.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

OLHAR DE JESUS: UM OLHAR QUE COMPADECE DIANTE DOS QUE SOFREM! - Olívia Coutinho

 
Dia 09 de Junho de 2013 
 
Evangelho Lc 7,11-17  

Por onde  passamos, é comum deparamos com pessoas tristes, sem esperanças, pessoas carregando pesadas cruzes, necessitadas  do nosso auxílio para  se reerguerem.  E  nós, que dizemos seguidores de Jesus,  nem sempre  as enxergamos por estarmos focados nossos interesses pessoais.
Só quando experimentamos  uma intimidade maior com Jesus, é que tudo muda em nós, que os nossos interesses pessoais, passam a ser secundários diante às necessidades do nosso  irmão.
Assim como a chuva que cai de mansinho, despertando a semente que adormece nas profundezas  da terra seca, os ensinamentos de Jesus, vão  infiltrando lentamente em nossos corações, às vezes seco, despertando-nos  para a importância da solidariedade entre irmãos!
 Quando os ensinamentos de Jesus entram em nós, passamos a ter o olhar semelhante ao Dele, a observar as necessidades dos nossos irmãos.
 É o amor a Jesus, que nos transforma de indiferentes, a atentos a necessidade  do outro! O amor à Jesus,  nos move, nos torna sensíveis,  nos aproxima do irmão que sofre.
  O  evangelho de hoje, nos mostra a sensibilidade de Jesus, diante de uma viúva que levava seu único filho para ser sepultado.
Naquela época, a mulher era totalmente dependente do marido, quando  viúva, ficava a mercê do filho mais velho, pois quem herdava os bens deixados pelo marido era o primeiro filho homem e não a esposa, era  este filho que ficava encarregado de prover o seu sustento.
Conhecedor de toda esta situação, Jesus demonstra uma grande compaixão para com àquela viúva, pois Ele sabia, que além da dor de perder o único filho, ela  teria que enfrentar pela frente, sérias dificuldades por não ter quem cuidasse dela.
Fica claro para nós, que a grande preocupação de Jesus, não era com a morte daquele jovem, afinal, para Ele, a morte não é o fim, a sua preocupação era com a situação daquela viúva dali por diante.
Jesus devolve a vida àquele jovem, não com  o objetivo de que ele  voltasse a usufruir dos prazeres da vida terrena, mas  para ele estar a serviço da vida, isto é, cuidar de sua mãe. O que nos mostra, que o sentido da nossa vida, não se resume em vivermos somente para nós, mas em vivermos uns para os outros!
O relato deste evangelho, nos desperta sobre a importância de termos um olhar sensível, um olhar semelhante  ao olhar de Jesus  que  vê a necessidade do outro e age em seu favor.
Jesus tinha  um cuidado todo especial com os pequenos, principalmente com os órfãos e as viúvas, que eram, e ainda continuam sendo discriminados por uma sociedade capitalista que só visa lucro, um mundo, onde quem não produz é descartado.
O  texto de hoje, chama a nossa atenção para a importância de sermos solidários com as pessoas que sofrem.  Como filhos do mesmo Pai temos a responsabilidade de cuidar do outro, de ser apoio nos momentos difíceis, como nas perdas de entes queridos.  Tão importante quanto a nossa presença no sepultamente daquele que se vai, é cuidar daqueles que ficam, principalmente quando se trata de órfãos e viúvas.
   O que  deve chamar mais a nossa atenção neste episódio, não é  o milagre em si, e sim, o que moveu Jesus a realizar aquele milagre, que foi a sua sensibilidade diante daquele que sofre.
Devolvendo a vida ao filho daquela viúva, Jesus devolve a ela a sua dignidade, o seu sustento, poupando-a de ser mais uma vítima dos fariseus, acostumados a explorar as viúvas apoderando-se de tudo que de direito lhe pertencia.
Assim como Jesus compadeceu da viúva de Naim, ele compadece de todos que hoje,  se sentem cansados, aflitos, enfermos , marginalizadas.
Jesus  assume a  dor de cada um de nós, ajudando-nos a carregar as  nossas cruzes.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

Um comentário:

  1. Estou indo agora assistir a Missa deste Domingo,
    alegre e feliz após ler sua reflexão, obrigado.
    Antonio.

    ResponderExcluir