.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 2 de junho de 2019

-Jesus reza por nós- Jo 17,20-26--José Salviano.


06 de Junho de 2019

Evangelho-Jo 17,20-26

 

 

PRIMEIRA LEITURA At 22,30;23,6-11

E formou-se uma forte confusão em torno de Paulo, porém, depois tudo se acalmou, pois o Espírito de Deus estava com ele. Jesus o acompanhava a cada passo, impedindo que fosse ridicularizado e humilhado pelos saduceus. Assim, os próprios escribas e mesmo alguns fariseus, se voltaram em defesa de Paulo, dizendo:

Nenhum mal achamos neste homem, e, se algum espírito ou anjo lhe falou, não lutemos contra Deus.

Irmãos. Tenhamos fé e coragem, pois o Espírito de Deus está sempre pronto para nos defender da crueldade desse mundo.

SALMO 16

 

Confiemos pois na proteção de Deus. Pois o Senhor sustenta a nossa sorte, e não nos deixa ser levados pela enxurrada do mal.

Tenhamos sempre a certeza de que o Senhor estará sempre diante de nós, e assim, nunca vacilaremos, e a nossa carne repousará segura.

Pois o Senhor não deixará a nossa alma cair no inferno, nem permitirá que cairemos na  corrupção do pecado. Pelo contrário, viver na presença do Senhor nosso Deus nos trará fartura e alegrias.


EVANGELHO

 

Jesus reza por nós para sejamos firmes na fé, e para que o Pai nos proteja de todas as armadilhas do diabo e do mundo sem Deus.

Ele pediu para que sejamos unidos, como Ele é unido ao Pai. Pois somente a união e a fidelidade dos cristãos poderá nos dar a força necessária para enfrentarmos as dificuldades desta vida cruel, a qual pode nos desviar dos caminhos de Deus, e assim impedir que façamos o nosso trabalho de anunciar o Reino de Deus na Terra.

Jesus reza ao Pai para que nós estejamos em Deus. Pois sem mim nada podereis fazer. Para que possamos executar o nosso trabalho missionário, é indispensável que estejamos em Deus por Cristo, ou seja, precisamos estar com Cristo pela Eucaristia, e unidos à Santíssima Trindade praticando e ensinando os ensinamentos que recebemos.

Jesus sabia muito bem o que os discípulos iriam enfrentar neste mundo. Por isso em sua longa oração, Ele roga ao Pai por todos nós os seus escolhidos para anunciar o Evangelho. Jesus olha para o mundo futuro e contempla as multidões sedentas de Deus, sedentas da verdade, porém, Ele vê também todas as dificuldades e tropeços a serem enfrentados por nós. E o maior desses tropeços são os nossos pecados, que nos ofuscam, nos tira a graça santificante,  nos ofuscam impedindo que enxerguemos a Luz do Alto que nos mostra o que devemos dizer aos nossos irmãos necessitados da palavra.

Repare que Jesus se preocupa com aqueles que vão ouvir a palavra que nós lhe iremos apresentar. Pois nós somos como vasos de barro, que transporta a graça de Deus. E a qualquer momento podemos cair e quebrar, e a nossa santidade se vai derramada pelo chão. Embora tenhamos uma grande fé, nós somos fracos, e as tentações são muitas, e podem nos engolir...

Por tanto, a preocupação de Jesus com aqueles e aquelas que irão ouvir a nossa palavra, é no sentido de que não vacilemos, e não caiamos nas armadilhas, e estejamos sempre puros para poder refletir a Luz de Deus ao mundo.

Nós precisamos ser fortes e estabelecer um equilíbrio entre as pressões do mundo, da carne, do diabo, e manter a vida da graça em nós, em nossa alma, para assim podermos mesmo navegando em águas turbulentas, conseguir executar o nosso trabalho missionário.

A esse equilíbrio, chamamos de temperança, que é a virtude moral que modera a atração dos prazeres e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados. Ela assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos nos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem os apetites sensíveis, guarda uma sã discrição e não se deixa ser arrastado pelas paixões. A temperança nos impede de sermos levados pelas  más inclinações e nos ajuda a frear os apetites da carne. Em outras palavras, nos ajuda a viver com moderação, justiça e piedade no mundo presente.
Para que desse modo possamos viver bem, amar a Deus com toda a alma e com todo o proceder, de tal modo que estejamos sempre na presença de Deus, e que mal algum poderá abalar a nossa força, a nossa coragem de enfrentar tudo por amor ao Evangelho.
É importante lembrar que as virtudes humanas, são adquiridas pela educação, por atos deliberados e por uma sempre renovada perseverança no esforço, e que são purificadas e elevadas pela graça divina. Com a ajuda de Deus, acontece a formação do nosso caráter, no sentido de facilitar a prática do bem.
A pessoa virtuosa se sente feliz ao praticar as virtudes. E isso acontece exatamente por estar fazendo a vontade do Pai.
Porém, para sermos virtuosos, é necessário que fujamos do pecado. Pois não é fácil, ao homem ferido pelo pecado, manter o equilíbrio moral. O dom da salvação, que nos veio por Cristo, dá-nos a graça necessária para perseverar na busca das virtudes. Cada qual deve pedir constantemente esta graça de luz e de força, recorrer aos sacramentos, cooperar com o Espírito Santo e seguir os seus apelos a amar o bem e acautelar-se do mal.
O Evangelho de hoje nos assegura de que não estamos sozinhos neste mundo. Não estamos sozinhos na missão de evangelizar. Jesus está sempre preocupado com as nossas possíveis quedas, pois as quais nos afastam do nosso objetivo maior. Elas, as quedas, nos impedem de fazer um bom e santo trabalho. Mais Jesus se dispôs a estar conosco até o fim dos tempos. Coragem! Vamos em frente!
José Salviano.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário