Sexta-feira, 9 de maio de 2014
3ª Semana da Páscoa
Santos do Dia:Beato de Beatenberg (eremita), Brynoth de Scara (bispo), Gerôncio de
Cervia (bispo, mártir), Gregório de Óstia (monge, bispo), Hermas de Roma
(bispo), João de Châlon (bispo), Pacômio de Tabenna (abade), Tudino de
Landevennec (abade), Vicente de Montes (abade).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 9, 1-20.
Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor.
Salmo responsorial: 116, 1-2.
Ide pelo mundo todo e proclamai o Evangelho.
Evangelho: João 6, 52-59.
Quem come deste pão viverá para sempre
Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor.
Salmo responsorial: 116, 1-2.
Ide pelo mundo todo e proclamai o Evangelho.
Evangelho: João 6, 52-59.
Quem come deste pão viverá para sempre
Jesus apresenta, de maneira simples, a
novidade escandalosa de sua entrega à necessidade de manifestar adesão para
receber o dom da vida plena. Seus interlocutores apresentam o absurdo, segundo
a lógica do mundo, desta afirmação de Jesus. Dar-nos de comer sua carne? É um
interrogante que não se pode entender, porque estão parados em plataformas de
compreensão muito distintas. Estão falando em frequências diferentes. Lembram
as afirmações de Jesus no texto do diálogo com Nicodemos e com a Samaritana?
No estilo literário de João, Jesus
aparece tecendo a ideia com um novelo de lã. Comer e beber - aderir e fazer
parte - na vida de Jesus e de sua Boa Noticia é uma forma de alcançar a vida
eterna. Sua carne e seu sangue - sua vida e sua proposta - é verdadeira e sacia
para sempre os que aderem a ele.
Quem come dessa carne e bebe do seu
sangue habita em Deus e é habitado por ele; expressão profunda de comunhão. A
relação entre o Pai e o Filho é o modelo a ser seguido. É o Pai, doador de
vida, quem sustenta esta corrente vital. Jesus se distancia e se diferencia do
pão do passado, que foi um sinal, mas que saciou somente a fome física e acabou
sendo alimento de morte pela incredulidade do povo. Este pão vivo que é ele
mesmo, é presença e vida para sempre.
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