.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Comentários Prof.Fernando

Comentários Prof.Fernando* domingo, 08 de janeiro de 2017 EPIFANIA

“Não devemos reduzir a adoração dos Magos a uma bonita cena folclórica ou alegórica
 que serve para introduzir um pouco de cores nos presépios que nós montamos.
O relato de Mateus é uma narrativa teolótica. O título de Jesus, o “rei dos judeis” que procuram os Magos, esses que vieram de bem longe das fronteiras do Povo de Deus,
será reencontrado por nós naquela plaquinha sobre a cruz, num texto escolhido pelo pagão Pôncio Pilatos.
O evangelista João, ao mencionar esta inscrição em três línguas, revela que a elevação de Jesus sobre a cruz vai além do povo judeu e está ligada ao mesmo tempo a toda a tradição profética
 que anuncia a salvação para toda a terra.” (J.Fournier)

Comunicação
·                     Hoje é dia da Comunicação, que poderia ser um nome atual para Epifania = Manifestação, Revelação, Expressão, Demonstração ou Anúncio públicos. A Epifania é o resumo das celebrações do Tempo do Natal. A grande Notícia é que Deus veio ao nosso mundo e se misturou à raça humana, vivendo como humano, nascendo, crescendo e morrendo como um de nós. Mas não só como qualquer um de nós, e sim como uma espécie de embaixador do mundo divino trazendo passaportes e vistos para quem quiser ultrapassar nossas fronteiras, com permissão até de ver Deus face a face e habitar em seu reino, também chamado de Reino dos Céus.

Relatos de Mateus
·                     Mateus escreve para cristãos de origem judaica e antecipa no relato da infância de Jesus o título que lhe será dado como motivo de sua condenação no meio de seu próprio povo e de sua religião.
·                     Na figura dos sábios, estudiosos da verdade e que seguem a Luz da Estrela, Mateus aponta para os povos pagãos nos quais se cumprem as declarações de Isaías. Mateus mostra, ao contrário, que a pretensa sabedoria dos doutores em Israel e o suposto poder de seus governantes são incapazes de interpretar corretamente as Escrituras e de ir adorar Deus onde ele está, no meio da vida humana e comum, pobre e despido das glórias deste mundo.

Folias de Reis
·                     As tradições populares, herança de danças e festas de nossos antepassados da Península Ibérica, expressam, talvez com mais pureza, esta mensagem da Epifania. As Folias de Reis e Reisados cantam e dançam o nascimento de um Menino e a vinda dos Magos do Oriente. Os pagãos, assim como os pobres, podem identificar a presença do Messias longe porque estão livres daquele orgulho de Herodes e dos Príncipes dos Sacerdotes e Escribas (cf. Mateus cap.2). Estes, que se julgavam mais próximos do Deus de Israel e se sua sagrada Palavra, escolheram ser perseguidores de inocentes ( Herodes mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, cf. Mateus 2,16) e fechados para a Luz (Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura? cf. Mateus 3,7).

Crentes e não crentes
·                    Confesso que estou um pouco cansado de ver na televisão tantos pregadores que sabem tudo sobre a Bíblia, longe da maioria da população (a não ser nas promessas de solução de problemas num país de Saúde e Educação abandonadas). Fico impressionado com tantas certezas, enquanto predominam na cultura atual dúvidas e um futuro incerto.
·                    Será que teremos neste mundo de crenças e descrenças, a mesma Fé que procura a Estrela, como os magos? Teremos a paciência de continuar tateando, às apalpadelas no escuro? como lembrava Paulo aos atenienses (cf. At 17,24): Deus assim procedeu para que a humanidade o buscasse e provavelmente, como que tateando, o pudesse encontrar, ainda que, de fato, não esteja distante de cada um de nós.
·                    Procuramos, como os Reis Magos? Ou somos Herodes, doutores em Bíblia (que acham que já acharam), mas nunca encontram Deus no meio da vida ?

ooooooooooo ( * ) Prof. Teologia 1975a2012 – fesomor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário