.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de junho de 2019

-Sejamos justos e não hipócritas-Mt 16,1-6.16-18-José Salviano.


19 de Junho de 2019

Evangelho-Mt 16,1-6.16-18

 


E o teu Pai, que vê o que está
escondido, te dará a recompensa.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1'Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa
do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola,
não toques a trombeta diante de ti,
como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,
para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola,
que a tua mão esquerda nóo saiba
o que faz a tua mão direita,
4de modo que, a tua esmola fique oculta.
E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa.
5Quando orardes,
não sejais como os hipócritas,
que gostam de rezar em pé, 
nas sinagogas e nas esquinas das praças,
para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares,
entra no teu quarto, fecha a porta,
e reza ao teu Pai que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
16Quando jejuardes,
não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.
Eles desfiguram o rosto,
para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares,
perfuma a cabeça e lava o rosto,
18para que os homens não vejam
que tu estás jejuando,
mas somente teu Pai, que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
Palavra da Salvação.

Pode acontecer que queremos aparecer diante dos demais como justos, porém, não passamos de hipócritas.

A esmola, a oração e o jejum, são valores que devem fazer parte da prática religiosa do bom cristão, do cristão e da cristã consciente, seguidor Nosso. Senhor Jesus Cristo.

Que os nossos atos e atitudes na prática da nossa fé não sejam atitudes para nos mostrar como perfeitos e santos diante dos demais. Devemos nos comportar como devotos e devotas, sim, porém sem o objetivo de impressionar, de nos mostrar, de aparecer. Principalmente diante do necessitado, quando damos uma esmola. Façamos isso com toda discrição, pois não importa mostrar ao outros o quanto demos ao nosso irmão ou irmã caído no chão.

A esmola é também uma forma de penitência pelos nossos pecados. Ou seja, a esmola apaga os nossos pecados veniais, ou pecados leves. A penitência interior do cristão pode ter expressões bem variadas. A escritura e os padres insistem principalmente em três formas: o jejum, a oração e a esmola, que exprimem a conversão com relação a si mesmo, a Deus e aos outros. Ao lado da purificação radical operada pelo batismo ou pelo martírio, citam, como meio de obter o perdão dos pecados, os esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação com a salvação do próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade, que cobre uma multidão de pecados.
Geralmente quando acabamos de receber a absolvição pelo sacerdote, ele nos manda fazer uma penitência, que comumente é uma oração, ou uma série de orações. Durante o ano, os tempos e os dias de penitência durante o ano litúrgico é o tempo da quaresma, e cada sexta-feira em memória da morte do Senhor. Estes são os momentos fortes da prática penitencial escolhidos pela Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna, como as obras de caridade e missionárias.
A ajuda ao nosso irmão carente é um gesto de extrema caridade, que nos purifica e nos aproxima mais de Deus e de nossa salvação eterna. Desse modo, a esmola é uma obra de caridade e de misericórdia.
As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades corporais e espirituais. As obras de misericórdia corporal consistem sobretudo em dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, dar moradia aos desabrigados, vestir os maltrapilhos.
Porém, as ações de caridade não são somente ajuda material, mas sim, também gestos de prática de amor fraterno, ou ajuda espiritual, como: Instruir ou ensinar a quem não sabe, aconselhar, consolar, confortar que são obras de misericórdia espiritual, como também perdoar e suportar com paciência,  visitar os doentes e prisioneiros, sepultar os mortos, etc.
E dentre todos esses gestos de misericórdia, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna. E também uma prática de justiça que agrada a Deus.
Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, quem tiver o que comer, faça o mesmo (Lc 3,11). Dai o que tendes em esmola, e tudo ficará puro para vós (Lc 11,41). Se um irmão ou uma irmã não tiverem o que vestir e lhes faltar o necessário para a subsistência de cada dia, e alguém dentre vós lhes disser "Ide paz, aquecei-vos e saciai-vos, e não lhes der o necessário para manutenção, que proveito haverá nisso? (Tg 2, 15-16).
A esmola dada aos pobres é um testemunho de caridade fraterna; é também uma prática de justiça muito agradável aos olhos do Pai, aquele que vê tudo e irá com toda certeza nos recompensar.
Mais tudo isso deve ser regado, acompanhado de muita oração. O nosso dia deve começar com uma oração, e não apenas o sinal da cruz. Faça isso e sinta a diferença. Pegue o seu livrinho de oração assim que levantar, e faça pelo menos uma oração, ou reze o Pai Nosso com bastante atenção nas palavras, e você verá que o seu dia será completamente diferente dos que você vem vivendo sem rezar ao amanhecer, ao acordar.


Faça isso e terá um santo e bom dia. José Salviano

3 comentários:

  1. Por que não colocam as palavras do Evangelho antes da Reflexão?

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É UMA BOA IDÉIA. VOU PENSAR NISSO. OBRIGADO.

    ResponderExcluir