.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

É a menor de todas as sementes-Reflexão do falecido Pe. Antonio Queiroz

27 de Janeiro- Sexta - Evangelho - Mc 4,26-34


É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças.
Neste Evangelho, Jesus nos conta duas parábolas: a da semente que cresce sozinha e a do grão de mostarda. Elas são complementares. O Reino de Deus, cuja expressão maior é a santa Igreja, a qual se concretiza em nossas Comunidades cristãs, é parecido com uma semente de mostarda. Nos dois há um contraste entre a pequenês e fraqueza em seu início e a sua força transformadora e de crescimento. A Comunidade é assim, graças ao Espírito Santo que a assiste.
As nossas Comunidades geralmente são pequenas, em comparação com a população do bairro onde ela vive. Seus membros são na maioria gente fraca, simples, pobre e de pouco estudo. Mas a sua influência é enorme.
Com o próprio Jesus foi assim. Ele era pobre, seus Apóstolos eram na maioria simples pescadores, mas essa sementinha de mostarda tornou-se uma grande árvore que hoje cobre a face da terra. Na humilde gruta de Belém, jaz, colocado em cima de um pouco de palha, o grão de mostarda que, morrendo, deu muito fruto
(Cf Jo 12,24).
Precisamos ter fé, acreditar na força da graça de Deus, e não desanimar ou querer queimar etapas, por exemplo, entrando no esquema do mundo pecador, que coloca a eficácia (o resultado) acima do testemunho (o exemplo de vida). Não podemos ser lobo no meio de lobos, ou revidar quando alguém nos bate numa face ou rouba a nossa capa.
Nós sabemos que o reino da Besta Fera (Cf Ap 13,1ss) está agindo no mundo e luta para implantar outro reino. Esse reino tem, aparentemente, uma força enorme, e cresce rápido. Ao ver isso, a Comunidade cristã é tentada a usar os mesmos recursos que a Besta usa: O poder, o dinheiro e até a corrupção, deixando de lado o testemunho. Outras Comunidades são tentadas ao desânimo, perdem a alegria e o entusiasmo próprios dos cristãos.
No Reino de Deus, o testemunho está acima da eficácia, e o modo como fazemos as coisas está acima dos resultados. E o que Jesus quis com essas duas parábolas foi dar-nos ânimo, confiança, esperança e perseverança na nossa luta pelo Reino de Deus. Devemos ter paciência histórica, acreditando na força de Deus, que transforma o que é pequeno e fraco, em grande e forte. Afinal, com Deus ninguém pode.
“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e daí esmola. Fazei para vós bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe” (Lc 12,32-33).
Quem tem poder não tem pressa; a pressa é própria de quem não tem o controle total dos acontecimentos, por isso é inseguro e quer ver logo os resultados. Quanta gente não persevera na Comunidade, ou numa pastoral, porque não vê resultados imediatos!
Basta que a semente seja jogada em terra boa e úmida, que ela cresce por si mesma, e vai até os frutos. O homem “vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga”. Esta mesma força vemos na ação da graça em nossas Comunidades.
Já o poder e a força do reino da Besta é como o sonho de Nabucodonosor. Ele, em sonho, viu uma estátua “de terrível aparência. A cabeça da estátua era de ouro maciço, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, as canelas de ferro e os pés eram parte de ferro e parte de barro” (Dn 2,32-33). Bastou uma pedra cair nos pés da estátua, que eram de barro, que ela caiu no chão e se espatifou.
Certa vez, um casal foi ao escritório da paróquia pedir o batismo para o seu bebezinho, mas os dois não eram casados na Igreja. A secretária tentava convencê-los a se casarem, falando-lhes da importância da graça de Deus. Mas não estava conseguindo convencer os dois. Depois que o casal saiu, para voltar mais tarde, o padre, que escutou uma parte da conversa, disse para a secretária: “Filha, ninguém liga para a graça de Deus! Se você quer convencê-los a se casarem, diga-lhes, por exemplo: ‘Se vocês não se casarem na Igreja, vai constar na certidão de batismo da criança: 'Filho ilegítimo de fulano e fulana'. Imaginem quando esta criança crescer e ler isso em sua certidão de batismo! Poderá até pensar mal de vocês! Então é melhor vocês se casarem agora.” Quando o casal voltou, foi só a secretária usar esse argumento que os dois se convenceram e decidiram se casar Igreja.
Que pena! Nós cristãos valorizamos pouco o principal fator que faz a semente de mostarda crescer, que é a graça de Deus!
Peçamos a Maria Santíssima, a Mãe da Igreja, que nos ajude a perseverar no caminho de Deus, sem perder a esperança, mesmo que esse caminho seja lento.
É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário