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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Não se pode servir a dois senhores-Claretianos

Sábado, 7 de Novembro de 2015
Romanos 16,3-9.16.22-27: Saúdem-se uns aos outros com beijo da paz
Salmo 144: Bendirei o teu nome para sempre, ó meu Deus e meu rei
Lucas 16,9-15: Não se pode servir a dois senhores.
E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.9Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.10Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.11Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras?12E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?13Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.14Ora, ouviam tudo isto os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele.15Jesus disse-lhes: Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus.

Comentário

O deus de cada nação representava para ela o ideal, as aspirações e, em geral, o modelo de sociedade que cada povo queria formar. Artemisa, Asserá, Baal, Dagón, Piton, Beelzebú… eram os nomes de alguns desses deuses alheios que pervertiam a consciência popular dos israelitas.  Quando algum gruo, aldeia ou nação se sujeitava ao serviço dos deuses, se submetia a todo o regime de ideias que sua ideologia impunha. Por isso, quando Jesus enfrenta os fariseus em relação ao dinheiro, não os acusa de idolatria por ter uma escultura romana em suas casas; são chamados idólatras porque se colocaram a serviço do dinheiro, do deus “Mannon” e abandonaram o Deus verdadeiro. O dinheiro oferece a quem lhe rende culto a falsa crença de ter tudo assegurado nesta vida; converte essas pessoas em opressoras dos seus irmãos e em criaturas astutas das trevas. O Deus da vida, pelo contrário, mostra como o caminho para a realização do ser humano passa pela liberdade de consciência, da solidariedade com os irmãos e a busca do bem comum. É o Deus solidário quem sai ao encontro do ser humano para humaniza-lo de verdade, para que esse encontro gere vida entre irmãos, filhos e filhas de Deus, utilizando os recursos, por ele concedidos, em benefício de todos.



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