.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

“SIMÃO FILHO DE JOÃO TU ME AMAS?” Olivia Coutinho



Dia 07 de Junho de 2019

Evangelho de Jo21,15-19

Continuando a semana de Oração pela  unidade dos cristãos,  estamos nos preparando  para a grande festa litúrgica de Pentecostes, o coroamento do tempo Pascal...
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir chama a nossa atenção, para algo importantíssimo: a responsabilidade de quem professa o seu amor a Jesus! 
Professar o nosso amor Jesus, não se resume em palavras, implica em comprometimento com a sua causa, em adesão à sua proposta de vida nova! 
Para saber se  Pedro o amava Jesus não precisaria pergunta-lo, pois disso Ele já sabia, afinal Jesus é o próprio Deus, Ele sabia que Pedro o amava! 
Ao perguntar a Pedro três vezes, se  ele o amava, Jesus quis chamar  sua atenção e hoje a nossa, para a responsabilidade de quem professa o seu amor por Ele, este amor, tem que ser transformado em serviço... 
Antes de entregar a Pedro, a responsabilidade de conduzir a sua Igreja, Jesus, ao contrário dos humanos, não questiona o seu passado, não lhe faz nenhuma exigência,  a não ser, o seu compromisso em transformar o seu amor por Ele em cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana.
Ao convocar Pedro, para a liderança de sua Igreja, Jesus demonstra a sua compreensão para com a fragilidade humana! Com esta convocação, Ele faz um passeio amoroso no coração de Pedro, um coração duramente castigado pelo remorso de tê-Lo negado por três vezes.
 No seu amor misericordioso, Jesus, com este gesto, mostra a Pedro, que o seu vacilo na fé, não diminuiu a sua confiança nele! 
Entregando a Pedro, a responsabilidade de conduzir o seu rebanho, Jesus dá lhe dá a entender que Ele já o havia perdoado. Jesus  conhecia a grandiosidade do  coração de Pedro, razão pela qual, Ele o escolheu como o Pastor das ovelhas que o Pai lhe confiara!
A partir desta convocação de Pedro, a igreja missionária, fundamentada no amor a Jesus, conduzida pelo Espírito Santo e sobre a liderança de Pedro, dá o seu primeiro passo rumo a uma nova Jerusalém!
O amor a Jesus é o fundamento de toda comunidade cristã, numa comunidade, cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo o seu amor a Jesus transformado em serviço!
A missão da Igreja consiste em revelar aos homens, a vida nova que brota da ressurreição de Jesus! A sua grande riqueza, está na abertura a todos os povos e culturas!
A Igreja é unidade, ela é a guardiã do amor, do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Olhando a escolha de Pedro para conduzir a sua Igreja, podemos perceber que Jesus edificou a sua Igreja sobre a fragilidade humana, sobre a responsabilidade de um homem sujeito a falhas.
Jesus não edificou a sua igreja sobre homens considerados grandes aos olhos do mundo, mas sobre Pedro, um homem frágil, de origem simples, que representa os homens de toda história da Igreja: homens santos e pecadores...

FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir