.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

NA HORA DAS TEMPESTADES...Diac. José da Cruz


SÁBADO DA 3ª SEMANA DO TC 28/01/2017
1ª Leitura: Hebreus 11, 1-2. 8-19
Salmo: Lc“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo”
Evangelho: Mc 4, 35-41
"NA HORA DAS TEMPESTADES, UMA SURPRESA: NÃO ESTAMOS SOZINHOS..."
Na minha infância, nunca tive um quarto só para mim e dormia no quarto dos meus pais. Minhas irmãs tinham um quarto para elas. Meu irmão já saudoso dormia na sala, e eu, o caçula felizardo, dormia no quarto dos pais. Confesso que tinha medo de escuro e depois que todas as luzes de apagavam me vinha um grande temor, mas o pensamento de que meus pais estavam ali ao meu lado, ainda que estivessem dormindo, dava-me uma grande tranquilidade.
Os discípulos não tiveram esta tranquilidade. Jesus estava ali, porém dormia, mas sua presença deveria ser suficiente para que os discípulos não entrassem em pânico. Aqui é bom recordar que o Evangelho retrata a experiência de uma comunidade, um modo de dizer como é que eles viviam a Fé no Ressuscitado. Não se trata de uma reportagem sensacionalista, de um dia de pânico para um grupo de pescadores....Primeiro, porque eles não tinham medo de tempestade, pois estavam acostumados àquela vida; segundo, muito estranho que Jesus conseguisse recostar a cabeça em um travesseiro e dormir tranquilamente em um barquinho  que não era nenhum transatlântico, em meio a um temporal e ventania....
O ápice do relato do Evangelho está no final, quando os discípulos cheios de medo e admiração diziam entre eles "Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem". Que vento e que mar se refere o texto? Exatamente as contrariedades, os aborrecimentos, os desencontros e incompreensões, as perseguições, enfim., tudo quanto parece querer afundar o tênue barquinho da nossa Igreja. A força de Jesus nela presente impõe seu domínio sobre os ventos contrários.
Não devemos querer fazer da nossa Igreja um poderoso Titanic. Ela sempre será um frágil barquinho, castigada de todos os lados pelo vento implacável das contrariedades. É este o método de Deus! A vitória vem sempre de "virada". O nosso barquinho superará todos os “Titanics” que velejam no mar desta vida. Só ele e quem nele estiver, irá cruzar a linha de chegada, ancorando no Porto Seguro da Vida Eterna, onde, pela vontade Divina, todo ser humano deverá chegar......(Diácono José da Cruz – E-mail  jotacruz3051@gmail.com) Revisor: Prof. JCBarbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário