.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Se ele te ouvir, tu ganhaste teu irmão-Claretianos

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014
19ª Semana do Tempo Comum
São Ponciano, Papa, e Santo Hipólito, Presbítero, Mártires (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia:BenildoRomancon (irmão lassalista), Cassiano de Ímola (mártir), Cassiano de Todi (bispo, mártir), Concórdia (mártir), Félix e Fortunato (mártires de Aquiléia), Gertrudes (virgem), Irene da Hungria (imperatriz), Máximo, o confessor (teólogo bizantino), Radegundes (rainha da França).
Primeira leitura: Ezequiel 9, 1-7; 10, 18-22
Marca com uma cruz na testa os que gemem e suspiram por causa de tantos horrores que se praticam em Jerusalém.
Salmoresponsorial: 
112, 1-6
A glória do Senhor vai além dos altos céus. 
Evangelho: Mateus 18, 15-20
Se ele te ouvir, tu ganhaste teu irmão.
A comunidade de Jesus é um local onde se constrói a paz. Ela recebeu o ministério da reconciliação e do perdão. Jesus, que havia dado a Pedro e aos apóstolos o ministério da reconciliação (Mt 16,19), agora também o dá à comunidade. As comunidades são dotadas do ministério da reconciliação.
O método da reconciliação tinha os seguintes passos: primeiro eram conhecidas as motivações e a situação das pessoas; não bastando, testemunhas eram chamadas e se isso também não fosse suficiente, a comunidade era convocada. Crescia nesse método a presença do Espírito que motivava o pecador a arrepender-se e a voltar para a comunidade.
Porém, se a comunidade não fizesse isso, o irmão ou irmã seriam excluídos da mesma. Não que a pessoa fosse expulsa, mas ela mesma se excluía. Se isto acontece, reze-se por ele. É tão forte a presença de Jesus nas comunidades, que se dois ou três se reúnem em seu nome, está assegurada a sua presença misericordiosa. A força do perdão é um presente do Espírito para um mundo assolado pelo ódio e pela violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário