.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

“TUDO O QUE O PAI POSSUI É MEU.” – Olivia Coutinho


DOMINGO - SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

Dia 16 de Junho de 2019

Evangelho de Jo16, 12-15

Neste Domingo, nos unimos no mesmo espírito de fé, para celebrarmos a Festa da Santíssima Trindade! É  a festa da Família,  Festa do amor, quando a Igreja nos convida a contemplar o Mistério inefável e insondável da Trindade Santa! Mergulhar neste Mistério de amor é fazer a experiência do amor do Pai, que se doou por nós, através do seu Filho que ao morrer na cruz, nos devolveu a vida no seu Espírito! O Pai nos enviou o Filho, o Filho veio nos ensinar a sermos filhos como Ele, solícitos, obedientes ao Pai! 
Ao Colocar esta festa, no Domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, quando celebramos o envio do Espírito Santo sobre a Igreja nascente, a Igreja vem nos lembrar, de que cada domingo, é uma festa da Santíssima Trindade. O domingo é o dia do Senhor, dia em que contemplamos o Mistério do Deus Família, participando da Eucaristia, a comunhão Trinitária!
O antigo testamento, não fala da Família Trinitária, foi Jesus quem a revelou, entreabrindo o véu que encobria dos nossos olhos, nos mostrando  o Deus amor, que para relacionar conosco, quis se fazer família! Como Pai, Deus nos criou, como Filho, nos redimiu e como Espírito Santo, Ele nos santifica...
O Espírito Santo é o guia que nos remete ao coração do Pai, que nos faz entender com clareza, os ensinamentos do Filho, que pelo Batismo, nos inseriu na Família Trinitária! 
“O Espírito Santo não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido...” Essas palavras de Jesus, vem confirmar, que mesmo sendo distintas, nenhuma das pessoas da Santíssima Trindade, age individualmente, um exemplo que deve ser seguido por nós!
No  evangelho que a  liturgia desta solenidade nos convida a refletir, vemos mais uma vez, a preocupação de Jesus para com os seus discípulos. Eles andavam tristes com as últimas revelações de Jesus a respeito do desfecho de sua trajetória terrena, um desfecho que culminaria com  sua morte de cruz.
O texto situa-se no contexto da  última ceia, quando Jesus, já prestes a ser entregue, pelo o seu traidor,  às  autoridades que o condenaria a morte, dirige suas ultimas palavras à aqueles que dariam continuidade a sua missão aqui na terra. Com grande compreensão, Jesus  insiste em conscientizá-los sobre a importância deles guardarem as suas palavras, ainda que não as tenham entendido no momento. Com o envio do Espírito Santo, tudo o que até então,  não lhes fora compreendido, tornaria  claro para eles.  
 “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreender agora. Quando, porém vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a verdade.” Estas palavras de Jesus, dirigidas aos discípulos, chama a nossa atenção, sobre  a importância de estarmos  sempre abertos a ação do Espírito Santo.
O Espírito Santo é a permanente presença de Jesus em nós, é Ele que nos faz entender, nas  mais diferentes circunstâncias de nossa  vida, o sentido das palavras de Jesus que guardamos no  coração.
O Espírito Santo  é o guia que nos remete  ao coração do Pai, que nos faz pertencer a família trinitária!
A palavra central, desta celebração, é a “confiança”, a confiança na família Trinitária, onde encontramos o amparo do Pai, a segurança do Filho e a força iluminadora e Santificadora do Espírito Santo.

EM NOME DO PAI, DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário