32º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 08 de Novembro de 2015
Evangelho Mc 12, 38-44
Vivemos numa cultura onde tudo gira em torno das coisas materiais, com isso, muitos de nós vamos perdendo o senso do amor, do valor da fé, desprezando os valores que deveriam nortear a nossa vida!
Atraídos pelo visual, não damos tempo para que uma pessoa se revele interiormente, vamos avaliando-a segundo os critérios do mundo, a partir da aparência, do elemento quantitativo, ou seja, pelo o quanto que ela tem, pelo o quanto ela pode nos oferecer! Ainda não aprendemos a valorizar a pessoa na sua essência!
No evangelho de hoje, Jesus mais vez, critica a postura dos doutores da lei, eles faziam questão de serem elogiados, se mostravam generosos, quando na prática, agiam de forma contrária. Atrás de uma aparente generosidade, eles escondiam a dureza dos seus corações explorando os pobres e as viúvas.
Como podemos observar no texto, o olhar de Jesus ultrapassa as aparências, vai além do visual humano! Como grande observador, Jesus vê que os olhos humanos não alcançam! E assim, Ele aproveita pequenos gestos em grandes ensinamentos!
Só Jesus, percebe o gesto acanhado da pobre viúva, uma mulher anônima que segundo o relato, depositou no cofre das ofertas do templo, tudo que possuía, apenas duas moedas! Com este seu gesto abnegado, ela deixa transparecer a grandeza do seu coração, nos dando um grande exemplo de desapego, de partilha e de total confiança na providencia divina!
Ao doar tudo que tinha para o seu sustento, aquela mulher, certamente recebeu um tesouro no céu!
O exemplo de quem se abre à partilha, em contraposição com o mal exemplo dos doutores da lei, caiu como uma luva para que Jesus pudesse alertar os discípulos sobre o perigo de se deixarem iludir pelas aparências. Para Deus, o que vale, é o que vem do coração!
A viúva, na sua humildade, fez tudo para não ser notada, enquanto que os doutores da lei, ao depositarem altas quantias no cofre das ofertas fizeram tudo para serem notados, se passando como generosos diante do povo, não, para Jesus, que conhece o coração de cada um, a Ele, ninguém engana!
É importante estarmos atentos quanto ao perigo de nos deixar levar por uma religiosidade externa que não nos leve a um comprometimento com a construção do Reino, uma religião que não esteja vinculada ao coração, que é a fonte de onde brotam os verdadeiros gestos de amor!
O que vale para Deus não é o tamanho daquilo que se faz, ou se dá, o que vale para Ele é a intenção, as gotinhas de amor escondida atrás de pequenos gestos!
Aos olhos de Deus, a prática exterior, só encontra sentido, quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, do contrário, não passa de práticas vazias que nada significam, pois mostram o que na verdade não se é e não se vive!
De nada adianta os nossos atos externos se eles não retratam o que na verdade somos interiormente.
O texto nos sugere um questionamento: Existe coerência entre o que falamos e o que vivemos? Estamos dispostos a partilhar o que somos e o que temos?
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Bela reflexão Olívia, que o Espírito Santo te ilumine sempre.
ResponderExcluirBela reflexão Olívia, que o Espírito Santo te ilumine sempre.
ResponderExcluirUma reflexão colocada em nosso contexto, clara e objetiva; tem ajudado no meu servir. Isso é conhecimento posto a serviço dos outros. Grata.
ResponderExcluirUma reflexão colocada em nosso contexto, clara e objetiva; tem ajudado no meu servir. Isso é conhecimento posto a serviço dos outros. Grata.
ResponderExcluirOlivia sua reflexão foi muito clara e esta me ajudando muito no meu servir em minha pequena comunidade obrigada.
ResponderExcluirOlivia sua reflexão foi muito clara e esta me ajudando muito no meu servir em minha pequena comunidade obrigada.
ResponderExcluirCelebro uma vez por mês na comunidade .
ResponderExcluirE essas homilias são fundamentais. Me ajudam muito mesmo.Que bom que tem pessoas como voces.
.. Deus os ilumine cada vez mais.grata
VOCÊ É UMA PESSOA ABENÇOADA POR DEUS. E NOS ENSINA A FALAR DO EVANGELHO COM MUITA CLAREZA.
ResponderExcluirDEUS TE ILUMINE MAIS E MAIS. ABRAÇOS.