.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 19 de junho de 2016

-Tira primeiro a trave do teu próprio olho-José Salviano

20 de Junho

Evangelho - Mt 7,1-5



Esta frase significa que antes de criticar os outros, deveríamos olhar para nós, para dentro de nós, e fazer uma limpeza de toda a sujeira, fazer uma avaliação de quantos defeitos nós temos, e assim, veríamos que o outro e a outra não são mais erados do que nós. Todos somos defeituosos, e passíveis de cometer erros. Portanto, deveríamos ser mais condescendentes, deveríamos pegar mais leve com os defeitos dos nossos irmãos.
Porém, infelizmente, não é assim que acontece. Porque nós somos assim.  Com a intenção de nos mostrar como perfeitos aos olhos dos demais, muitas vezes concentramos as nossas energias, as nossas conversas em redor do mesmo assunto. Criticar, e apontar defeitos, com a desculpa de que estamos buscando a correção, em prol de uma administração perfeita. 
É verdade que Jesus nos ensinou a combater as injustiças, é verdade que precisamos corrigir os erros das pessoas, mas precisamos arrumar um jeito de fazer tudo isso como Jesus o fez. Com muita caridade. Lembrando sempre que amigo é aquele que vê os nossos defeitos, cita-os para nos corrigir fraternalmente e em seguida nos perdoa.   
Assim como o limiar da justiça e da vingança, o limite entre o bem e o mal,  polícia e bandido, estão próximos, a distância entre defender a justiça e julgar com nossos próprios conceitos, é apenas um pulo. Não podemos nos esquecer que também somos seres imperfeitos que cometemos erros uns atrás dos outros, e que não somos melhores que ninguém.
 "Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão."

Falar mal por falar mal, para nos mostrar melhor, ou perfeitos, e ou superiores, não é uma atitude de cristão, mas sim, pelo contrário, estamos mostrando a nossa fraqueza, nossa frustração, nossa inveja, numa atitude de competição desleal, numa atitude de quem não tem competência de ser melhor no que faz, e para compensar essa deficiência, procura desvalorizar os demais, principalmente aqueles que são do mesmo nível que nós.
Cuidado! Quem nos escuta falar mal de uma pessoa pode pensar: ele ou ela também será capaz de falar mal de mim para as pessoas.
Vamos administrar, combater as injustiças e  corrigir fraternalmente, mas não nos esqueçamos da caridade!


Um bom dia. José Salviano.
















Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentário dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir