Dia 12 de Dezembro de 2013
Evangelho Lc 1, 39-47
Tudo passa, tudo envelhece, mas o Natal do Senhor Jesus é sempre novo, pois a todo instante Jesus nasce e renasce nos corações daqueles que se abrem para acolher um irmão que sofre!
Maria, a mulher do puro amor, a escolhida entre os pobres para ser o primeiro sacrário de Jesus, nos diz com o seu exemplo de acolhimento aos sofredores, que um coração que acolhe os pequeninos do Pai, se faz manjedoura do Deus menino!
Ao dizer sim a Deus, Maria abriu mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus, colocando-se por inteira à serviço do seu Reino!
O evangelho de hoje nos apresenta Maria como modelo de vida cristã, um modelo a ser seguido por todos nós! Nossa vida, se pautada no seu exemplo, com certeza será uma vida fecunda!
Deus cativou Maria e ela se deixou cativar por Ele!Assim que recebeu o anuncio do Anjo de que ela seria a mãe de Jesus, Maria ficou sabendo também da gravidez de sua prima Isabel. Movida pelo o amor ao próximo, ela se pôs à caminho, indo ao seu auxílio.
Com este gesto abnegado de amor e serviço, Maria nos dá um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor é mais do que sentimento, mais do que palavras, o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades.
Subindo montanhas, carregando Jesus no seu ventre, Maria torna-se a primeira pessoa a levar Jesus ao outro, ou seja, a primeira discípula de Jesus!
O texto narra dois encontros marcantes, o encontro de duas mães; Maria e Isabel, uma se alegrando com a alegria da outra e juntas agradecendo a Deus pelo dom da fecundidade, mostrando-nos que o poder de Deus é infinito!
Neste encontro de mães, acontece também o encontro de duas crianças, que estavam sendo gestadas no ventre destas duas mulheres distintas, um encontro invisível, porém, sentido!
No ventre da jovenzinha de Nazaré, crescia Jesus, àquele que seria O Salvador do mundo. E no ventre antes estéril de Isabel, crescia João Batista, àquele que seria o grande profeta, o precursor que iria preparar o caminho para a entrada de Jesus na historia da salvação.
Ao se entregar totalmente à serviço de Deus, Maria participou da historia da libertação da humanidade, enfrentando todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado de dor, ela manteve-se de pé, aos pés da cruz.
Maria é a voz que grita na defesa dos pobres, de todos aqueles que buscam nela, força e coragem para lutar e vencer os “poderosos!”
Com Maria aprendemos que a humildade nos aproxima da perfeição e que ao dizermos "sim" a Deus, Ele nos transforma em “grandes” mesmo na nossa pequinês!
Podemos também, assim como Maria, louvar a Deus, dizendo: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”.
Que nossos corações estejam sempre iluminados com a luz da bondade que iluminou o coração de Maria, a grande defensora dos pobres e sofredores.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário