.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de junho de 2019

“EU PORÉM VOS DIGO: NÃO ENFRENTEIS QUEM É MALVADO.” – Olivia Coutinho


Dia 17 de Junho de 2019

Evangelho de Mt5,32-48

Onde impera o individualismo a competitividade, as pessoas vão perdendo o senso do amor, do respeito, do perdão e assim, elas vão distanciando da sua verdadeira origem, descaracterizando a sua imagem e semelhança de Deus.
Indiferentes aos apelos de Jesus, que vem nos trazer uma proposta de vida Nova, fundamentada no amor, muitos, voltados para si mesmos, acabam perdendo de vista o maravilhoso horizonte da paz, do amor, da fé e da dimensão do perdão. 
A palavra amor, talvez seja a palavra mais escrita, mais  ouvida neste planeta, no entanto, ela é pouco vivida, tudo porque, o ser humano, está perdendo a cada dia, a referencia do amor, que é sua identidade de filho e de filha de Deus.
O amor é a nossa primeira vocação, Deus nos criou por amor e para o amor, portanto, é o amor de Deus infundido em nossos corações, que nos leva a amar, a amar não somente aqueles que nos ama, como também, a aqueles que nos fazem algum mal.
Querer o bem do outro, independente do que ele faça contra nós,  é amar do jeito de Jesus, é amar o seu semelhante,  pelo o simples fato de sermos  irmãos em Cristo, filhos do mesmo Pai!
Não são as diferentes formas de comportamento das pessoas, que vão determinar as nossas atitudes para com elas, e sim, o amor de Deus infundido no nosso coração, é este amor que nos leva a superar qualquer diferença, qualquer forma  de injustiça praticada contra a nossa pessoa.
Como filhos do amor, enxertados em Cristo, temos que fazer a diferença no mundo, amar também aqueles que não nos querem  bem.  Se amarmos somente as pessoas bondosas, aquelas que  que nos amam, que diferença faremos? 
No Evangelho, que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus nos ensina como devemos responder  as ofensas que recebemos.
Não é porque alguém nos trata mal, que vamos fazer o mesmo com ela, se assim fizermos, perderemos até mesmo o direito de reprovar as suas atitudes, já que agimos da mesma forma que ele.
Oferecer a outra face, a quem nos “bate” como nos diz Jesus, é uma forma de  desarmar o  inimigo, é como oferecer flores a quem nos atira pedras. Esse é o único meio eficaz de reconstruir a paz, quebrada pela violência.
Pagar com mesma moeda uma agressão sofrida, é  eleger o agressor como nosso mestre, pois repetimos a atitude dele, tornando-nos às vezes, até pior do que ele, que pode ter nos ofendido num momento impensado, já nós, não, pois o revide é sempre planejado.  Diante as agressões, temos que manter a calma, não devemos  julgar o agressor, até porque, não sabemos o que se passa no seu interior.
Fazer o bem a quem nos fez o mal, é uma  atitude que pode levar o agressor a uma revisão de vida e quem sabe, até mesmo à conversão, pois ele ficará envergonhado de ter nos maltratado.

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir