.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de junho de 2019

“NÃO PENSEIS QUE EU VIM ABOLIR A LEI E OS PROFETAS.”- Olivia Coutinho


Dia 12 de Junho de 2019

Evangelho de Mt5,17-19
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que a vida deve estar acima de toda e qualquer lei.
A interpretação que Jesus no passa sobre os mandamentos,  deixa claro, que o propósito  de Deus, ao nos deixar  mandamentos, não foi de  nos impor a nada, e sim, nos propor, por meio de Jesus,  uma vida nova fundamentada no amor. Os mandamentos, são diretrizes precisas e importantes,  para a nossa vivencia no amor!
O antigo Testamento diz: “Não matarás”, Jesus diz o mesmo com uma só palavra: "Amem-se.” “Não matarás” soa como uma ordem (lei) “amem-se” é uma proposta! 
 Jesus não retirou nada das leis, só colocou amor nas palavras, nos convidando a vivermos a lei do  amor!
O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, enfim, quem ama cumpre todos os demais mandamentos.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus nos ensina o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, fazer parte do Reino dos Céus, que é o caminho do amor, colocando a vida acima de toda e qualquer lei.
"Não penseis que vim abolir a lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento." Em outras palavras, podemos dizer que Jesus,  não veio para provocar desordens e sim, para dar sentido à lei, que é, em muitas situações, desfavorável à vida. Jesus não viera ao mundo para  anular as leis, Ele veio para nos apresentar uma   proposta de vida nova.
O texto nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica, uma mentalidade, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo dentro de instituições religiosas. São muitos, os líderes  religiosos, que pregam o amor, mas não  o vive na prática, estes,  colocam pesados fardos nos ombros dos outros e eles mesmos, nada fazem...
Como sabemos, o legalismo era, e continua sendo um instrumento de alienação e opressão que desvia a atenção do povo. Enquanto o povo se ocupa na observância de tantos preceitos, normas, seus líderes sentem-se livres para praticarem seus atos ilícitos...
Com suas palavras Jesus nos mostra, que uma religiosidade sem espiritualidade não nos leva a Deus. Religiosidade,  exige o cumprimento de normas, o que devemos respeitar, mas  é a espiritualidade que nos leva a Deus, a um vida em plenitude...
O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, enfim, quem ama cumpre todos os outros mandamentos.
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor, onde há amor, há vida cristã.
O reino de Deus não se espalha através do cumprimento de leis, de normas, o Reino de Deus, se espalha pelo o “contagio” do amor, o amor é “contagioso” pega de um para  outro!
Não podemos esquecer: só se aprende a amar, sendo amado.
Meu irmão e minha irmã: quando alguém te disser: você é muito espirituoso (a), alegre-se, pois você é cheio de amor.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir