.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Somos adúlteros quando cultivamos o mal no coração-Helena Serpa


21 DE JUNHO DE 2019

6ª FEIRA DA DÉCIMA SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - 2Cor 4,7-15


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,7-15
Irmãos: 7Trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé,
conforme o que está escrito: 'Eu creio e, por isso, falei', nós também cremos e, por isso, falamos, 14
certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus
e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15
E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão – “É Jesus quem transforma o nosso nada em tudo”
Nesta leitura São Paulo nos conscientiza de que o discípulo é operário do reino, por isso, tudo faz e tudo suporta pelo poder do Espírito Santo. Olhando para o alto e perseguindo o alvo, ele não se incomoda com as dificuldades. Diante do exposto podemos também ter consciência de que o poder de Deus é quem nos dará força para sustentarmos a luta. Mesmo afligidos, perseguidos, passando pelos maiores apuros, não somos vencidos nem perdemos a esperança. Não nos sentimos desamparados nem aniquilados porque a vida de Jesus se manifesta em nós. É Ele quem transforma o nosso nada em tudo. Todas as aflições e todas as dificuldades do nosso ministério são supridas pela fé. Quem nos sustenta é o espírito de fé: eu creio, por isso, falei. Esta palavra é luz para aqueles que pregam a ressurreição de Jesus.  Como Cristo passou pela morte e depois ressuscitou para sempre, nós também, apossados da sua graça alcançaremos a vida eterna, embora sejamos frágeis vasos de barro. As aflições pelas quais passamos não nos podem abater se estivermos firmados na graça de Deus e no poder do Espírito Santo, certos de que a nossa luta atrairá um maior número de pessoas para a glória de Deus. – Como você tem encarado as dificuldades do seu ministério? – Você se sente fraco ou forte? – Quem é que tem lhe sustentado? – Você prega porque crê? – Você tem convicção no que proclama?

Salmo - Sl 115,10-11. 15-16. 17-18 (R. 17a)

R. Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

10
Guardei a minha fé, mesmo dizendo: *
'É demais o sofrimento em minha vida!'
11
Confiei, quando dizia na aflição: *
'Todo homem é mentiroso! Todo homem!'R.

15
É sentida por demais pelo Senhor *
a morte de seus santos, seus amigos.
16
Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, +
vosso servo que nasceu de vossa serva; *
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!R.

17
Por isso oferto um sacrifício de louvor, *
invocando o nome santo do Senhor.
18
Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *
na presença de seu povo reunido.R.

Reflexão - A fé que nós temos não nos isenta do sofrimento, por isso, diz o salmista: “guardei a minha fé, mesmo dizendo: é demais o sofrimento em minha vida”. O sofrimento e a provação, no entanto, fazem crescer a nossa fé. Por isso, em vez de nos desesperarmos nós devemos ofertar um sacrifício de louvor e invocar o nome do Senhor todas as vezes que estivermos em apuros. Assim, nós estaremos cumprindo as nossas promessas ao Senhor na presença das pessoas e dando testemunho de que Ele nos sustenta.

 

Evangelho - Mt 5,27-32


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,27-32
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. 28Eu, porém, vos digo:
Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29
Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 3lFoi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. 32Eu, porém, vos digo:
Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “somos adúlteros quando cultivamos o mal no coração”
Na Palavra de Deus nós encontramos o mapa para alcançarmos a santidade! E é a Palavra do Senhor quem nos assegura que no casamento, homem e a mulher firmam aliança com Deus. Esta aliança é para sempre e nela eles se propõem a cooperar para a construção de um mundo mais justo e feliz.  A infidelidade gera infelicidade, a aliança rompida gera vidas quebradas, amor violado gera traição a Deus, por isso Jesus chama a nossa atenção para que tenhamos consciência do compromisso que assumimos com Ele. Porém, Jesus nos adverte: não somos adúlteros só quando agimos, mas também quando “desejamos”, quando “imaginamos”, quando contemplamos e cultivamos o mal dentro do nosso coração. O mal pode nos escravizar mesmo que não pratiquemos ações más, dependendo da nossa maneira de encarar e de ver as pessoas e as coisas.  O arrancar o olho  e a mão, a que Jesus se refere,  significam cortar pela raiz  os pensamentos, os sentimentos e as ações que nos são agradáveis mas que nos desvirtuam do caminho  de Deus.  Os nossos julgamentos pelas aparências, os sentimentos de ódio e rancor que guardamos dentro do coração, as manifestações interiores de orgulho e de inveja que ruminamos quando ambicionamos as riquezas do mundo, são ocasiões de pecado. Por isso, Jesus, nos manda jogar fora.    – Qual é a visão que você tem das pessoas e dos acontecimentos do mundo? – Você se importa muito com a vida alheia? – Você cultiva sentimentos de inveja e de cobiça? – Os filmes que você vê pela TV alimentam em você o pecado? – Você tem tentado se afastar das ocasiões de pecado? – O que você entende da recomendação de Jesus sobre o matrimônio? – Você acha que os tempos mudaram e que isto já era e que hoje é diferente?

5 comentários:

  1. POVO DEUS ESTAMOS NA 11ª SEMANA DO TEMPO COMUM, VOCÊS CONTINUA A POSTAR REFLEXÕES ANTIGAS DA SENHORA HELENA SERPA, POR FAVOR ATUALIZEM AS MESMAS, OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  2. Certo,a liturgia publicada não é a do dia 21 sexta-feira!

    ResponderExcluir
  3. Desde que voltou o tempo comum vocês estão postando liturgia errada.

    ResponderExcluir
  4. EU FAÇO TODOS OS DIAS O MOMENTO DE AQUI NA RADIO CIDADE FM DE PEDRO CANÁRIO E UTILIZAVA A PAGINA DE HELENA SERPA AGORA NÃO ESTOU USANDA POIS A LITURGIA É DIFERENTE DA CANÇÃO NOVA QUERO SABER PORQUE?

    ResponderExcluir
  5. É POR ESSA E OUTRAS QUE A NOSSA IGREJA É ALVO FOFOCA, VAMOS NOS ORGANIZAR MAIS UM BLOG TÃO IMPORTANTE PARA EVANGELIZAÇÃO, E MAIS UM FALTA DE RESPEITO PARA COM OS INTERNAUTAS E COM OS MISSIONÁRIOS (AS) EM ESPECIAL COM A SENHORA HELENA SERPA. VAMOS TER MAIS RESPEITO PARA COM TODOS. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir