.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

A melhor oração é amar-Helena Serpa


23 DE JUNHO DE 2019

DOMINGO DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª Leitura - 2Sm 12,7-10.13


Leitura do Segundo Livro de Samuel 12,7-10.13
Naqueles dias: 7Natã disse a Davi: 'Esse homem és tu!
Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel,
e salvei-te das mãos de Saul. 8
Dei-te a casa do teu senhor
e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor, entregando-te também a casa de Israel e de Judá; e, se isto te parece pouco,
vou acrescentar outros favores. 9
Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? Feriste à espada o hitita Urias, para fazer da sua mulher a tua esposa, fazendo-o morrer pela espada dos amonitas. 10Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa. 13Davi disse a Natã; 'Pequei contra o Senhor'. Natã respondeu-lhe: 'De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! Entretanto,
por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o pecado de Davi”
Davi foi ungido rei e abençoado por Deus, mas prevaleceu-se da sua autoridade para tomar a mulher do hitita Urias mostrando a sua fragilidade quando o fez morrer pela espada. A sua fraqueza foi maior do que a sua firmeza de espírito, no entanto, quando Natã o interpelou, Davi reconheceu o seu pecado e arrependido suplicou perdão ao Senhor. Deus o perdoou, mas não impediu de que o seu filho com a mulher de Urias morresse. Assim acontece com cada um de nós.  Mediante o nosso coração arrependido, o Senhor perdoa as nossas faltas, mas as consequências das nossas ações ficam como uma cicatriz na nossa alma, não pela vontade de Deus, mas como marca da nossa vida. Precisamos estar conscientes de que “quem brinca com o fogo acaba se queimando” e sente os efeitos de uma queimadura. Assim, o pecado que cometemos deixa marcas profundas no nosso ser. – Você se sente completamente perdoado (a) por Deus quando confessa o seu pecado? – Você sente que alguma marca ficou gravada em você mesmo depois da confissão? – Você confia plenamente na misericórdia de Deus? – Você reconhece o seu pecado?

Salmo - Sl 31,1-2.5.7.11 (R. cf 5ad)

R.Eu confessei, afinal, meu pecado
e perdoastes, Senhor, minha falta.

1
Feliz o homem que foi perdoado*
e cuja falta já foi encoberta!
2
Feliz o homem a quem o Senhor 
não olha mais como sendo culpado,*
e em cuja alma não há falsidade! R.

5
Eu confessei, afinal, meu pecado,*
e minha falta vos fiz conhecer.
Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!'*
E perdoastes, Senhor, minha falta. R.

7
Sois para mim proteção e refúgio;
na minha angústia me haveis de salvar,*
e envolvereis a minha alma no gozo.
11
Regozijai-vos, ó justos, em Deus,
e no Senhor exultai de alegria!*
Corações retos, cantai jubilosos! R.
Precisamos pedir ao Espírito Santo que apague toda marca que ficou gravada em nós. Faça, hoje, a oração desse salmo pedindo ao Senhor a cura completa da sua alma

 

2ª Leitura - Gl 2,16.19-21


Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 2,16.19-21
Irmãos: 16Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei de
Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo. Assim fomos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. 19
Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei,
a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz.
20
Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus,
que me amou e por mim se entregou. 21
Eu não desprezo a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu inutilmente. Palavra do Senhor.

Reflexão – “justificados pela Fé”
A Fé em Jesus é o único meio para a nossa justificação diante do Pai. É isto que São Paulo nos ensina: morrer para a lei, a fim de viver para Deus. Nós desprezamos a ação do Espírito Santo quando tentamos fazer todas as coisas bem certinhas com o intuito de não infringir a lei. É o Espírito Santo quem imprime em nós a lei do amor. Ao contrário, quando agimos por amor e nos entregamos plenamente ao agir do Espírito em nós, podemos dizer como São Paulo: “eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim”! Nós também fomos pregados na Cruz de Jesus e com Ele ressuscitamos. O nosso pecado ficou no sepulcro, por isso, podemos ser novas criaturas, no Espírito, pois somos justificados pela fé em Jesus Cristo. – Você acha que precisa fazer força para cumprir a lei de Deus? – Você deixa de fazer as coisas erradas com medo do castigo ou por não querer entristecer a Deus? Você já experimentou entregar-se à ação do Espírito santo? - Você gosta de se justificar?


Evangelho - Lc 7,36-8,3


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,36-8,3
Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37
Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39
Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando:
'Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora.' 40
Jesus disse então ao fariseu: 'Simão, tenho uma coisa para te dizer.' Simão respondeu: 'Fala, mestre!' 41'Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?' 43Simão respondeu: 'Acho que é aquele ao qual perdoou mais.' Jesus lhe disse: 'Tu julgaste corretamente.'
44
Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: 'Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas
e enxugou-os com os cabelos. 45
Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro:
os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.' 48
E Jesus disse à mulher: 'Teus pecados estão perdoados.' 49Então, os convidados começaram a pensar:
'Quem é este que até perdoa pecados?' 50
Mas Jesus disse à mulher:
'Tua fé te salvou. Vai em paz!' 8,1Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2
e também algumas mulheres
que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;
3
Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos
com os bens que possuíam. Palavra da Salvação.

Reflexão – “a melhor oração é amar”
Maria Madalena nos dá uma amostra de como receber o perdão de Deus: amar. Jesus, neste Evangelho nos ensina que o amor demonstrado por nós é o maior motivo para que sejamos absolvidos (as) das nossas transgressões.  Aquela pecadora que entrou de repente na casa do fariseu mostrou que tinha muito amor desde a hora da sua chegada. Os seus gestos tocaram profundamente o coração de Jesus que percebeu nela um verdadeiro arrependimento. Ela desafiou e enfrentou o julgamento daqueles homens, por amor a Jesus e não se incomodou com o que os “fariseus” diriam dela e afrontou a todos para estar aos Seus pés banhando-os com suas lágrimas de arrependimento e com o melhor perfume que ela possuía. Para ela nada importava mais do que receber o Seu perdão e demonstrar a Ele o seu grande amor. Com aquele gesto ela evidenciou que seria capaz de dar a vida por Ele e não relutou.  Por isso Jesus disse: “os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor”!  O amor que demonstramos quando fazemos qualquer coisa para Jesus é suficiente para apagar uma multidão das nossas faltas. O perfume valioso é a nossa oração e os momentos em que dedicamos a estar perto de Nosso Senhor. Assim também nós demonstramos muito amor quando nos rendemos aos pés de Jesus com as nossas lágrimas de arrependimento sincero e com a nossa oração penitente. – O que você “tem feito” para ser perdoado (a) dos seus pecados?  – Você também tem demonstrado amor nas suas ações? – O que você tem oferecido a Jesus? -Você tem chorado os seus pecados aos pés de Jesus? – Com que sentimento você faz isto?

8 comentários:

  1. Favor atualizar as leituras pois estamos 12 domingo do tempo comum,sendo que as leituras da semana todas foram 11 do tempo comum, somente as leituras da Helena.

    ResponderExcluir
  2. Está errado. Estas não são as leituras deste domingo - 12º domingo do tempo comum.

    ResponderExcluir
  3. Gente, quando vocês vão atualizar! Evangelizar é preciso!Muitos estão orando e meditando sobre suas publicações atualizadas. Por favor não joguem fora o que já plantaram.

    ResponderExcluir
  4. ATÉ QUANDO IREMOS PEDIR PARA ACERTAR AS LEITURAS, PORQUE CONTINUA ERRADAS. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA. PAZ E BEM, BOM DIA A TODOS.

    ResponderExcluir
  5. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir