.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 8 de janeiro de 2017

“ESTE É O MEU FILHO AMADO, NO QUAL EU PUS O MEU AGRADO.”- Olívia Coutinho.

 
Dia 09 de Janeiro de 2017
 
Evangelho de Mt3,13-17
 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos coloca às margens do rio Jordão, precisamente, onde Jesus se misturou aos pecadores para também receber o Batismo de João, um batismo de conversão, o qual  Jesus não precisaria passar, afinal, sendo Deus, é óbvio que Ele não tinha pecado.  
Vendo Jesus aproximar-se dele para receber o Batismo, João se surpreende; a princípio, recusa a batizá-Lo dizendo: “Eu preciso ser Batizado por ti, e tu vens a mim?”( Mt3,13-14). Mas os argumentos de Jesus convence João, e o Batismo de conversão acontece, mesmo não sendo necessário.
Ao entrar na fila para receber o Batismo de João, Jesus assume publicamente a nossa humanidade, estabelecendo desde já, um vínculo de proximidade com os pecadores solidarizando-se com eles! Com este gesto de total humildade, Ele experimenta a fragilidade humana, deixando claro que Ele, na sua trajetória terrena, não faria uso de suas prerrogativas divinas!
No ato do seu Batismo, Jesus se revela totalmente humano, ao “descer” até a fragilidade humana, isto é: descer até a nossa fragilidade para nos elevar!
Já conosco, acontece o inverso: no nosso Batismo, nós subimos,  pois,  ao recebermos o  Batismo, a Divindade entra em nós, deixamos de ser criaturas para nos tornarmos filhos de Deus!
 No Batismo de Jesus, acontece a manifestação da Trindade Divina: O Pai faz uma declaração ao Filho e o Espírito se manifesta Nele de forma visível em forma de pomba, nos mostrando claramente a harmonia entre as três pessoas da Trindade Santa: Pai, Filho, Espírito Santo!
O ponto forte deste acontecimento,  é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho no momento decisivo de sua vida: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.
Ao sair das águas do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito do Senhor que pousou sobre Ele em forma de pomba, apresentando-o à humanidade, Jesus inicia  o seu Ministério, descortinando um mundo novo!
Assim como Jesus, que no momento do seu Batismo, recebeu do Pai uma declaração de amor e confiança que o encorajou para dar início a sua missão, nós também, abastecidos pela força do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo, adquirimos coragem para realizarmos a vontade do Pai, como fez Jesus!
O Batismo de Jesus, é ampliado na vida de cada um de nós, é um chamado a conversão,  a vivencia da fé, a assumirmos o compromisso de servidores e simultaneamente herdeiros do Reino!
É importante termos um entendimento melhor da dimensão do nosso Batismo, o Batismo não deve ser entendido como tradição, como bênção para que uma criança tenha mais saúde, ou para o perdão dos pecados, o Batismo, é compromisso, ele nos insere em Cristo, torna-nos participantes da sua vida!
Quando criança, nossos pais e padrinhos assumem este compromisso, nos orientando no campo da fé, quando crescemos, a responsabilidade passa a ser nossa.
Como Batizados, somos inseridos na família Trinitário convocados a darmos testemunho de Jesus em qualquer circunstancia.
Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, haveremos de ver repetir no coração da Igreja a mesma manifestação de Deus como no Batismo de Jesus: “ Tu és o meu Filho (a) amado!” 
Participar da Festa do Batismo de Jesus, é fazer memória ao nosso Batismo!
Você guardou a data do seu Batismo? Se não guardou, não fique triste, viva o seu Batismo como se ele tivesse acontecido hoje.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua reflexão. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir