivo fervor, porque chegou um período do cansaço, da má doença da habituação; pende sobre nós o risco da tibieza. É o Espírito de Jesus que fala. Há que escutá-lo!
Oratio
Senhor Jesus, como é forte e pura a tua palavra:
quem pode resistir-lhe? Como é grande o teu amor por nós: quem pode acolhê-lo
compreendê-lo totalmente, e corresponder-lhe em plenitude? Pai santo, a tua
misericórdia continua a parecer-nos fraqueza e o teu juízo, demasiado duro.
Manda-nos o teu Espírito, para que possamos corresponder ao teu amor, dando-lhe
o primeiro lugar na nossa vida. Que Ele nos ilumine, para que saibamos acolher
a nossa responsabilidade no teu juízo e a nossa fragilidade no teu perdão.
Assim poderemos dar-te graças e louvar-te pelas bênçãos com que,
permanentemente, nos cumulas. Amen.
Contemplatio
O reino de Deus sobre a terra realiza-se pela
penitência e pelo perdão dos pecados. - «Fazei penitência, pregava João
Baptista, porque o reino dos céus está próximo». – Isaías tinha dito: «Preparai
o caminho do Senhor, endireitai diante dele as suas veredas; enchei os vales,
abaixai as montanhas, aplanai as vias; então todo o homem verá a salvação que
vem de Deus». – Todo o país de Judeia, todos os habitantes de Jerusalém e todas
as regiões vizinhas do Jordão, vinham ter com João Baptista, confessando os
seus pecados, e baptizava-os no rio.
Esta pregação e este baptismo preparavam e figuravam o reino da misericórdia, o tempo em que os pecados seriam remetidos facilmente, seja pelo baptismo, seja pela penitência. (Leão Dehon, OSP 4, p. 218).
Esta pregação e este baptismo preparavam e figuravam o reino da misericórdia, o tempo em que os pecados seriam remetidos facilmente, seja pelo baptismo, seja pela penitência. (Leão Dehon, OSP 4, p. 218).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados» (Mc 9, 2).
«Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados» (Mc 9, 2).
| Fernando Fonseca, scj |
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