.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

"VÓS OUVISTES O QUE FOI DITO PELOS OS ANTIGOS: NÃO MATARÁS!” – Olivia Coutinho


Dia 13 de Junho de 2019

Evangelho de Mt5, 20-26

Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor!
O amor é força que nos move, e o que Jesus nos pede constantemente é que amemos uns aos outros com o mesmo amor que Ele nos ama!
O amor, quando vivido na prática, gera vida, nos une como irmãos, nos torna testemunhas vivas de Jesus no mundo, nos possibilitando  viver a nossa humanidade de forma divina!

Distanciamos de Deus, quando distanciamos daqueles que necessitam de nós, quando  não praticamos a sua justiça. Distantes de Deus, ficamos vulneráveis, sujeitos a cairmos nas ciladas preparadas pelo o inimigo que tenta a todo custo nos tirar do caminho de Deus.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, é a continuação do evangelho de ontem. 
No texto, Jesus nos alerta sobre o perigo que corremos, quando abandonamos a justiça de Deus para vivermos a “justiça” dos homens.
“Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.”
A justiça dos homens, não é igual para todos, disto, todos nós sabemos, basta acompanharmos os noticiários. Já a justiça de Deus, essa,  é abrangente, não exclui pessoas, a lei de Deus, é a lei do amor, a lei da inclusão...
Em momento algum, Jesus incitou os seus seguidores a descumprirem as leis civis, Jesus tinha consciência da importância da lei, o que Ele condenava, era o rigor dos fariseus e mestres da lei, o legalismo religioso, isto é: o respeito minucioso da lei e o desrespeito deles para com o povo.  
O legalismo, é um instrumento de alienação e de opressão, que tem como pano de fundo cegar o povo diante os seus direitos.
Fariseus e mestres da lei, colocavam as leis acima da vida, como não poder ajudar uma pessoa em dia de sábado. Eles se apresentavam como pessoas puras, limpas de bom coração, mas era só aparência,  por dentro, eles eram cheios de maldades, rigorosos nas leis, e distantes do maior...
“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: “Não Matarás.” É no pensamento, que está a raiz de todo o pecado, e Jesus vem nos ensinar como cortar este mal pela raiz, que é eliminando tudo o que pode nos levar a tirar a vida do outro. Tirar a vida de uma pessoa, não significa somente assassiná-la,  tiramos  a vida do outro, quando matamos o seu sonho, quando lhe dirigimos palavras ofensivas, desaguando a nossa ira sobre ele.
A palavra, que sai da nossa boca, tem força, tanto para o bem, quanto para o mal, uma palavra bem dita, levanta uma pessoa, enquanto que uma palavra mal dita, pode destruí-la. Difamar alguém é, sem dúvida, um ato destrutivo.
O antigo Testamento diz: “não matarás”, Jesus vem nos dizer a  mesma coisa, nos propondo algo de concreto, uma vida no amor: “amem-se.”
O amor é a arma mais poderosa que o ser humano pode carregar dentro si, é a arma, que desarma qualquer adversário, que interrompe o circulo vicioso da vingança.
Se dissermos que amamos a Deus, mas não vivemos o perdão, não praticamos a sua justiça, somos mentirosos, não o amamos.
Precisamos reaprender a amar, pois o amor recria vida, abre caminhos, quem ama é fiel a Deus, não troca  a sua justiça  pela justiça dos homens.

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir