.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Precisamos também estar no templo-Helena Serpa



02/02/2017 - Apresentação do Senhor – Malaquias 3, 1-4  “o fogo que purifica”
A profecia de Malaquias nos fala do anjo do Senhor que vem ao templo como o fogo purificador para preparar os homens a fim de que possam fazer oferendas justas ao Senhor. Assim sendo, ele anuncia ao mundo a salvação prometida a todas as nações. Podemos entender este templo como o nosso coração onde reside a Santíssima Trindade que nos dá a capacidade de nos purificar da escravidão do pecado e viver uma nova vida. Cada um de nós é um ser expectante, que vive motivado por uma espera constante de plenitude, consolação, libertação, em fim, de felicidade. Na verdade, nós buscamos a Deus e Ele nos visita nas diversas circunstâncias da nossa vida.  Quando Deus entra na nossa vida nós não podemos mais Lhe resistir. Ele é realmente como o fogo que derrete e purifica o nosso coração e é o Seu Espírito Santo quem faz esta obra de motivação no nosso anterior. O tempo em que esperamos aqui é também um momento de investigação para que possamos perceber os sinais da chegada do Jesus Cristo nas diversas situações da nossa vida cada vez mais aumentando em nós o desejo de realmente ver com os nossos olhos a Salvação que Dele vem. No entanto, para que possamos apalpar esta realidade espiritual precisamos ter o nosso coração purificado de todo resquício de pecado a fim de que as nossas ofertas se tornem justas.  Muitas vezes nós rezamos, cantamos, louvamos ao Senhor com os lábios, a Ele ofertamos a nossa vida apenas com palavras e, no entanto, dentro do nosso coração conservamos a guerra, a maledicência, o rancor, a falta de caridade! Tudo isto nos atrapalha de experimentar a bondade infinita de Deus, que, sem percebermos, nos visita a cada momento.  Por essa razão, agimos injustamente com os nossos irmãos e irmãs. Cantamos glórias a Deus e desprezamos os filhos de Deus. - Você tem percebido os sinais da chegada do anjo do Senhor? – O poder de Jesus através do Espírito Santo já é uma realidade palpável para você?  - Como está o seu coração? Purificado ou sujo? Quais são atualmente os seus sentimentos? – Há alguém que você despreza, menospreza, rejeita?  - Peça a Santíssima Trindade que aí habita a purificação do seu coração p/que a sua oferta seja agradável a Deus.


Salmo 23 – “O rei da glória é o Senhor onipotente!”
Como poderá o Rei da glória entrar no nosso coração? Somente nós, pessoalmente, poderemos levantar as nossas portas para deixar entrar o Rei da glória que é o Espírito Santo, Santificador. O Rei da glória é Jesus, o Salvador. O Rei da glória é Deus Pai, o Criador!  A Santíssima Trindade quer permanecer dentro de nós numa harmonia perfeita, para vencer conosco as batalhas da nossa vida.



Evangelho Lucas 2, 22-40 – “Precisamos também estar no templo,

O MESSIAS era alguém a quem todo o povo ansiava encontrar. Por isso, o velho Simeão, movido pelo Espírito Santo, dirigiu-se ao templo e tomou Jesus nos braços bendizendo a Deus porque os seus olhos viam a salvação preparada para todos os povos. A profetisa Ana, que servia a Deus no templo, dia e noite, também louvou a Deus por ter visto O libertador de Israel e pôs-se a anunciá-lo a toda a gente. Simeão e Ana sentiram-se privilegiados porque contemplaram a salvação que veio de Deus! E nós? Somos muito mais que privilegiados, porque não precisamos esperar ficar velho (a), nem no fim da vida para acolher Jesus, o Salvador que também se apresenta em cada momento da nossa vida, na Palavra, na Eucaristia, e também no templo do nosso coração. Simeão e Ana esperaram o dia feliz em que Jesus foi apresentado ao Pai. Nós não precisamos mais esperar por esse dia porque Jesus já se apresentou ao Pai, já se ofereceu ao Pai, já se entregou ao Pai para nos salvar. Precisamos também estar no templo, disponíveis e sintonizados atentos à chegada de Jesus que vem ao nosso encontro pelas mãos de Maria e José. E também, como Simeão e Ana, dar testemunho a todos do grande mistério da encarnação de Deus Salvador. Maria soube silenciar e acolher a profecia de Simeão quando predisse o que iria acontecer com ela por causa de Jesus: “quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.  Nós também precisamos silenciar e acolher as propostas que Deus nos faz quando vamos ao tempo. E, como Ana, que acreditou e, por isso, não se calou, nós podemos sair propagando a salvação que os nossos olhos veem quando obedecemos a Deus. – Você hoje, consegue contemplar a salvação que vem de Deus? - Você tem dificuldade em cumprir com as regras da Igreja? – Você acha que o homem pode caminhar sozinho, por conta própria? – Você é daquelas pessoas que não gosta que ninguém lhe diga o que tem que fazer? – Você se acha uma pessoa humilde? – Você tem medo de ouvir a verdade? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário