.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

“SENHOR, SALVA-ME!” – Olívia Coutinho

 
19° DOMINGO COMUM
 
Dia 10 Agosto de 2014
 
Evangelho de MT 14,22-33
 
Quem abraça a fé, não caminha sozinho, não se deixa levar pelos ventos contrários!
Confiar em Jesus, é  a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai! Ligados a Ele, encontraremos meios capazes de transformar  qualquer realidade contrária à vida.
Jesus nos chama a exercer um determinado serviço, a assumir  livremente uma missão!  Quem diz “sim” ao seu chamado, se compromete em gastar a vida para que outros  tenham mais vida!
É importante descobrirmos qual é o nosso compromisso como  Igreja na sociedade! A vocação nos direciona ao serviço, a sermos construtores de um reino de justiça e de paz, na família, na comunidade e na sociedade! Colocarmos a serviço da vida já é responder a nossa vocação, é posicionarmos contrários a qualquer atitude que provoque sinais de morte!
A certeza de que Jesus  nunca se distancia de nós, nos encoraja na missão,  nos tira das margens e nos faz  avançar para águas mais profundas!
O evangelho que a liturgia deste domingo nos apresenta, nos coloca na barca de Jesus, enfrentando os mesmos desafios que os  primeiros discípulos enfrentaram na trilha da fé! 
O texto chama a nossa atenção para  a essencialidade da fé! Sem uma fé firme, com raízes profundas, não tem como  vivermos bem  a nossa vocação, pois a vocação é o exercício da fé.
Assim como os discípulos tiveram dificuldades em atravessar  para outra margem,  nós também, temos dificuldades em  atravessar o mares impetuosos  da nossa vida para chegar ao outro!
 A narrativa nos diz, que Jesus, depois da multiplicação dos pães, quando Ele  passou para os discípulos  a responsabilidade de alimentar uma multidão: “(Dai-lhes vós mesmos de comer”) ensinando-os a  partilhar,  manda-os  entrar na barca e irem para outra margem, isto é,   irem ao encontro de outros povos.
Podemos dizer, que Jesus  já  estava preparando  os discípulos para caminharem sem a sua presença física! Até então, eles eram totalmente dependentes da presença física de Jesus, o que não poderia continuar, já que após a sua volta para o Pai,  seria eles, os responsáveis em  conduzir  a sua barca.

 Em obediência a Jesus, os discípulos entram na barca e seguem sozinhos mar à dentro. Mas Jesus, assim como os pais  observam seus  filhos  nos seus primeiros passos, observa-os de longe, sem os perder de vista!   Jesus vê, quando eles são surpreendidos pelos ventos contrários em alto mar, e  vai ao encontro deles andando sobre as águas.

Os discípulos, tomados pelo medo  não o reconhece Jesus e  mesmo ele dizendo” Coragem! Sou eu’  Pedro exigiu-lhe uma prova: “ Senhor, se  és tu, manda-me ir a teu encontro caminhando sobre a água.” Pedro desce da barca e começa a andar sobre  as águas. Sentindo-se inseguro, imediatamente recorre a Jesus: Senhor Salva-me”.  E Jesus,  estende a mão, e  segura Pedro. A partir de então houve uma calmaria, os ventos cessaram , e os discípulos  prostraram diante de Jesus dizendo: Verdadeiramente tu és o Filho de Deus!”

Na sua insegurança, Pedro demonstrou que ainda dependia da presença física de Jesus, ele ainda não tinha uma fé suficiente madura para entender que até mesmo à distancia, Jesus  o salvaria, como Ele curou o empregado de um soldado romano, à distancia. (Lc 7,6-7)

Assim como Pedro vacilou várias vezes na fé, nós também vacilamos, mas o importante,  é fazer como Pedro: exercitar a fé, buscando Jesus! A fé é construção, que se desenvolve através de um processo lento, que vai se solidificando à medida em que buscamos Jesus.

Quem tem fé, nunca perde a esperança e nem se deixa abater diante às dificuldades, pois carrega consigo, a certeza de que em Jesus, está o seu porto seguro! 

Quando somos surpreendidos pelas ondas do mar revolto e ficamos a - deriva,  podemos ter a certeza de que Jesus vem ao nosso encontro. Hoje, Ele não vem na sua roupagem, como foi ao encontro  dos discípulos, Jesus   vem até a nós, escondido no coração de um amigo, ou até mesmo de um estranho. O que importa, não é como Jesus chega até a nós, o importante é que Ele  vem nos salvar!

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia Coutinho

 

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário