.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de junho de 2019

-João é o seu nome-Lc 1,5-7-66.80-José Salviano.


24 de Junho de 2019

Evangelho-Lc 1,5-7-66.80

Nascimento de João Batista.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66
57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel,

e ela deu à luz um filho.

58Os vizinhos e parentes ouviram dizer

como o Senhor tinha sido misericordioso
para com Isabel, e alegraram-se com ela.

59No oitavo dia, foram circuncidar o menino,

e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.

60A mãe porém disse:

'Não! Ele vai chamar-se João.'

61Os outros disseram:

'Não existe nenhum parente teu com esse nome!'

62Então fizeram sinais ao pai,

perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu:

'João é o seu nome.'

64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu,

sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.

65Todos os vizinhos ficaram com medo,

e a notícia espalhou-se
por toda a região montanhosa da Judéia.

66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando:

'O que virá a ser este menino?'
De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Palavra da Salvação.

 

Interessante. A Igreja não comemora a data de nascimento dos seus santos, mais sim, a data da morte. Porém, existem três exceções: comemora-se o nascimento de Jesus, o Natal, o nascimento de Nossa Senhora, e o nascimento de João.

E isto se explica, pelo fato da nossa morte física, representar o nosso nascimento definitivo para a  vida eterna. A vida que dura para sempre, já que esta vida aqui é uma vida passageira. Não gostamos muito de pensar nisso, pois a nossa tendência é de nos apegar a esta vida passageira.

Desse modo, a Igreja festeja o nascimento para a vida definitiva, e não o nascimento dessa vida passageira. Pensando bem, isso é a verdade verdadeira. Pois o dia da nossa morte é o nosso nascimento para a vida de verdade, a vida na glória de Deus. Só que ninguém, nem o mais santos dos homens, pensa nisso com muito entusiasmo, não é verdade?

É, meus irmãos. Somos apegados a esta vida de decepções, de injustiças e de poucos momentos de alegria espalhados pelo caminho. E muitos desses momentos de satisfação podem nos trazer sérios efeitos colaterais, tanto para o nosso corpo quanto para a nossa alma, ou para a nossa salvação.

Izabel além de ser idosa, ela era estéril. Porém, para Deus nada é impossível. E uma prova disso, é que ela foi a mãe de João, o Batista.

Assim, daquele casal de idosos, nasceu um homem especial, que já fora escolhido por Deus mesmo antes de nascer. João, o último dos profetas, tinha um pé no Antigo Testamento, e outro pé no Novo Testamento.

A sua missão foi de preparar os caminhos do Messias. E ele fez isso com muita coragem, com muita fé, e decisão.

 Zacarias era um sacerdote, cuja esposa chamava-se Isabel, a qual era estéril e não podia ter filhos. Esse casal vivia pedindo a Deus em suas preces diariamente, um filho, porém a idade foi chegando e ambos já estavam desanimados, quando lhe apareceu um anjo do Senhor, que disse que suas preces foram ouvidas e sua esposa iria ter um filho, o qual deveria se chamar João. Mas Zacarias ficou em dúvida por causa da sua idade avançada, e disse ao anjo: Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada.
Diante  desse vacilo de fé por parte de Zacarias, o anjo não gostou e aplicou-lhe um castigo temporário, para que ele não duvidasse mais.
Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo.
Fico pensando. Se fosse hoje com qualquer um de nós, por maior que fosse a nossa fé, será que não duvidaríamos também?  Chega um anjo, que provavelmente não estaria de asas, mas sim um rapaz com vestimenta normal, e diz que algo muito difícil, para não dizer impossível, iria me acontecer. Como por exemplo, que eu vou participar da próxima Olimpíada e vou ganhar uma medalha, na modalidade levantamento de pesos. Realmente, essa notícia daria para balançar por um instante a nossa fé, e pensaríamos. Espere um momento. Eu ouvi isso mesmo? Ou coisa desse tipo. Poderíamos questionar a veracidade da identidade do anjo. Por um instante poderíamos nos esquecer de que para Deus nada é impossível, e fazer um pergunta semelhante a de Zacarias  ao anjo. – Como? Estou velho demais, meu tempo já passou...
Mas Zacarias e sua esposa viveram o grande milagre que aconteceu pela graça de Deus. Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo:
 Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens.
Por isso, prezado irmão, prezada irmã, hoje quando for rezar, reze com fé. Deus pode tudo. Se ainda não lhe deu aquilo que você tanto pede e espera, não desanime, e continue pedindo.


José Salviano

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário