.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de junho de 2019

-Que significa iniquidade?- Evangelho-Mt 7,21-29-José Salviano.


27 de Junho de 2019

Evangelho-Mt 7,21-29

 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', 
entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática 
a vontade de meu Pai que está nos céus. 
22Naquele dia, muitos vão me dizer: 
'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? 
Não foi em teu nome que expulsamos demônios? 
E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' 
23Então eu lhes direi publicamente: 
'Jamais vos conheci. 
Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras 
e as põe em prática, 
é como um homem prudente, 
que construiu sua casa sobre a rocha. 
25Caiu a chuva, vieram as enchentes, 
os ventos deram contra a casa, 
mas a casa não caiu, 
porque estava construída sobre a rocha. 
26Por outro lado, 
quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, 
é como um homem sem juízo, 
que construiu sua casa sobre a areia. 
27Caiu a chuva, vieram as enchentes, 
os ventos sopraram e deram contra a casa, 
e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' 
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, 
as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 
29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade 
e não como os mestres da lei. 
Palavra da Salvação. 

 

Jesus hoje nos assusta com a sua afirmação,  de que podemos ser surpreendidos no dia do Juízo Final, quando Ele mesmo poderá nos dizer: “Jamais  vos conheci, afastai-vos de mim vós que praticais a iniquidade”.

Já pensou? Durante a sua vida você se dedicou ao serviço do Reino dos Céus, sempre com a certeza de um dia alcançar a vida eterna, e quando chegou a hora do julgamento, ouvir estas palavras de Jesus?

Isso é muito assustador!  Ouvir da boca de Jesus que praticamos a iniquidade e por tanto, iremos para o fogo eterno!

Mais o que vem a ser a palavra iniquidade? Para entendê-la, precisamos primeiro saber o sentido da palavra equidade.

EQUIDADE é um substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa igualdadesimetriaretidãoimparcialidade, viver em conformidade com o certo, o correto, o justo, ou seja, com a lei dos homens, e com a Lei de Deus.

Equidade significa imparcialidade no julgamento seja de questões simples do nosso dia a dia, seja de grandes crimes cometidos pelos iníquos.
A equidade é uma das doutrinas fundamentais que constituem o SUS. Isto significa que todos os cidadãos têm o direito de usufruir do sistema de saúde pública, todos aqueles da classe baixa têm direito a uma aposentadoria justa, que lhes garanta uma velhice tranquila.
INIQUIDADE é uma grave injustiça, ou um pecado. O termo é geralmente utilizado para designar a transgressão da Lei, a falta de justiça, o tratamento desigual dos indivíduos, prejudicando a uns e favorecendo a outros. O termo iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade, etc. A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõe à equidade, ou igualdade de direitos de todos cidadãos.
A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua é aquela que comete transgressões  às leis  normais morais, éticas e religiosas, sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos. A iniquidade está, normalmente, relacionada com o cinismo e o mau  caráter.
Viver em iniquidade é praticar crimes, pecados ou injustiças, e todo ato que possa prejudicar deliberadamente o próximo.
Iniquidade é o desrespeito e a negação das leis e os mandamentos de Deus, portanto é levar uma vida sem fazer A VONTADE DO PAI.
O maior problema da iniquidade, é que o pecador inveterado, já não sente mais a dor na consciência ao cometer habitualmente os mesmos pecados. Deste modo, ele já nem sente mais que cometeu um pecado grave, pois o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências dos seus atos perversos, e nem sente mais vergonha de cometê-los.
Hoje em dia o que mais vemos é a ocorrência da  iniquidade social, aquela que acontece quando as normas e leis destinadas ao bem estar de todos, de um modo geral, não estão sendo cumpridas igualitariamente, seguindo os princípios dos Direitos Humanos, da moral e da ética, mais sim, seguindo a lei do mais forte.
Desse modo, convivemos com este sério problema, com vários casos de iniquidades sociais, praticados por instituições públicas e privadas, seja na área da educação escolar, sistema de saúde, segurança pública, etc.
iniquidade na saúde é um dos grandes problemas do mundo de hoje. Pois enfrentamos déficit de profissionais qualificados e equipamentos nos hospitais e centros de saúde, indo de encontro com as leis que regem os Direitos Humanos Universais, que determinam que todo o ser humano deve ter o direito a uma assistência em saúde de qualidade e gratuita.

 

E foi assim que Jesus disse que poderemos ouvir de sua boca: Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade! Ou seja, os que praticaram a injustiça, ignorando os seus mandamentos de amor.

Ele explicou que quem ouve a sua palavra e a põe em prática, é como um homem que construiu sua casa em uma rocha firme, a qual não desabou diante do vento, da chuva, da tempestade, das enchentes, etc.

Que Jesus nos ajude a ser como estes. Firmes como uma rocha diante das tentações,  justos, puros,  tementes a Deus, e que vivem fazendo sempre a vontade do Pai!

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir