.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

“EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!”- Olivia Coutinho.

 
2º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 15 Janeiro de 2017
 
Evangelho de Jo1,29-34
 
O mundo necessita urgentemente de pessoas que façam a diferença, de homens e mulheres comprometidos com o evangelho, que assim como João Batista,  nos apontem algo novo, no sentido de suscitar sentimentos positivos nos muitos  corações desesperançados!
É grande a necessidade de profetas que devolva ao povo, a  esperança, a alegria de se sentirem amados por Deus, profetas que não se curvam diante os inimigos, porque  acreditam numa força Maior!
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, narra o  acontecimento que marcou a passagem do tempo de espera para o tempo da realização das promessas de Deus. Com  três afirmações, João Batista, apresenta Jesus aos seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”; “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele”; “Eu vi e dou testemunho, este é o Filho de Deus”. 
 “Eis o cordeiro de Deus...” João se refere a Jesus como Cordeiro, porque como o cordeiro, que era sacrificado pelos pecados do povo, Jesus também seria sacrificado pelos os pecados da humanidade.
Mesmo não tendo convivido diretamente com o Messias, João Batista dá testemunho Dele, por acreditar nas promessas de Deus que o enviou para anunciá-Lo! Ele não somente anunciou a vinda do Messias, como também, preparou o caminho para a entrada desta Luz num mundo envolto em trevas! 
Este grande profeta que anunciou e apresentou o Messias ao povo, desempenhou um papel importantíssimo na história da salvação, foi ele quem convenceu o povo da necessidade de se  converterem, abrindo assim, o caminho para que Jesus pudesse entrar no coração humano e nele fazer sua morada!  
João Batista veio dar testemunho da Luz, foi ele quem preparou o encontro do humano com o Divino! Foi a partir do seu testemunho, que Jesus foi reconhecido pelo o povo como o Messias, o Filho de Deus que veio ao nosso encontro!
Depois de ser apresentado ao povo por João Batista, Jesus começa a formar a sua primeira comunidade, um grupinho de doze pessoas que passou a conviver diretamente com Ele fazendo parte  do seu cotidiano, aprendendo a fazer o que Ele fazia. É graças ao testemunho desta primeira comunidade cristã, que conviveu diretamente com Jesus, que hoje, também nós, podemos viver e dar testemunho de Jesus no meio em que vivemos.
João Batista foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, ele não se acomodou nas tradições do seu povo, pelo contrário, ele  buscou algo novo, se fazendo anunciador das realizações das promessas de Deus, anunciando um tempo de graça que traria um sentido novo para a humanidade corrompida pelo pecado, uma humanidade que se distanciava da sua verdadeira origem.
Assim como João Batista, nós também viemos a este mundo com uma missão: realizar a vontade de Deus, dando testemunho de Jesus em qualquer circunstancia, pois é com o nosso testemunho de fidelidade ao projeto de Deus, que apontamos Jesus ao outro.
João Batista não se intimidou diante os poderosos, nem mesmo na prisão, ele deixou de anunciar o Messias, de chamar o povo à conversão.
A sua cumplicidade com o projeto de Deus, o levou a experimentar a força dos dois lados do coração humano: a força do amor que é capaz de resgatar vidas e a força do ódio, capaz de levar a morte, como aconteceu com ele.
Tiraram a vida de João Batista, mas não conseguiram calar a voz do profeta, voz, que continua ressoando nos ouvidos de cada geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
E nós, que recebemos o Espírito Santo no nosso Batismo, que conhecemos os ensinamentos de Jesus, estamos dando testemunho Dele, como fez João Batista? Estamos mostrando Jesus a aquele que ainda não o conhece?
Ao Apresentar Jesus ao povo, João Batista, dá como encerrada a sua missão, naquele momento ele sai de cena, deixando o “palco” livre para Jesus que é o centro de tudo!
 Colocar Jesus como centralidade da nossa vida, como fez João Batista, é pensar, é viver, é falar é mover-se em função do amor.

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

https://www.facebook.com/ groups/552336931551388/

6 comentários:

  1. Obrigada por ajudarem-nos a refletir.

    ResponderExcluir
  2. NÃO CONHEÇO VC OLIVIA, MAIS SOU SEU SIMPATIZANTE...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua homilia. Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo! 🙏

    ResponderExcluir
  4. olivia, bom dia!
    sou ministro da palavra em minha paroquia, e agradeço a Deus a sua vida de oração e reflexão.
    precisamos mais de pessoas que nos levem a meditação da palavra de Deus e trazer para os dia de hoje, a necessidade de converter o nosso coração tão corrompido de maldades.
    que Deus continue te iluminando

    ResponderExcluir
  5. Oi Olívia meu nome é Benvindo Rodrigues Neto, é a primeira vez que leio sua reflexão do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Posso dizer que gostei e desejo à você muita luz e a paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir