.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Tudo irá passar, um dia!-Helena Serpa

17/06/2016  – 6ª. Feira – XI Semana do tempo comum  - 2 Reis 11, 1-4.9-18.20 – “ toda a autoridade aqui na terra é dada por Deus”
Há, no coração do homem uma luta perene entre a vontade de Deus e a sua vontade própria, que usa de todos os artifícios para usurpar e apoderar-se daquilo que Deus, nos seus desígnios, já predestinara. Nesta narrativa vemos que a rainha Atália, mãe de Ocozias, rei de Judá, desejando usurpar o seu trono, mandou exterminar a família real. O que ela não imaginava era que o seu reinado iria durar pouco tempo, pois um dos filhos do rei, de nome Joás fora salvo e mantido em segredo e iria assumir o seu lugar de direito. Assim, anos mais tarde, Joás foi ungido rei e recebeu novamente, as lanças e os escudos de Davi.  Muitas pessoas ainda hoje tentam apossar-se de cargos que dão prestígio, passando por cima dos outros esquecendo que toda a autoridade aqui na terra é dada por Deus e que quando o Senhor designa alguém para assumir lugar de destaque Ele o faz com um propósito definido. Da mesma forma outros tentam desvirtuar aqueles que são chamados para edificar o reino de Deus aqui na terra. De alguma forma Deus trabalha para que a justiça seja feita e apesar das demoras e das aparentes situações de desesperança Ele sempre age para que seja retomado o plano previsto por Ele. Para isso Ele se vale das pessoas como o fez por meio de Josaba o qual teve a iniciativa de esconder a criança que seria, mais tarde, rei de Judá. Somos também instrumentos do Senhor, trabalhando para que a Sua justiça aconteça aqui na terra quando cooperamos com o Seu plano de salvação.  Estar atento aos Seus acenos é nossa missão, pois, em algum momento, Ele pode necessitar de nós para reconquistar o reino dos céus para os Seus filhos que estejam sendo massacrados pelo mundo. Assim como Josaba (irmã do rei Ocozias), qualquer um de nós pode ser escolhido (a) pelo Senhor para “esconder alguém” da ira do mundo, e, mais tarde, reconquistá-lo para o reino de Deus. O Senhor quer salvar os Seus filhos. Muitos Joás existem por aqui expostos às investidas do inimigo.   – Você conhece alguém que está sendo preso pelo inimigo de Deus? – O que você poderá fazer por ele? – Você tem coragem de se expor para tentar salvar alguém das garras do mundo? – Como você age quando deseja conquistar algo que lhe atrai?


Salmo 131 – “O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada”
Cada um de nós pode assumir a promessa feita a Davi de que um herdeiro, fruto do seu ventre seria colocado no trono. O herdeiro de Davi é Jesus Cristo e somos nós os Seus seguidores, seus eleitos. Consequentemente, somos Jerusalém onde Deus também nos deseja ter como Sua morada porque fazemos parte do povo com o qual Ele fez aliança. Portanto, cabe a cada um de nós perseverarmos nos preceitos do Senhor, para que possamos, eternamente, nos sentar no trono preparado para os Seus herdeiros.

Evangelho – Mateus 6, 19-23 – “Tudo irá passar, um dia!”

As coisas pelas quais lutamos no nosso dia a dia, assim como também o que vivenciamos e experimentamos são responsáveis pela nossa qualidade de vida aqui na terra. Este Evangelho faz um diagnóstico que identifica o mal que nos impede de ter saúde espiritual. Assim, contém uma receita com o remédio prescrito debelar a enfermidade que nos leva à depressão e ao vazio espiritual. Se trabalharmos e lutarmos por muito dinheiro, sucesso, status, se nos afadigarmos para adquirir bens materiais que nunca alcançam a marca do chegar, isto é, que não têm um limite, estaremos sendo inconsequentes, perseguindo um alvo ilusório que não tem consistência e no final da nossa vida restará somente o vazio.  Nós juntamos tesouro na terra quando procuramos agradar o mundo vivendo em função daquilo que ele valoriza como o dinheiro, a fama e o poder e esquecemo-nos de viver o amor, a fraternidade e a justiça.  Tudo irá passar, um dia! Por isso, Jesus nos alerta para o valor que atribuímos às riquezas materiais que nos desvirtuam e nos impedem de enxergar o nosso destino final. Diante dos conselhos de Jesus nós precisamos identificar com muita sinceridade qual o tesouro pelo qual estamos trabalhando e se os bens que buscamos com tanta ansiedade são verdadeiramente os que a nossa alma anseia ou apenas fazem parte dos desejos da nossa humanidade. Precisamos discernir se estamos amealhando dentro do nosso coração bens duradouros ou se estamos fazendo dele (coração), um celeiro das coisas que só nos servem para esta vida terrena. Se estivermos vivendo assim, com certeza, o tesouro, material que perseguimos deve estar ocupando um espaço precioso que deveria ser preenchido com os valores que permanecerão conosco até o céu.  No nosso coração nós abrigamos os nossos desejos, anseios, ideais, sentimentos. É nele onde é forjada a nossa mentalidade, o sentido pelo qual agimos e fazemos as coisas. As nossas boas ou más ações, o amor ou o desamor com que vivemos têm origem a partir dos nossos pensamentos, das nossas deliberações e resoluções.  É de dentro do nosso coração também que refletimos a luz que ilumina as nossas ações e reações. A nossa maneira de ver e entender as coisas, a nossa visão espiritual e emocional, dá o sinal para que saibamos se a luz que existe em nós, é escuridão ou é fulgor e limpidez. O nosso ideal de vida e o objetivo das nossas ações darão o rumo da nossa caminhada, para o céu ou para fora dele    – Onde está o seu coração? – Qual o tesouro que você está guardando nele? – Qual é a sua razão de viver e de lutar? – Qual é a visão que você tem do mundo e das pessoas? – Você vê de acordo com a ótica de Deus? – Para você o que é que tem valor neste mundo? – Você tem consciência da brevidade da sua vida? – Os bens que você tem amealhado têm serventia para a outra vida?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento17 de junho de 2016 às 05:01

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma linda explicação do Evangelho, muito obrigado. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir